Investimento inicial para montar um hortifruti

investimento inicial em hortifruti

Investimento inicial para montar um hortifruti

Uma das primeiras perguntas a surgir quando uma pessoa quer abrir um negócio, é o valor do investimento inicial. As incertezas assombram as ideias e causam um medo de se lançar ao novo. Um investimento inicial de um determinado negócio, depende de diversos fatores que implica no levantamento de seus dados.

Antes de iniciar um investimento em hortifruti, pense primeiro em três fatores importantes que levarão o seu negócio ser bem sucedido :

A – Perfil do empreendedor em sintonia com o negócio;

B – As condições do mercado: Consumidores, concorrentes e fornecedores;

C– Os números do negócio: Investimento, Capital de giro, lucratividade do negócio;

Na minha opinião, nesta etapa inicial de investimento não tem como falar de valores antes de levantar dados necessários para que o negócio venha a funcionar. Outra coisa, quem vai começar a adequar o investimento de acordo com o tamanho do negócio é o próprio investidor. Por exemplo: Há investidores que já possuem ponto próprio, outros, já compram o ponto montado e só entrarão com o estoque inicial,  outros precisam alugar o ponto e investir em todo o restante. Por isso os valores são levantados de acordo com o parâmetro do investidor.

Para facilitar, vamos acompanhar abaixo alguns detalhes que julgo essencial para iniciar um investimento em hortifruti sacolão.

Vamos ver abaixo os principais investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais:

 

#1 – Ponto Comercial

Quais os principais aspectos do ponto comercial a escolher:

  • Ponto próprio ou alugado ;
  • Pequeno, médio ou de grande porte; 
  • Com espaço físico para estoque. (Dependendo do tamanho do hortifruti, alguns não há necessidade).
  • Com estacionamento ou sem estacionamento.

 

#2 – Instalações

Abaixo os principais equipamentos para a montagem de um hortifruti

  • Bancas e vascas prontas próprias para o negócio, usadas ou novas. Se preferir, confeccionadas e adaptadas conforme o local, por profissionais de montagem. Veja no post: Equipamentos para montar um Hortifruti
  • Prateleiras ou gôndolas; (usados ou novos)
  • Check-out, para recebimento no caixa ou pesagem;
  • Balcão refrigerado. Opcional para o primeiro momento do investimento, porém, muito importante se possível adquirir pelo menos um usado.
  • Balança com impressão de etiquetas de preços; (opcional)
  • Suporte para sacos plásticos;
  • Placas de preços ou suportes.
  • Embaladoras de filme; (opcional)

 

Investimento inicial para montar um hortifruti

 

#3 – Materiais

Os principais materiais a ser usados:

  • Sacos plásticos;
  • Cartazes promocionais para preços (opcional)
  • Rolo de resinite filme; ( caso tenha optado por ter embaladora)
  • Bandejas de isopor, principalmente B1, B2  ( caso tenha optado por ter uma embaladora)
  • Facas do tamanho grande, de preferência tipo açougueiro;
  • Algumas unidades de caixa de PEAD ( polietileno de alta densidade) para melhor manipulação do FLV.
  • Carrinho para abastecimento (opcional para primeiro momento do negócio)

Mencionei acima as opões de embaladora, caso o hortifruti já inicie as operações em balcão refrigerados para embalar o FLV em bandejas de isopor, fracionar frutas e legumes. Veja mais no post: Frutas e Legumes fracionados.

 

investimento inicial hortifruti

 

#4 – Outros ativos

  • Capital para primeira compra, o estoque inicial;
  • Veículo adequado para transporte dos produtos ( Caso o investidor se desloque às compras)
  • Capital de giro para compras e pagamentos de despesas;
  • Necessidade pessoal (projeção necessária para o funcionamento do negócio)

 

Agora faça um bom plano de negócio. O SEBRAE disponibiliza uma ferramenta muito bacana para seguir todos os passos do plano de negócio, inclusive, planilhas para auxiliar o levantamento do investimento e capital de giro.

Caso o investidor seja um marinheiro de primeira viagem, deixei acima um quadro de fotos de cada produto que citei neste post, para ajuda-los na procura e levantar valores. Faça uma pesquisa inicial pela internet, anote os valores para o capital inicial, defina escolhas e siga em frente.

Abraços espero ter ajudado.

Comentar com o Facebook

18 Comentários para Investimento inicial para montar um hortifruti

  • vinicius flávio  Diz:

    olá tenho interesse , em abrir um sacolão pois minha cidade possui poucos mercados e mesmo assim são fracos em hortalicias verduras e frutas , mais preciso de ajuda para abrir o negcio nao sei por onde comecar tenho um pouco de medo de da errado, alguem pode me ajudar?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Vinícius tudo bem?
      Pra ser um empreendedor é preciso correr riscos. Um empreendedor não espera o salário do fim do mês cair em sua conta como um assalariado, ele cria seu próprio salário. Por isso, os riscos são grandes, tudo tem um preço. Agora, basta saber se está disposto a correr o risco ou não.
      Você leu neste artigo os três fatores fundamentais para iniciar um negócio? E que também o passo inicial é fazer um plano de negócio? Verifique seu valor inicial de investimento e levante os dados fazendo um plano financeiro.
      Abraços.

  • Vanderlei macedo da matta  Diz:

    Boa noite mestre

    Assim ó ja verifiquei o bairro e o unico que tem na volta seria um mercado que vende de tudo um pouco tem uns dois restaurantes na volta e uma padaria mais nada a fruteira mais proxima fica a uns 3 km. Sempre tive vontade de abrir so que agora me apareceu este local bem numa via principal onde passam muitas veiculos e pessoas. creio que seria o ideal so que estou meio assim pois nunca trabalhei neste ramo. Ja olhei materiais fornecedores, pequenos produtores e tudo mais. Gostaria de uma opinião sua. Obrigado.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Vanderlei tudo bem?
      Se você tem vontade de empreender e busca isso para a sua vida profissional, na minha opinião, nada impede de abrir um negócio do qual gosta ou
      se identifica com ele. Você só precisa seguir os passos do sucesso para gestão de negócio, estudar sobre o setor e gostar do que faz. Inicie um plano de negócio e levante todas informações desse negócio, isso será o primeiro passo.
      Caso precise de mais ajuda ao iniciar o próprio negócio, entre em contato: contato@hortifrutivarejo.net
      Abraços.

  • Patricia Dias de Souza  Diz:

    Quero montar um hortifruti na garagem da minha casa pra mim e meu filho de 14 anos como faço

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Patrícia tudo bem?
      Você já está certa de que irá montar na garagem? Você fez uma análise no seu bairro pra saber se é o melhor local? Não entendi muito bem sua dúvida, mas primeiramente é saber o quanto tem para investir, levantar os principais gastos com equipamentos que vão compor o seu hortifruti e principalmente a compra inicial de estoque. Sugiro que faça um plano de negócio, clicando no link no final do artigo.
      Abraços.

  • Franciele Kappeller  Diz:

    Olá Rogerio, gostaria de conversar com você. Meu pai trabalha no Ceasa a muitos anos e estou pensando em abrir meu próprio negocio e como meu pai já tem muitos anos de experiencia estou pensando em seguir no mesmo rumo só que no meu proprio hortifruti. Mas não tenho noção nenhuma de nada

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Franciele tudo bem?
      Obrigado pelo seu contato. É muito bom o interesse em ser o dono do próprio negócio, usar da sua experiência para crescer e prosperar em um negócio. A primeira coisa a se fazer, como citei no artigo, é iniciar um plano de negócio. É um pouco complexo para quem está começando, mais ajuda. Vamos fazer assim, me envie um e-mail para contato@hortifrutivarejo.net vamos conversando na medida do possível.
      Abraços.

  • suelen amorim  Diz:

    Olá Rogerio!
    Me interessei pelo segmento, porém sou iniciante e pretendo montar um hortfruit aqui no RJ vc pode me ajudar como fazer, passo a passo. Não tenho ideia de quanto se seria o investimento de mercadorias pra colocar um sacolão de pequeno porte ativo.
    Pode me dar uma orientação, queria tirar este sonho do papel.
    abs

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Suelen tudo bem?
      Vi que você escreveu ao final do comentário “queria tirar este sonho do papel”. Deduzo que o papel seja o plano de negócio. O passo a passo do negócio é justamente iniciar pelo plano de negócio.
      1 – Você já escolheu ou tem o local?
      2 – Quanto você está disposta a investir? Já tem o valor?
      Posso sim te ajudar.
      contato@hortifrutivarejo.net
      Abraços.

  • Rafael  Diz:

    Rogério, muito bacana todo seu conhecimento sobre o assunto.
    Tenho interesse em investir no ramo mas tenho muitas dúvidas. Você não faria um trabalho de consultoria para o desenvolvimento da loja?
    Obrigado de qualquer maneira!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Rafael tudo bem?
      Obrigado pelo seu comentário. Faço sim consultorias, inclusive para implantação de loja. Vou entrar em contato através do e-mail que deixou descrito aqui.

      Abraços.

  • Dantiele Ramos  Diz:

    Muito boas suas dicas, achei interessante essa ideia, mas será que em uma cidade pequena do estado de Rondônia daria certo? parabéns e obrigada.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Dantiele tudo bem?
      Um dos primeiros passos de uma pessoa que deseja ser empreendedora é acabar com o medo e as dúvidas. Segundo passo, é fazer um plano de negócio, levantando todas as informações necessárias da sua cidade.Eu faço uma pergunta pra você responder pra você mesma. As pessoas aí não consumem frutas legumes e verduras? Onde elas compram esses produtos?

      Abraços.

  • D. S. A  Diz:

    Muito bom, parabéns pelas dicas… Ajuda bastante quem tem interesse de entrar no ramo!!!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Davi tudo bem?
      Que bom que tenha gostado. Espero que o blog sempre o ajude.
      Abraços.

  • maria socorro  Diz:

    estou planejando entrar nesse ramo e suas informações foram muito esclarecedoras, excelentes mesmo para mim. Muito obrigada e parabéns.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Maria tudo bem?
      Que bom que ajudou e seja bem vinda. Tomare que goste!
      Abraços.

Comentário