Como Diminuir A Quebra Do Hortifrúti

Uma das maiores preocupações pra quem está no ramo de produtos perecíveis com toda a certeza é saber como diminuir a quebra do hortifrúti.

Entretanto, não é do dia para noite que vamos acabar com o fantasma da quebra, porém, podemos seguir dez métodos para diminuir tais perdas e que os considero de extrema importância para a operação de um setor de hortifrúti bem gerido.

Vamos conhecer a seguir os dez passos para diminuir uma quebra de frutas legumes e verduras.

 

1-  Escolher Produtos De Qualidade Na Hora Da Compra

 

Certamente as lojas que possuem produtos de alta qualidade possuem perdas menores.

Isso acontece porque os clientes não encontram dificuldades para escolher os produtos. A tendência de apalpar ou apertar é menor e com isso, poucos produtos são descartados.

Comprar produtos de hortifrúti requer uma atenção especial, principalmente com os detalhes do produto.

 Sem dúvida é indispensável ter bons fornecedores regulares que ofereçam esse padrão de qualidade em frutas legumes e verduras. 

Talvez os produtos com padrões de qualidade mais elevados podem ser mais caros, porém é necessário avaliar as estratégias da empresa e conhecer o público alvo.

Outro detalhe importante a saber, é que o responsável pelas compras do hortifrúti precisa ser criterioso e ter conhecimentos técnicos para avaliar a qualidade.

Neste blog, também disponho de um material muito útil que ensina conhecer mais a fundo os produtos de hortifruti em normas de classificação.

 

 

2 – Comprar A quantidade Necessária Para Venda

 

Sem dúvidas, controlar estoques de frutas legumes e verduras não é tarefa fácil. Porém, ter o estoque bem controlado é de extrema necessidade para a diminuição da quebra do hortifrúti.

Por isso, existe duas ferramentas fundamentais para os compradores e gestores de hortifrúti usa-las diariamente. O sistema gerencial de controle de estoque e o Registro de vendas por produtos.

Ambas ferramentas vão auxiliar as compras de hortifrúti para que não haja exageros ou faltas.

Apesar das ferramentas citadas serem de grande valia é muito importante consultar o estoque físico antes de realizar qualquer compra.

Sempre pode haver distorção de quantidade ou erros de lançamentos que podem prejudicar o estoque.

Outro ponto fundamental para o acerto das compras, é a realização periódicas de inventários.

Como acertar nas compras de hortifruti.

 

3- Conferência Total Na Entrada De Produtos De Hortifrúti

 

A conferência minuciosa dos produtos de FLV é outro ponto fundamental para redução das perdas no hortifrúti. Principalmente se a loja de hortifrúti ou o supermercado recebe os produtos dos fornecedores na porta do estabelecimento.

Caso não exista uma conferência rígida para as frutas legumes ou verduras, corre o risco de haver falta de produto, maturação excessiva ou má qualidade.

 A maior parte dos supermercados hoje no Brasil por incrível que pareça, não costumam conferir os produtos de hortifrúti e acabam pecando nesse quesito.

Entretanto, quando o comprador vai até o CEASA  para comprar os produtos, a conferência é feita no ato da compra, dispensando assim uma segunda conferência na loja.

 

Dez passos para dininuir as perdas de frutas legumes e verduras

Como Diminuir A Quebra Do Hortifrúti

 

 

4- Estocagem adequada

 

Os estoques de frutas legumes e verduras precisam ser apenas considerados como estoque de segurança.

O estoque de segurança, é aquele que vai durar até quando receber novamente uma nova entrega.

Certamente um estoque organizado e bem controlado, mantém a qualidade da operação e evita que a perda aconteça antes dos produtos serem abastecidos.

 

5- Abastecimento Adequado

 

Não adianta ter produtos de qualidade, um estoque excelente se os produtos de hortifrúti ficarem jogados na banca.

Com toda a certeza, o abastecimento adequado para as frutas legumes e verduras é o sucesso da redução da quebra.

A exposição promove a venda e dá uma ótima aparência ao setor.

Portanto, a seguir os tópicos básicos de uma exposição adequada de abastecimento:

  • Fazer corretamente o PEPS da mercadoria;
  • Retirar os produtos impróprios para a venda;
  •  Colocar os produtos um a um, sem joga-los ou bate-los, observando a boa exposição;
  • Limpar os produtos com pano úmido, principalmente os legumes;
  • Higienizar as bancas e expositores para evitar contaminação dos produtos por fungos;

Saiba mais – O que deve saber um repositor de hortifruti e Como fazer exposição no hortifruti.

 

exposição de frutas no flv

Como Diminuir A Quebra Do Hortifrúti

 

 

6- Registro De Quebra E Qualidade

 

A pior quebra de frutas legumes e verduras são aquelas que não foram identificadas.

Em primeiro lugar, se o objetivo for a redução de perdas, então faz-se necessário o registro exato das perdas no hortifrúti.

A importância do registro de perda, além de dar a baixa do produto no estoque, aponta para a perda diária, semanal e mensal daquele determinado produto, isto é, o que mais precisa ser analisado.

 Desse modo é importante que os produtos impróprios para o consumo sejam separados adequadamente para o registro da perda.

Contudo, é fundamental que este registro seja feito diariamente para um melhor controle.

Esse registro pode ser feito por um aparelho coletor de dados que realiza a baixa da quantidade imediatamente no estoque, assim sendo, o mais eficiente para operações de registro de quebra.

Entretanto, esse controle pode ser feito manualmente através de planilhas e anotações. Certamente o importante é registrar, independente do capital financeiro.

 

7- Inventário Rotativo No Hortifrúti

 

O inventário rotativo é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de estoque, pois permite que o gestor corrija o estoque virtual com o estoque físico.

Além disso, quando bem aplicado na operação do FLV, de fato, aponta onde estão as maiores quebras do setor.

O inventário rotativo ajuda também a identificar onde estão as falhas de faltas. Pode ser que ocorram no ato do recebimento, lançamento de nota, ou saída de produtos por inversão de código na frente de caixa.

Confira mais desse assunto no post para que serve e qual a importância do inventário rotativo.

 

8- Treinamentos e Técnicas Para o Hortifrúti

 

Investir no capital humano é essencial para o sucesso do negócio e vai colaborar para o aumento dos lucros na empresa e consequentemente diminuir a quebra.

Treinar o quadro de colaboradores para a conscientização que leva a redução das perdas do hortifrúti, fará com que todos caminhem para o mesmo objetivo.

É importante incentivar os operadores de hortifrúti à colaborar com a redução de perdas executando o trabalho de forma adequada. 

 

9 – Prática Na Demarcação De Preços

 

A prática de demarcação de preços sempre auxilia na redução de perdas no hortifrúti, entretanto, essa prática precisa ser consciente e responsável, pois não deve ser essa a solução de resolver a quebra.

Resolver a questão da diminuição da perda e negativar as margens de lucro, no fim torna-se a mesma coisa. 

As demarcações de preços precisam ser analisadas e discutidas como sendo a última solução para evitar as perdas de frutas legumes e verduras.

 

10- Prevenção De Perdas

 

Em resumo, definir uma pessoa ou equipe para a prevenção de perdas no hortifrúti é uma ferramenta muito eficaz para acompanhar as operações e garantir o cumprimento de todas as etapas anteriores.

A função de prevenção de perdas é organizar pautas, reuniões e ações preventivas focando nos principais erros ou produtos que mais perdem e trazer soluções objetivas e práticas, multiplicando para toda a equipe.

Afinal, essa equipe ou pessoa precisa participar de treinamentos e estar apto para implantar as ações não deixando que elas se tornem obsoletas.

Espero ter ajudado. Grande abraço.

Comentário