Vou trabalhar com hortifruti o que faço?
Arrumei novo emprego, vou trabalhar com hortifruti o que faço? Novo emprego, nova área e tudo novo. Como ter sucesso?
E se eu te contar quando fui para a área de hortifrutigranjeiro não sabia nem diferenciar uma qualidade de manga da outra? Pois é, hoje temos a internet que facilita muito o campo de conhecimento, mesmo se tratando de assuntos ainda escassos e com pouco conteúdo, ainda assim, é possível chegar em algumas informações relevantes para o nosso cotidiano até mesmo profissional.
Pra quem está entrando no ramo de hortifruti, primeiramente, quero dar as boas vindas e deixar aqui algumas dicas básicas aos “marinheiro de primeira viagem”!
#1 – Conhecendo o ramo de Hortifruti
É interessante antes de ingressar em um novo ramo ou empresa, o interessado aprofundar em algumas pesquisas, saber das principais atividades da empresa, os principais clientes e fornecedores, enfim, inteirar sobre as tendências de mercado.
Em hortifruti por exemplo, as notícias e informações agregam muito o cotidiano profissional, pois a cadeia produtiva é muito dinâmica e isso influencia diversos setores da economia. Veja:
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE em 2011, apontava que cerca de 90% da população Brasileira não consumia nem os 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras. De acordo com a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) pesquisas realizadas em 2011, o valor de produção de frutas legumes e verduras ultrapassaram cerca de 70,2 Bilhões, somos grandes produtores de FLV.
Fonte: https://www.embrapa.br/
Um dos fatores mais importantes para o crescimento do Hortifruti no Brasil hoje, é sua modernização. Isso tem contribuído para o crescimento na agricultura e no varejo. Como nosso foco é o varejo, então podemos acompanhar pontos que contribuem para o crescimento como: Inovações tecnológicas, mudanças nos hábitos alimentares visando uma saúde melhor e personalização de embalagens.
Fonte: https://hortifrutivarejo.net
O índice dos preços no GEAGESP recuou cerca de 1,87% neste mês de agosto de 2016. Devido a melhora das condições climáticas, aumento da qualidade dos produtos, o volume de produtos ofertados aumentou, principalmente as hortaliças, levando a quedas bruscas de preços praticados.
Pensando em nessas e muitas outras informações, os profissionais da área de hortifruti, podem diariamente acompanhar notícias e acontecimentos que os ajudarão no seu crescimento profissional e até mesmo colocar em práticas estratégias de negócio.
Aqui no blog, além dos posts de temas do nosso cotidiano, temos as notícias de última hora na barra lateral, um empurrãozinho pra quem é mais objetivo e procura informações de hortifruti.
O Hortifruti no mundo é um dos poucos segmentos que atende e abastece todas as classes econômicas, assim como os commodities que estão na mesa de qualquer brasileiro. Eles não podem de maneira alguma serem rejeitados, pois fazem parte da RDA ( Ingestão da Dieta Recomendada) estando em qualquer cardápio da sociedade. Alguém consegue ficar sem cebola, batata ou tomate? Abriu a geladeira e não tinha pelo menos um legume ou verdura? Normalmente temos no mínimo duas variedades, ou dois tipos de frutas na semana. Portanto, falar de hortifruti é falar do nosso dia-dia, de receitas, dietas, cardápios, almoço e jantar.
#2 – As atividades dentro do ramo de hortifruti
Administrativos
No ramo de hortifruti, mesmo que em áreas de atuação administrativas, há uma necessidade de conhecimentos técnicos e bem aprofundados como: Odores, cores, tato, sazonalidades, clima entre muitos fatores. São os casos de:
Compradores internos e externos de hortifruti, Analistas de categorias, Gerentes de categorias, Gerentes comerciais de hortifruti, Supervisores de hortifruti, Analistas de importação de FLV, Analistas de exportação de FLV, Analistas de logística de FLV, Analistas de qualidade, Técnicos de qualidade de FLV, Eng Agrônomos com especialidade FLV, enfim, diversos outros que até mesmo desconheço, mas que integram o ramo de atividade.
Técnicos e produtivos
O ramo técnico e produtivo está voltado ao início da cadeia produtiva, à agricultura. Dentro desse etapa da cadeia, se enquadra diversas atividades voltadas ao campo e consideradas muito importante, que são:
Agricultores, Lavradores, Técnicos agrícolas, Engenheiros agrônomos, Tratoristas, Motoristas, Carregadores e por aí vai… Não estão ligados diretamente ao varejo, mas são peças importantes em todo processo.
Logística e armazenamento
Na logística, o hortifruti difere muito com relação ao tempo de programação entre um local e outro. Considerado o mais perecíveis de todos os produtos, precisam ser acomodados climatizados de forma rápida após a colheira e para o transporte, o que em muitas das vezes não acontece.
O profissional de logística de FLV precisa diminuir os impactos desse problema, trazendo formas diferenciadas na logística de hortifruti. Os profissionais envolvidos nestas atividades são:
Equipes de transporte, Motoristas; Gestores de armazém, Analistas de logística de FLV (administrativos), Coordenação de logística, Carrinheiros, Carregadores, Conferentes, Analistas de qualidade, Gerentes de estoques entre outros, a gama de profissões é grande.
Comercial e varejo
O comercial e varejo são determinados como ponto de ligação entre o distribuidor, comerciante e consumidor, aqui entram as profissões das mais diferenciadas, citarei as mais comuns :
Vendedores internos e externos de FLV, Gerentes e Gestores comerciais, Encarregados e supervisores de FLV, e repositores de hortifruti ( dê uma olhadinha no post) O que faz um repositor de hortifruti.
O site HortifrutiVarejo.net trás frequentemente temas e conteúdos gratuitos na internet que vão ajudar basicamente o novo profissional a se adequar em novos conhecimentos e pratica-los na sua profissão. Caso tenham sugestões ou dúvidas relacionados algum tema de hortifruti, escrevam nos comentários ou entre em contato.
Abraços espero ter ajudado.
Rogerio Prado é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, com pós graduação em Gestão Pública. Com 15 anos de experiência no varejo atuando hoje com o Comércio Exterior e Empreendedorismo Digital.
Boa tarde !!!
Também estou com um plano de entrar nesse ramo de atividade, mas estou um pouco receosa, pois a cidade em que tenho vontade de montar um hortfruti também é precaria nessa área. O que tenho que verificar para ver se pode dar certo esse negócio?? Suas dicas são muito boas, sucesso !!!
Olá Dantiele tudo bem?
Obrigado por retornar no blog. Em um outro artigo respondi seu comentário. Pois é Dantiele, o receio não é bom para quem quer investir no negócio. O medo é inimigo do empreendedor. Primeiramente desfaça do medo. Senão, não vai conseguir investir em negócio algum. Em seguida coloque tudo no papel, seguindo um plano de negócioe vai identificar o que vai dar certo ou não.. Mais dúvidas entre em contato comigo Tire dúvidas
Abraços.
Gostei muito das ideias ai. Vou entrar nesse ramo agora, pois vou montar um hortifruti pra mim em uma cidade que é muito precaria nessa área.
Olá Abdoral tudo bem?
Seja bem vindo ao blog. E espero que tenha sucesso no novo negócio. Caso precise de ajuda só entrar em contato.
Abraços.