
Principais Dicas e Cuidados No Hortifruti – colaboradores.
Cuidar do patrimônio de uma empresa é uma das principais regras que um empreendedor precisa ter para preservar o bom andamento do negócio.
Todavia, não se trata apenas em saber o que compõe o patrimônio do hortifruti ou seu valor financeiro, com toda certeza, vai muito além finanças.
O Capital Humano também é um dos mais importantes bens do negócio e se enquadra dentro do patrimônio da empresa, ou seja, simplesmente composto por pessoas.
Esse post, trás as principais dicas e cuidados no hortifruti colaboradores, uma resenha de dicas e cuidados.
Dessa maneira, vamos acompanhar três principais dicas e cuidados no hortifruti com colaboradores.
#1 -Trabalho Operacional – Transporte De Peso Manual
Em primeiro lugar, o setor de hortifrutigranjeiro é um dos mais operacionais dentro do ramo do varejo. Sua logística é bem dinâmica e precisa ser rápida.
Consequentemente, os trabalhos operacionais são bem maiores, desde o carregamento na roça até o abastecimento do colaborador dentro de uma loja.
Em primeiro lugar, é importante saber que o colaborador que vai trabalhar no ramo de hortifruti, está apto clinicamente para exercer às atribuições que lhe foram designadas.
Essa avaliação é indispensável não só para a empresa, mas ao trabalhador que se assegura de sua saúde ocupacional. O exame da ASO ( Atestado de Saúde Ocupacional).
Em contrapartida, depois das avaliações do colaborador estando apto para as funções no hortifruti, existem outros fatores que precisam ser observados para preservar a integridade do funcionário.
A saber, os produtos de hortifruti são transportados em caixas que variam muito de peso. Toda essa variação depende do produto, fornecedor e do tipo de embalagem.
No caso das caixas de plástico, os pesos são padronizados. A fim de não violar os direitos do trabalhador e facilitar o empilhamento máximo de caixas e produtos para manuseio e transporte.
Como também, há diferenciação das atividades atribuídas para homens e mulheres dentro do setor de hortifruti quando se trata de transporte de peso manual.
Por exemplo:
As caixas de plástico para hortifruti são de: 5 kg , 12 kg, 20 kg .
O artigo 198 da CLT Lei 5452/43 determina que o peso máximo carregado por homem é de 30 kg individualmente e 20 kg para mulheres.
A seguir no link veja tudo sobre o artigo 198 da CLT:
Em seguida, outra dica importante para com os colaboradores de hortifruti é participar de treinamentos relacionados a postura ergonômica, afim de buscar postura corporal no trabalho de forma correta.
#2 – Utilização De EPI ( Equipamento de Proteção Individual)
O EPI protege o colaborador de ameaças e riscos suscetíveis à segurança do trabalho.
Em consequência, não somente em médias e grandes empresas que a utilização do EPI é necessária, ela é obrigatória para todos os modelos de empresas e assegura a integridade do colaborador.
Segurança nunca é demais, não é verdade?
No hortifruti não pode ser diferente.
Os principais EPI’s necessários para proteção do trabalho no hortifruti, vai depender do local e tipo de atividade de cada colaborador.
No geral, os principais EPI’s à serem usados no hortifruti são:
- Botina bico de aço ou duro;
- Colete de postura (carregamento de caixas);
- Luva de malha de aço ( fracionamento de produtos);
- Luvas de couro (destinado à colaboradores que carregam caixas de madeira e outros);
- Japona térmica ( jaqueta térmica para câmera fria);

EPI’s para hortifruti e higiene pessoal. Foto hortifrutivarejo.net
#3 – Dicas E Cuidados No Hortifruti, O Asseio Pessoal
O asseio pessoal nada mais é do que hábitos de higiene pessoal e manutenção da boa saúde.
A relação desses fatores colaboram com a qualidade de vida pessoal e profissional evitando a propagação de doenças infectocontagiosas.
O hortifruti é um setor extremamente perecível, sendo assim, há necessidade de seus colaboradores praticarem boa higiene para evitar que os produtos estejam expostos à riscos de contaminação.
A seguir, vamos conhecer as boas práticas de asseio pessoal no hortifruti:
- Uniformes e roupas limpas;
- Barba feita e cabelos bem cortados;
- Cabelos presos ou amarrados;
- Uso de máscaras descartáveis para fracionamento de produtos;
- Uso de toucas descartáveis para fracionamento de produtos;
- Unhas sempre cortadas;
- Não utilização de esmaltes caso trabalhe com fracionamento de hortaliças;
Falando de atuação operacional:
Que tal visitar o próximo artigo abaixo.

Rogerio Prado é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista. Com 15 anos de experiência no varejo atuando hoje com o Comércio Exterior e Empreendedorismo Digital.
Comentário