Como montar um hortifruti sacolão

montar sacolão

Como montar um hortifruti sacolão

 

Não é nenhuma novidade que antes de montar qualquer tipo de negócio, é preciso estudar bem sobre o assunto, fazer um bom plano de negócio e gostar daquilo que está pretendendo investir, então como montar um hortifruti sacolão?

 

Conhecendo o hortifruti sacolão

Frutas, legumes e verduras são produtos vivos muito perecíveis necessitando de cuidados desde a colheita até chegar no seu comércio. Acredite, não é exagero, este processo vai diminuir e muito suas perdas. Por isso, é importante que saiba que entrando nesse tipo de negócio tenha ciência de que existe um percentual de perda, e que esse percentual só poderá ser bem controlado através de rotinas e técnicas que minimizam os impactos negativos, tudo isso, através de estudos práticos e que futuramente poderemos abortar aqui.

Abaixo neste post você vai ver alguns tópicos importantes sobre o ramo de FLV e um grandioso material de Como Abrir um Negócio Próprio, um curso excepcional que você encontrará para download. Acompanhe:

Iniciando o plano de negócio

#1 – Estude o Público alvo

Estudar seu público alvo para ser mais resumido é saber : Tipo de público ( classe alta, média ou baixa), perfil dos consumidores, o que eles consomem e conhecer bem o local onde pretende instalar seu hortifruti. Procure saber os hábitos das pessoas, os dias que elas costumam fazer as feiras etc.

#2- Estude seus principais concorrentes

Estude seus concorrentes. Procure saber qual o mix de produtos que os seus futuros concorrentes trabalham, preços praticados, principais serviços, qual seu faturamento mensal aproximado, o que o faz ser diferencial neste negócio, enfim, explore ao máximo todo metro quadrado do seu concorrente e ele ajudará a nortear onde você pode chegar ou até mesmo ser melhor. Por exemplo: Qual mix de produtos o seu concorrente vem trabalhando? Quais produtos os clientes mais procuram dentro do seu concorrente? As bancas, vascas ou expositores são muito “agressivos” e cheios? Dependendo do volume de mercadoria que está na exposição, da para ter uma ideia de uma projeção de venda. Observe quais os dias ele pratica suas ofertas, quais são seus fornecedores, com que frequência os fornecedores entregam a mercadoria etc. Todo esse levantamento, pode ser feito através de uma pesquisa de mercado. Tire dúvidas.

#3- Procurando fornecedor

 Procure um bom fornecedor ou distribuidor. Ter um bom fornecedor, te ajudará caso você tenha mínima experiência neste negócio, principalmente no início do empreendimento. Geralmente os fornecedores e distribuidores tem maior facilidade para conseguir melhores preços e produtos bonificados, além disso, conseguem comprar em grandes quantidades direto dos produtores. Se você pretende ter o seu negócio próximo a um centro de abastecimento, os famosos CEASAs, desprende de tempo logístico e já tem algum conhecimento em compras, você poderá optar por comprar diretamente no próprio CEASA ou em determinados locais de venda de HFs, chamados de feirões de produtores (locais onde os produtores se reúnem para a venda dos produtos), assim, conseguirá preços competitivos. Esse formato de compra, é um tanto complicado e cansativo para quem está começando. Imagine, pra começar, o comprador precisa ter algum conhecimentos de hortifruti para não comprar “gato por lebre” e com certeza você precisará de um veículo que acomode de forma correta os produtos. Lembre-se, o que falamos no início sobre as perdas do seu hortifruti. Outra coisa, é o tempo gasto nessas compras. Geralmente são feitas nas madrugadas ou pelo início da manhã por serem mais rentáveis e assim você consegue produtos mais frescos e com melhor qualidade.

#4- Local das instalações

Outro ponto importante é o local do seu hortifruti. Sua estrutura, localização, ter um bom expositor visual, equipamentos adequados, estoques, local de acondicionamento dos produtos mais sensíveis etc. Vamos lá:

  • Local de venda: A escolha do local é crucial para o sucesso do negócio. Há vários indicadores para se estudar um bom local, caso você já conheça, faça pesquisas na região, converse com as pessoas, verifique o fluxo e pense nas principais acessibilidades para confortar seus clientes na hora da compra, desde os espaços dentro do seu sacolão facilitando a circulação, até a uma vaga de estacionamento.

Já pensou você empolgado com seu negócio, abre seu hortifruti e na rua de trás do seu estabelecimento todas as quartas-feiras tem uma feira livre? Isso é tenso! Culturalmente, as feiras livres em todo o Brasil já tem um grande público e um poder grande de venda. Não é bom que você queira competir com a feira livre. Pense bem no local, faça pesquisas na região e veja se realmente precisam de um hortifruti. Enfim, há vários fatores à se estudar que não irei mencionar aqui para não estender.

#5- Implantação do Layout

 Após a escolha certa do local, desenhe um layout de como você pretende montar seu hortifruti. Não tem um padrão exato de layout de uma loja de HF, tudo vai depender do comportamento regional de compra,o importante é garantir um bom fluxo de circulação de clientes entre as bancas e agrupar as classes de produtos.

  • Câmaras frias: Conforme sua estrutura e demanda, precisará instalar uma câmara fria, mais não se preocupe, se no começo o orçamento não encaixar para o investimento, reserve uma sala ambiente bem fresca e ventilada para esses produtos mais perecíveis. Se possível, Instale um ar condicionado em sua loja, evitando que o calor venha acelerar a maturação e deterioração dos produtos.
  • Comunicação Visual: Outro ponto importante é ter um hortifruti bastante atrativo e bem colorido. Imagine você entrar em um hortifruti que as paredes são todas brancas? Além da futuras sujeiras que vão aparecer, não trás ao ambiente um frescor ao setor. O ideal é pintar as paredes de colorido, usando a criatividade com cores padrões já estudas para esse ramo como: o verde limão, o verde escuro, cor de laranja, vermelho e marrom. Contratar um cartazista, ou grafiteiro pode ser um diferencial na aparência e na faixada do seu negócio. Mais disso tratamos no post – A importância da comunicação visual.

 

#6- Balcões e expositores

Quando alguém pensa em abrir um hortifruti  uma das principais perguntas é: Onde encontrar os balcões e expositores de hortifruti? Claro, é muito delicado essa etapa do negócio para o empreendedor, é necessário analisar seu orçamento e investimento para escolher a melhor opção atual do material à usar. Uma boa opção para quem está começando e não está com muito dinheiro, é escolher balcões e expositores usados, encontrados em lojas de equipamentos industriais e comerciais, e com o tempo, você vai aos poucos trocando os mais antigos por novos balcões e expositores. No mínimo, procure ter um balcão refrigerado ou pequena geladeira para expor os produtos processadosfracionados, embalados e sucos. Os expositores e bancas são fáceis de escolher com diversos formatos para o seu local, basta tirar a metragem certa do estabelecimento e procurar os mais adequados. Mostrei em um outro post uma foto de um expositor de bananas muito prático. Procure utilizar expositores que irão valorizar e mostrar os produtos em seu hortifruti, evite cestos fundos, prateleiras e produtos em caixas de madeira que com certeza vão acelerar a sua perda e não vai impulsionar o seu cliente a comprar, perdendo o frescor e qualidade.

  • Equipamentos: Há uma diversidade de pequenos equipamentos utilizados no FLV, mas no dia-dia da operação, os que são fundamentais e indispensáveis:

Balanças para a pesagem, embaladoras (de filmes resinites), suporte para bobinas (sacos plásticos), embalagens, bandejas B2, B1, facas e algumas caixas de polietileno padrões de FLV.

 

abrir proprio negócio hortifruti

#5- Se aprofunde nas técnicas

Está mais que comprovado que pessoas que iniciam seu negócio acabam não aprofundando nos detalhes e no próprio ramo em que está atuando. Apesar de parecer absurdo, isso é comum. Se você não tem conhecimentos nesta área ou mesmo você que já trabalhou com hortifruti, é indispensável você estudar e pesquisar sobre o assunto. Há muitas técnicas que você pode aplicar para vender mais. Alguns exemplos como:

  • Jogo de cores: Agrupamento de famílias de produtos, frutas que não podem ficar em contato com outras, empilhamento adequado respeitando o limite de altura, PEPS (primeiro que entra primeiro que sai) manutenção dos legumes e frutas etc… confira em : Como fazer exposições de hortifruti

Aprender as técnicas aplicadas neste ramo irá te ajudar a ter sucesso e sair na frente lucrando cada vez mais. Por incrível que pareça, muitos supermercados instalados no Brasil ainda estão muito despreparados para trabalhar com o hortifruti, até mesmo ficam esquecidos e abandonados!

#6 – Defina onde descartar a quebra

Definir onde descartar os produtos impróprios para consumo é muito importante, além de ser ecologicamente correto, conforme o aumento de suas vendas, os descartes também podem aumentar, por mais que são produtos de fácil deteorização, alguns acompanham embalagens plásticas que precisam ser separadas do lixo orgânico fazendo assim a correta reciclagem.

Uma grande dica é vender as perdas para produtores rurais, afim, para alimentação de animais e adubos orgânicos, ou somente pague pela retirada em seu comércio.

Começar esse negócio chamado Hortifruti é muito rentável se feito com dedicação e uma boa administração de negócio. Você pode começar com o que já se tem e devagar, continue investindo e ampliando o sacolão, logo se transformará em hortifrutigranjeiros e assim por diante. Na foto abaixo, a simples exposição com bancos e mesa de madeira comprados em lojas de artigos para jardinagem e cestos de vime, iniciamos um hortifruti dentro de um pequeno supermercado.

como montar um hortifruti sacolãoComo abrir o Próprio Negócio

Comentar com o Facebook

69 Comentários para Como montar um hortifruti sacolão

  • Maquedani  Diz:

    Boa noite Rogério , parabéns pelo blog , estou entrando pro ramo de hortifruti tbm e tenho uma dúvida .Eu sei que tenho que trabalhar já penso em perda de verdura , fruta e legumes , porém em média a perda é diária ? Eu sei que depende das Condições de como eu vou armazenar , a situação climática em que estão armazenadas . Vai ser um pequeno hortifruti , Pq tbm não tenho muito capital pra começar, e a minha dúvida é essa em perda de alimento .

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Maquedani tudo bem?
      Obrigado que bom que tenha gostado do conteúdo. Com relação as perdas do hortifruti, tem muitos tópicos no blog que pode esclarecer de forma mais técnica toda questão da perda. Ela é determinante e depende de vários fatores e quatro principais pilares:

      Logística = dias de entrega, distâncias do ponto de venda, transporte adequado…
      Qualidade= qualidades dos produtos, maturação, dias de vida….
      Estoque = muita sobras, armazenamento inadequado, temperaturas …..
      Vendas = fluxo de venda dos produtos, dias de venda…..
      Dentro de cada assunto desse três pilares há uma diversidade de fatores que podem diminuir ou acrescentar as perdas no hortifruti.

  • Jeane Pinter  Diz:

    Devorando tudo mencionado neste blog… Está me ajudando a desenvolver mais a idéia sobre montar uma.

    Muitíssimo obrigada pela sua dedicação

    Abç!!!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Jeane tudo bem?
      Que ótimo que o blog tem ajudado a você com boas informações. Quando precisar de algo só entrar em contato.
      Abraços.

  • Cristiane Coutinho  Diz:

    Olá Rogério, estou amadurecendo a ideia de abrir um HF. Seu Blog é muito rico em informações das quais vou precisar muito. Obrigada por compartilhar conhecimento conosco. Abraços.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Cristiane tudo bem?
      A cada comentário é uma satisfação em que o projeto vem dando certo e ajuda pessoas. Se precisar de algo com o seu negócio estou a disposição. em tire dúvidas
      Abraços.

  • Marcio  Diz:

    Ola,
    Primeiramente Parabéns pelo excelente trabalho!

    Gostaria de saber se alguém poderia me indicar um Sistema Comercial para hortifrúti. Mas não queria pagar mensalidades, poderia ate ser os pagos mas sem…

    Agradeço a Atenção!

    Marcio

  • Adriana Costa  Diz:

    Ola Fernando, gostei as suas materias, mas quero abrir um sacolao volante, sim em cima de um veiculo adaptado.

    Nao encontrei materia sobre este miodelo, voce tem algo a me indicar

    Obrigada

  • António carlos Ilha  Diz:

    está de parabéns pelas informações.foram precisas e de grande importância.tudo detalhado,bem informado,muito obrigado!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Antônio tudo bem?
      Obrigado e espero ter ajudado de alguma forma.
      Abraços.

  • Ana  Diz:

    Parabéns pelo texto, ótimas dicas, estou comprando um ponto já aberto há algum tempo e você me ajudou muito.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ana tudo bem?
      Que ótimo, acredite em você mesmo e tudo dará certo, espero que o blog sempre te ajude.
      Abraços.

  • Edinho Santos  Diz:

    Eu trabalho com siderurgia, estou querendo começar meu próprio negocio mas ainda
    não tenho muito dinheiro.
    Pra eu começar algo pequeno, no bairro, de quanto vou precisar para iniciar um negocio nesse ramo de atividade?
    O bairro aqui é bom, bem movimentado e não vi nenhum hort frut e nem feira, tem muitas pizzarias, pequenos restaurantes e creio que poderiam ser futuros clientes também. Estou apostando na ideia, mas preciso saber quanto vou gastar inicialmente.
    Obrigado.

  • Edinho Santos  Diz:

    Bom dia, muito bacana as suas informações, foi de grande ajuda.
    Obrigado.

  • Daiane  Diz:

    Amei todo o texto e todo o site, as informações são excelentes! Você está de parabéns

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Daiane tudo bem ?
      Que bom que tenha gostado do site, é muito importante sua visita, navegue sempre.!
      Abraços.

  • raimundo  Diz:

    to querendo abrir um hortefruti como devo começar

  • FABIO LUIZ  Diz:

    Quero abrir um pequeno hortifrutti no centro (área comercial), o que você acha?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fábio tudo bem?
      Siga em frente, acompanhe o blog para te ajudar.
      Abraços.

  • Eduardo Lima  Diz:

    Rogerio, boa tarde.
    Tenho interesse em ajudar um amigo a rentabilizar o seu sacolão.
    Deve ter aproximadamente 70m². Assim qtos caixas ele precisará e qtos funcionários.
    Por favor, como rentabilizar adequadamente este tipo de negócios.
    obrigado,
    abraços

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Eduardo tudo bem?
      Que bacana que está interessado em ajudar seu amigo. Os caixas para loja de hortifruti são diferentes de supermercado, outra coisa, se os produtos forem pesados dentro do setor de hortifruti, agiliza os registros em caixa, se for neste modelo, creio de 2 caixas sejam suficientes. A quantidade de funcionários, pode ser adaptada conforme a venda e horário de funcionamento.
      Qualquer coisa estou a disposição em tire dúvidas.
      Abraços.

  • Marcia  Diz:

    Sempre tive vontade de montar um sacolão ou hf. Qual seria um investimento inicial para um pequeno ? Parabéns pelo blog

  • Fernando  Diz:

    Boa noite. Achei muito boa as dicas do comércio, tenho um ponto na minha cidade que dá de frente a uma rua que tem feira livre as quintas, mesmo a HF complementando a feira seria ruim para mim ?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fernando tudo bem?
      Que bom que tenha gostado. Como comentei no artigo, as feiras-livres são uma forte concorrente para os hortifrutigranjeiros. Caso você pretende investir neste ponto, você já inicia sabendo que ter uma parcela x de consumidores que fazem a feira. Claro que nem todos os produtos da feira são atrativos. Vou te dar uma dica, visite alguns dias a feira, converse com os clientes pra saber o que eles acham, se eles estão fazendo suas compras por falta de opção, ou por gostarem dos preços ou dos produtos.
      Abraços.

  • Deliane Santos Pereira  Diz:

    Olá boa tarde! Li seu post e gostei muito das dicas, vou montar um hortifruiti pequeno gostaria de saber a balanca precisa ter o selo do imetro?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Deliane tudo bem?
      Obrigado que bom que gostou das dicas do blog. Sim, precisa ter o selo do Inmetro, ele vai certificar que o equipamento está de acordo com as normas do IPEM (instituto de pesos e medidas) e trás transparência ao consumidor. Dê uma olhadinha no post- Como aferir balança
      Abraços.

  • Rafael Nunes  Diz:

    Olá Rogério,
    Muito bom seu blog, tenho interesse em abrir um HF. Gostaria de uma opinião sua, sou Adventista, guardamos o sábado, do por do sol de sexta até o poe do sol de sábado, você problemas em não abrir o HF neste período de por do sol à por do sol? No restante dos dias da semana será aberto. Grato por comentar.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Rafael tudo bem?
      Que bom que tenha gostado do blog. Na minha opinião, não há uma regra para se determinar o horário de funcionamento do comércio, tudo isso, é determinado pelo comportamento do cidadão local ou de sindicatos. Todo dono de negócio é quem determina o horário de funcionamento da sua empresa e no seu caso, você pode determinar que o estabelecimento vai ficar fechado no sábado e abri-lo no domingo pela manhã, claro que as vendas de domingo, são menores que ao sábados.
      Abraços

  • André de Souza Silva  Diz:

    Boa tarde, estou querendo e vou. abrir um hortifrurti, com especiarias, e um bom negócio o que você acha, e para montar esse estabelecimento o espaço que arranjei e bem localizado e no centro da cidade, que materias colocar dentro da loja mais ja trabalhei em um mercado gerenciando 32 funcionários, colocando preços de mercadoria e fazendo compras de mercadorias então tenho experiência e gosto do ramo, me da umas dicas ai.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá André tudo bem?
      Que bom! pelo que me disse, o ponto é ótimo! Caso precise de algo acesse: Tire dúvidas.
      abraços.

  • Walquiria  Diz:

    A +20anos sou cartazista,isto quer dizer que vivo em supermercados e vejo mto a falta de qualidade.To muito ansiosa em abrir um hortifruty.Gostei mto das suas dicas.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Walquiria tudo bem ?
      Que bacana, todo esse tempo então dentro do varejo deve ter trazido bagagens para uma visão mais ótica de como ter um hortifruti de qualidade. Vai em frente e sucesso.
      Abraços.

    • Rafael Toledo Lacerda rios  Diz:

      Walquiria, vc presta serviços?
      Pq estou a abrir um hortfruti e precisarei de cartazista.
      Tem telefone para contato?

      • Rogerio Prado  Diz:

        Olá Rafael tudo bem?
        Enviei o seu e-mail para a Walquiria que comentou meses atrás sobre sua necessidade.
        Abraços,

      • Walquiria  Diz:

        Olá,boa noite,vc perguntou se eu faço prestação de serviço?
        De onde vc é?

  • wellington luiz xavier  Diz:

    tenho 15 anos de gerente de sacolao e 10 de supermercado e vasta experiencia nos setores de hortifruti ,tenho segundo grau completo e tenho vontade de sair da gerencia para atuar em outros setores como supervisao ou compras

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Wellington tudo bem?
      Parabéns pela carreira, é uma área promissora, e neste nível de cargo que você pretende buscar são em redes maiores busque o seu objetivo. Abraços.

  • luciano ventura  Diz:

    Olá Rogério. tudo bom gostei muito de ter encontrado você , pois assim como os demais amigos aqui também estou estudando, as possibilidades de abrir um hortifrúti . na minha cidade . agradeço desde já pelas preciosas dicas . um abraço

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Luciano tudo bem?
      Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Há várias ferramentas no site a ajudar a dar esse impulso. Entre no Tire dúvidas.
      Abraços.

  • Renato Noronha Dos Santos  Diz:

    Olá Rogerio tudo bom?
    Sou Feirante com 10 anos nesse mecado eu tenho 22 anos, comecei cedo nesse ramo, quero desejar boa sorte no blog ,e se precisar de ajuda pode contar comigo e tenho certeza e esse blog vai me ajudar muito também em agregar cada vez mais conhecimento.
    Abç

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Renato tudo bem?
      Agradeço seu comentário e sem dúvida podemos trocar e compartilhar várias ideias , pois no ramo de feiras não trabalhei e seus conhecimentos devem ser de muita riqueza. Fique a vontade para sugerir temas para artigos me enviando email. contato@hortifrutivarejo.net
      Abraços.

  • Edward Cruz  Diz:

    Rogerio, Parabéns pela clareza das informações, realmente, muito bom.

    Estou com um plano de negócios em andamento para abertura de um Hortifrúti, jiz alguns estudos, porém, tenho uma dúvida, por se tratar de comercialização de commodities acredito que a margem seja muito pequena, é isso mesmo? Nesse caso, para ser um negócio rentável é preciso ter um volume considerável de vendas.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Edward tudo bem?
      Exato, você não pode querer trabalhar com uma margem alta nos commodities como: batata, cebola, tomate, porém, não são tão baixas, dependendo da sua negociação na hora da compra, ela pode ser bem rentável. Uma margem de 35% sobre valor da compra está ótima. Agora, como qualquer outro negócio, pode-se tirar margens ótimas com o restante dos outros produtos, frutas por exemplo.
      Abraços

  • Netto  Diz:

    Boa tarde Rogério, muito feliz pelo material e conhecimento passado, estou na ideia de abril um em Natal, porem tenho duvidas sob quanto investir inicialmente, quanto gastar no mobiliário, na faixa litorânea próximo de restaurantes e bares.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Netto tudo bem ?
      Obrigado e espero que goste do material. O investimento pode variar muito de cada local, se o ponto é comercial ou não, aluguel ou prédio próprio, falar de valores é muito relativo, pois cabe ao investidor analisar s necessidade do empreendimento.
      abraços.

  • Nayara  Diz:

    Olá Rogério,
    Estou analisando abrir um hortfruti na região do Vale do Paraíba , em SP. Seu blog é ótimo, está ajudando muito, parabéns!! Se tiver dicas para essa região e puder por favor me enviar por e-mail, desde já agradeço!
    Abs e sucesso!!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nayara tudo bem?
      Obrigado que bom que está gostando. Me envie por email qual as dicas que quer sobre a região, fornecedores?
      Abraços.

  • Tiago  Diz:

    Bom dia Rogerio, estou planejando abrir um hortifruti, já tenho o local, alguns fornecedores, porém tenho dúvidas sobre a quantidade de cada produto comprar, para abrir o negocio, teria alguma sugestão? muito grato

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Tiago tudo bem?
      Que beleza, não se preocupe. Se você já tem o local, os fornecedores e equipamentos é só ter o capital de giro para as mercadorias iniciais. Tenho uma sugestão:
      * Compre poucos de cada produto que você pretende vender exemplo: 1 cx de cada;
      * Negocie com fornecedor as bonificações da sua primeira perda. Exemplo: o que ele irá te ajudar dando em mercadorias no que você perder na primeira semana de inauguração.
      Aí gradativamente, você vai identificar o volume de vendas de seus produtos.
      abraços.

  • Daniel bizi  Diz:

    Olá Rogério estou pensando em entrar no ramo de hortfrut.o problema e que tem um supermercado próximo ao meu ponto.mais o setor de frutas e verduras dele e bem abandonado como VC disse no seu blog .outro ponto negativo dele e não trabalhar com processados.
    Posso me dar bem nessa concorrência. Abraço.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Daniel tudo bem?
      É uma boa concorrência sim. Já conheci vários supermercados que tinham grandes vendas como açougue, mercearia, padaria, mais um desastre no hortifruti. Para os donos de supermercados a margem de lucro de outros setores são visadas e por isso o descaso com o hortifruti. Há também a grande falta de profissionais capacitados nesta área como: gerentes, encarregados para este específico setor.

      Abraços

  • Eduardo  Diz:

    Olá Rogério,

    Eu e minha esposa estamos muito interessados e empolgados em abrir um hortifruti aqui no RJ capital.
    Gostaria de saber se há alguma maneira de nos falarmos melhor, pois vc é a pessoa ideal para incentivar e ensinar muito nesse ramo. Agradeço desde já.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Eduardo tudo bem?
      Que bom que gostou do conteúdo do blog. Sim na página de contatos.
      Abraços.

  • claudinei  Diz:

    Boa Tarde!
    Parabéns, suas dicas são ótimas, tenho pesquisado na região e não consigo fornecedores na região de juiz de fora, a maioria compra no Ceasa e os preços não são muito competitivos, por terem o mesmo fornecedor, poderia me dar uma ideia sobre isto? Obrigado.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Claudinei tudo bem?
      Obrigado espero que o blog esteja te ajudando. Bom, ainda não tive o prazer de conhecer a cidade de Juiz de Fora, não conheço se existem distribuidores nesta região, mais se você não está encontrando preços bons no CEASA, procure conhecer os fornecedores que abastecem o CEASA, produtores locais os da região e mantenha diálogos. Há algumas cidades ou regiões que a procura de preços melhores e competitivos são mais difíceis, devido a logística que é feita para que os produtos cheguem a essas cidades, pode ser que seja o caso de Juiz de Fora.
      Abraços.

  • Francis  Diz:

    Parabéns, Rogerio. É de muita ajuda e valia seu blog. Estou abrindo agora ou Horti e preciso de toda ajuda possível. Se puder contar com suas informações serei mais grato ainda. Obrigado!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Francis

      Ótimo, desejo a você sucesso quando tiver o seu negócio e o que tiver ao meu alance ajudarei sim.

      abraços.

  • Fabi  Diz:

    Olá Rogério tudo bem?
    Eu e meu marido tbm estamos entrando no ramo com uma loja de 40m2, com 6 vagas no estacionamento da galeria, o espaço não é grande mas estamos com um layout bacana, suas dicas foram bem interessantes pois minha maior preocupação é a perda e a capitação de clientes.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fabi tudo bem ?
      Que bom, seja bem vinda ao blog, temos muito ainda a acrescentar. Espero que as dicas básicas aqui venham ajuda-los a ter um negócio promissor e muito sucesso.
      Quando desejar só entrar em contato.

      abraços.

  • Gerson Castro  Diz:

    Rogerio, boa tarde, Estou pretendendo montar uma loja de 100 m2, varejo, para venda de hortifruti , e solicito favor informar o valor médio de investimento para funcionamento da mesma.
    Não conheço nada do ramo, e gostaria de outras informaçoes necessarias para quem esta começando, Inlusive fornecedores interessados em entregar na cidade de Porto Seguro/Bahia.
    Agradeco antecipadamente a sua atenção.
    Gerson

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Gerson Tudo bem?
      Vejo que decidiu o ramo do hortifruti não é ? Que bom !
      Como você disse anteriormente sobre o salão comercial, o ideal antes de você comprar os equipamentos para o seu comércio,é você procurar vários fornecedores e fazer várias cotações. Preços, dias de entrega, ou seja como vai ser a logística do recebimento dos produtos, uma vez que você pretende buscar um distribuidor. Conheço alguns fornecedores nas a proximidades de Porto Seguro que possuem endereços e telefones no site: http://www.mfrural.com.br/
      http://www.mfrural.com.br/busca.aspx?palavras=compro+frutas+verduras+legumes+direto+produtor&estado=bahia

      Pesquise também nos outros locais que comercializam hortifruti e vejam quais são seus distribuidores, faça cotações com eles. Após isso, você pode realizar o investimento dos equipamentos como balcões para FLV encontrados em casa de equipamentos para supermercados, há vários tipos e tamanhos com diferenciados preços. Pesquise sobre o assunto que você poderá ter um bom conhecimento neste ramo apenas pesquisando, poderá usar aqui nosso blog e o que pudermos ajuda-lo, para iniciar no ramo.

      abraços.

  • Rafael  Diz:

    Gostei do seu post,to entrando no ramo e preciso muito de ideias pois não conheço quase nada, algumas sugestões foram esclarecedoras pra mim vou acompanhar os posts. Abraço.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Rafael tudo bem ?
      Que bom que está te dando uma direção, este é um ramo muito delicado e quanto mais sabermos teremos um menor impacto de perda em nosso bolso. Qualquer coisa, fique a vontade para tirar suas dúvidas sobre o que estiver no meu alcance.

      abraços.

      • Fernando Rangel  Diz:

        Olá Rogério, por coincidência me deparei com o seu Blog, está me ajudando muito, estou planejando montar um sacolão e aqui tem muita informação boa e de qualidade, quero aprender muito aqui! Obrigado; 5 estrelas pro Site, top top top, Parabéns

        • Rogerio Prado  Diz:

          Olá Fernando Tudo bem?

          Que bom que está te ajudando a dar um horizonte, é uma satisfação. O blog é novo e tem muito conteúdo ainda para ser acrescentado. Em breve teremos mais e mais posts.

          abraços.

Comentário