Fornecedores De Hortifruti Qual É O Ideal Para O Meu Negócio?

Fornecedores De Hortifruti Qual É O Ideal Para O Meu Negócio?

 

Procurar fornecedores não é uma tarefa tão fácil quando estamos construindo um plano de negócio. Ainda mais se tratando do ramo de hortifruti que é um tão complexo.

Ao abrir um negócio como supermercado por exemplo, a multiplicidade de produtos torna mais fácil procurar e escolher fornecedores.

No hortifruti essa escolha é um pouco mais atípica, se tratando de produtos altamente perecíveis.

Sendo assim, a distribuição e logística de hortifruti é menor e mais centralizada, não sendo tão comum encontrar fornecedores.

Então como escolher um fornecedor de hortifruti?

Comentarei aqui três principais tipos de fornecedores para hortifruti e qual o ideal para o perfil do seu negócio. 

Fornecedores de hortifruti qual é o ideal para o meu negócio?

 

Produtores Rurais

 

Os produtores rurais como o nome já diz, estão situados nas zonas rurais e são os principais abastecedores dos Centros de Abastecimento.

A maioria dos produtores rurais que cultivam grandes hectares de produtos, limitam-se a produzir variedades de hortaliças na mesma época.

Isso faz parte de um ciclo da cadeia abastecedora, pois não seria lucrativo produzirem ao mesmo tempo todo tipo de hortaliça.

Ao contrário disso, cultivam poucas variedades dando ênfase ao carro chefe do período, visando o lucro e a boa produção.

Mas será que um produtor rural pode se tornar um único fornecedor?

Dificilmente poderá.

Em primeiro lugar, seria necessário diversos produtores rurais fornecendo ao mesmo tempo.

Outro detalhe com relação a esse tema, é o tipo e formato de logística que seria adotado para tal operação.

Seria necessário buscar produtos em roças diferentes, ou seja, cada produtor entregar na porta da loja.

Coisa bem incomum nos dias de hoje, onde só encareceria o custo do produto.

Isso não quer dizer que compras feitas diretamente do produtor não são bem vindas, muito pelo contrário, quando se consegue comprar diretamente dos produtores rurais, pode-se obter diversas vantagens para o negócio.

A seguir veja algumas vantagens:

a) Melhor qualidade e vida útil do produto;

b) Maiores margens e ganhos em cima dos produtos; (desde de que não se tenha que embutir custos excessivos derivados dessa compra).

c) Preço de custo mais baixo;

Foto: Plantação de Batatas

 

Centro de Abastecimento (CEASA)

 

CEASA é a sigla popular que nomeia uma Central de Abastecimento constituída por empresas estatais mantidas pelo governo, empresas mistas composição acionária pública e privada e ou privadas.

Sua função é centralizar, promover e organizar a comercialização de artigos de horticulturas destinados principalmente para venda de atacado.

Conheça no artigo a seguir mais sobre a evolução do hortifruti:

Horfifruti, sacolão ou quitanda?

Esse mercadão do qual estamos falando, dispõem dos mais variáveis fornecedores e oferece uma grande gama de produtos da horticultura.

Os produtores rurais e outros atravessadores fornecem seus produtos para outros fornecedores dentro dos CEASAS.

Esses produtores e atravessadores geralmente podem possuir seus próprios box’s. (galpões exclusivos para compra e venda de horticultura no CEASA).

 A Compra dos produtos no atacado diretamente dos CEASAS, é uma das opções mais comuns entre os donos de mercados, supermercados, mercearias, hortifrutigranjeiros, restaurantes entre outros.

Toda essa disponibilidade se dá pela ampla variedade de produtos,  preços de atacado, centralização das compras e baixo custo de logística.

 

Distribuidores de Hortifruti

 

Os distribuidores de hortifruti são fornecedores que possuem um local apropriado para pequenos ou grandes estoques, afim de suprir as necessidades de seus clientes.

Seus clientes também podem ser:

Supermercados, mercados, mercearias, hortifrutis, hortifrutigranjeiros, restaurantes etc… 

Diferente dos outros dois modelos de fornecimento, uma das principais atividades do distribuidor de hortifruti, é a entrega dos produtos na porta do varejista.

O varejista pode fazer sua compra de maneira antecipada, apenas enviando o pedido ao distribuidor. Em contrapartida, o distribuidor faz a entrega no estabelecimento do varejista.

No entanto, o custo desse serviço pode ser incluso no valor ou no frete do produto.

Nesse meio tempo, o empreendedor que não possuir veículo dedicado para se deslocar a compra tem a opção escolher um distribuidor como fornecedor.

Uma das vantagens desse modelo de abastecimento é com relação a distância dos envolvidos.

Neste caso, o CEASA pode ficar afastado à quilômetros de distância, sendo o distribuidor o travessador entre o CEASA e o varejista.

Outra maneira de economizar com o custeio do frete, é o varejista retirar os produtos no endereço do distribuidor.

Finalmente, quando o empreendedor tem a possibilidade de custear um comprador, poderá contratar um comprador freelancer de hortifruti.

Conheça o modelo a seguir no link:

Comprador Freelancer de hortifruti

 

Fornecedores de hortifruti, qual é o ideal para o meu negócio?

Foto: Distribuidor de hortifruti

 

Esses são os principais fornecedores de hortifruti que se pode encontrar.

Cabe cada empreendedor escolher qual fornecedor mais se adapta a sua atual realidade, levando em consideração sempre o custo e benefício de um serviço. 

Espero que essas informações tenham ajudado.

Abraços.

Comentar com o Facebook

Comentário