Como aferir balança – Hortifruti

Como aferir balança – Hortifruti

 

A balança calcula e registra quase todos os produtos comercializados hoje no FLV sendo a principal ferramenta de trabalho no HF, tanto para a segurança do consumidor, quanto para as operações diárias, principalmente para o recebimento de mercadoria e registro de perdas. Tratando desse assunto tão importante, vamos conhecer: A variedades de balanças, necessidade de aferimento de balanças no varejo e como aferir balança no hortifruti.

 

Conhecendo o mercado de balanças

Há diversos tipos de balanças hoje no mercado brasileiro, e as infinidades trazem tecnologia de ponta facilitando o serviço do dia-dia, algumas, já coletam os dados através de sinal de wi-fi. Sendo ela balança eletrônica, balança digital ou analógicas, sempre possuem a mesma função, calcular o peso do produto.

No universo do FLV, as balanças mais usadas e que são fundamentais para a operação são as que vou citar abaixo:

  • Balança de simples conferência:  De acordo com a lei do consumidor, as balanças de simples conferência são obrigatórias para a visualização e conhecimento do peso antes do consumidor comprar um determinado produto. Elas precisam ficar em locais de livre acesso e visibilidade para utilização na hora em que os produtos estiverem sendo escolhidos pelo consumidor. Geralmente as mais usadas, são as balanças digitais ou analógicas de 0 kg a 15 kg.
  • Balança plataforma: A balança plataforma é usada para o recebimento de grande cargas, ideal para docas e setores de conferência de mercadoria por calcular grandes pesos. Há diversos tipos e tamanhos de balança plataforma, e escolher o melhor tipo para o negócio, vai depender do volume de T/KG na hora da entrada da mercadoria no estabelecimento. Algumas são móveis e outras até chumbadas ao chão.
  • Balança digital comercial/balança eletrônica / balança etiquetadora: Os três modelos podem ser usados para operação de emissão de preços na hora de emitir o peso na embalagem do produto escolhido pelo cliente. A balança etiquetadora pode imprimir todos os tipos de etiquetas, inclusive tabelas nutricionais, e também incorpora códigos de atalho no teclado para agilizar a operação de impressão de etiquetas. Elas permitem integrações em rede, conectadas ao mesmo tempo a várias balanças que recebem informações simultâneas, onde são configuradas por software. Hoje, existem vários modelos que mais se encaixam ao perfil do seu negócio, indo de balança para pequeno, médio e grande porte.
Como aferir balança - Hortifruti

Balança para o varejo

Como aferir balança

Ao adquirir uma balança para operação no hortifruti, prefira as que tenham selos do Inmetro garantindo a transparência e honestidade do negócio. Uma porque, todo comércio é passível de fiscalização pelos órgãos competentes municipais e estaduais que vão em algum dado momento visitar o seu estabelecimento para verificar o lacre e aferimento dessas balanças. O órgão responsável por essa fiscalização é o IPEM (instituto de pesos e medidas) que não só poderão fiscalizar as balanças e tudo que diz respeito ao peso e medidas dentro do varejo.

Toda balança sai de fábrica com a calibração e aferição inicial ganhando o selo do Inmetro pronta para uso. Mas isso não quer dizer que essa balança ficará aferida para sempre. É preciso realizar diariamente aferições para verificar se o peso corresponde com sua marcação, mas como realizar aferição de balança? Calma é fácil. Basta seguir esse método operacional para aprender como aferir balança:

  • Massa padrão de peso: Adquira em casas de balanças a massa padrão. O nome já diz, é uma massa de peso padrão,  por exemplo: ferro de 5 kg.
  • Planilha diária de aferimento: Catalogue na planilha de aferimento todo numeração de balanças existentes no FLV e realize a aferição diária com a massa padrão nas balanças registrando o dia e peso na planilha de aferimento.

OBS: Uma dica importante na hora do aferimento é colocar a massa nos 4 cantos da balança para verificar caso alguns desníveis possam alterar o peso.

 

Esse método de aferimento e registro vai permitir verificar possíveis falhas que possam ocorrer com o equipamento no decorrer do uso e comprovar a transparência se acaso receber uma visita do IPEM.

Caso após a realização do aferimento alguma balança apresentar o cálculo do peso indevido, desative a balança imediatamente e procure a assistência técnica especializada para reparação do equipamento. Evite multas e denúncias.

 

Cuidados com a balança

Além dos cuidados técnicos, é importante evitar outras falhas que este equipamento pode apresentar:

  • Evite molhar: As balanças as vezes ficam em locais de manipulação ou salas de preparação, essas salas são lavadas constantemente. É preciso ter muito cuidado com o equipamento evitando com que ele molhe.
  • Evitar locais muito úmidos: Evite deixa-las em câmaras frias, isso pode prejudicar componentes oxidando algumas partes.
  • Cuidado em danificar o lacre: O lacre precisa estar intacto, isso é a garantia de que o equipamento não está sendo manipulado.
  • Visores legíveis: O visor precisa estar legível ao consumidor, sem dígitos apagados ou ilegíveis. E lembre-se, o visor sempre precisa estar à mostra ao cliente no momento do peso.

Fica a dica, procure fazer uma manutenção preventiva no mínimo anualmente.

Espero ter ajudado.

abraços.

Comentário