Como fazer exposição de hortifruti.
Tenho uma opinião própria e pessoal sobre as exposições de hortifruti hoje dentro do varejo no Brasil.
Certamente alguns venham a discordar do ponto de vista que apresento aqui, mais a realidade hoje da economia e as vendas que oscilam vai ditar as regras de exposição do seu FLV.
Entretanto, uma coisa não muda. São as regras básicas de operação, isto é, obedecer o jogo de cores dos produtos.
O contraste das cores não podem ser idênticos, precisam ser variados. Portanto, vou deixar os dois lados de como fazer exposição de hortifruti e a qual vai mais se adequar a realidade da sua loja.
Exposição De Arrumação No Hortifruti
A arrumação dos produtos de hortifruti, são aquelas exposições em que as frutas e legumes são arrumados um a um obedecendo o formato do produto do formato da banca.
As bancas de hortifruti contam muito para o tipo de exposição onde são bem aceitas para varejões, sacolões e hortifrutigranjeiros, que optam por trazer uma arrumação mais detalhada e decorativa como o foco do negócio.
Trabalhar com esse tipo de exposição não exige tanto ao preço em promoção, seus clientes irão comprar primeiramente pela qualidade e segundo pelos “olhos”.
Todos os produtos de FLV são passíveis de serem arrumados. Agora, se você possui mão-de-obra suficiente para arrumar a batata, tomate, e a cebola, empilhar laranjas e limões, parabéns! Você tem uma boa estrutura em manter esses produtos arrumados.
Eu particularmente tenho algumas restrições em manter esses produtos empilhados por dois motivos:
Em Primeiro lugar, são produtos de alto giro e requer uma pessoa constante para mante-los arrumados durante a operação diária.
Em segundo lugar, são produtos que empilhados ou não vendem por si só, porém, vale a pena tentar.
Classificar os produtos de FLV por famílias também ajuda na exposição.
Por isso, em seguida acompanhamos abaixo a ordem dos produtos que necessitam de maiores cuidados na hora da exposição.
Classificação Dos Produtos Na Hora Da Exposição
Frutas
- Frutas nobres ou exóticas: O próprio nome já diz. São as mais nobres e caras dentro do HF.
Elas geralmente são importadas e precisam ser acomodadas em bancas rasas, cestos macios, regrigerados ou em embalagens adequadas que acomodem o fruto para que o mesmo não venha a ser machucado antes de chegar ao consumidor.
São os pêssegos, ameixas, peras, nectarinas, atemoias, fruta do conde caquis, maças etc.
É indispensável que você mantenha-os bem arrumados e sem excesso de empilhamento.
- Frutas tropicais: As frutas tropicais são mais firmes e resistentes, porém, precisam de cuidado com a exposição.
A banana por exemplo, em alguns locais contam com expositor próprio que permite que o fruto fique pendurado.
As principais frutas tropicais são: Bananas, mangas, mamões, abacate, melões etc.
- Frutas cítricas: As frutas cítricas quando bem expostas e com jogo de cores ficam muito atrativas.
Elas aguentam um empilhamento maior e mais agressivo.
De preferência, não agrupe as frutas cítricas com as demais. As frutas cítricas emitem rapidamente o gás etileno e acelera a maturação de outras frutas.
As principais são: Laranjas, limões, tangerinas, abacaxis etc.
- Frutas de cascas mais firmes: Uma boa ideia é agrupar as frutas de cascos mais firmes e resistentes, para que não esmague as outras frutas.
Por exemplo:
Cocos, melões, melancias etc.
Legumes
Os legumes também pode ser classificados para uma boa arrumação.
- Legumes frutos: Os legumes frutos são chamados assim pois dão em ramas ou como se fosse em árvores, são bem fáceis para boa arrumação. Os pimentões, pepinos, abóboras etc.
- Tubérculos: Aqueles que dão em baixo da terra. São mais trabalhosos para uma boa arrumação, pois muitas das vezes estão sujos de terra e depende de uma limpeza anterior ao abastecimento. São legumes tuberculos: Mandiocas, batatas, alhos, inhame, cará etc.
Verduras
- Folhagens: Acho que as hortaliças folhagens é umas das principais à serem expostas com uma boa arrumação e com cuidado para não serem colocadas de qualquer forma.
As cores verdes escuras podem ser intercaladas com as cores verdes claros. Dependendo do seu fornecedor, as folhagens são avulsas ou com embalagens.
Para quem possui balcões refrigerados, o ideal é deixa-las expostas neles, mais caso fique expostas em bancas, tenha sempre em mãos um borrifador de água para que as folhas não murchem. Evite sempre qualquer tipo de abafamento das folhas.
As folhagens precisam de todo cuidado e é de extrema importância ter supervisão máxima em sua operação.
Exposição Sem Manuseio
A exposição sem manuseio é usada normalmente em bancas ou expositores que não requer o manuseio diretamente do produto para arrumação e expõe o produto diretamente em sua caixa de origem.
Esse tipo de exposição ajuda muito o varejista a reduzir as perdas, diminuindo o manuseio do produto. O que precisa ser trabalhado neste tipo de exposição é justamente o visual do hortifruti. As caixas não podem sobrepor o produto, ou seja, você vende o produto e não a caixa.
Portanto, os produtos precisam ser abastecidos constantemente para que as caixas não fiquem vazias.
O ideal, é ter os contentores (caixas) de polietileno rasos, sendo assim ficam melhores expostos. Atualmente este modelo está bastante ultrapassado e até mesmo os grandes varejistas que utilizavam esse método, tem mudado a forma de exposição sem manuseio.
Erros De Exposição No Hortifruti
Os erros de exposição no hortifruti são os mais variados.
Vou citar aqui os principais erros que são mais vistos no varejo e que mais comprometem toda cadeia de venda.
- Empilhamento excessivo: O empilhamento de hortifruti tem relação com o volume de mercadoria que o seu FLV possui.
O ideal é não trabalhar com estoques, por isso, é importante ter controle nas compras.
Quando for empilhar os produtos e arruma-los, certifique-se do volume de venda e padronize as alturas.
- Misturar ou jogar os produtos: É um erro grave não dividir e separar o FLV.
Classifica-lo para uma boa arrumação, além de deixar o seu HF mais organizado, ajuda o cliente na hora da compra.
Da mesma forma, é o jeito de abastecer. Revirando as caixas sobre as bancas, além de danifica-los, ficarão com aparência de “final de feira”.
- Esquecer do abastecimento e manutenção: Esse tipo de erro é muito comum principalmente em supermercados que não tem uma supervisão contínua do setor e não possuem funcionários fixos para o hortifruti.
Colocam qualquer pessoa despreparada e sem nenhum treinamento técnico para o abastecimento.
Sem contar no ato do recebimento que os produtos são levados de qualquer forma para o abastecimento e não há uma manutenção contínua durante o dia, apenas terão atenção no próximo recebimento.
- Jogo de cores: Explore bem as cores do hortifruti. Jogos de cores significa alternar as cores para que não se repita uma ao lado da outra sendo assim, terá um visual mais bonito e colorido.
Conclusão
Avalie bem qual será o melhor formato de exposição para o seu hortifruti e nunca o deixe com uma aparência de abandonado ou de qualquer jeito.
O FLV é um setor que não pode ser tratado aos “trancos e barrancos”, colocando os produtos de qualquer forma, sendo jogados nas bancas.
Uma lata de ervilha abastecida em uma mercearia é a mesma lata de ervilha em qualquer outro lugar, não tem o que inventar.
Entretanto, no hortifruti tudo conta como diferencial para uma boa venda.
No link em seguida, você pode conferir algumas fotos como exemplo: http://hortifrutivarejo.net/fotos/
Espero ter ajudado.
Abraços.
26 Comments
Boa tarde, gostaria de saber se sabe me indicar uma empresa do norte do Brasil especializada em terceirização? Desde já, Obrigado
Olá Denise tudo bem?
Em questão de indicação de terceirização no momento não posso te ajudar.
Abraços.
No link acima referente as fotos de exposição, foi realizado desenho nas frutas, gostaria de saber se é o trabalho terceirizado?
Olá Douglas tudo bem?
Sim, é um profissional parceiro terceirizado que faz esse tipo de serviço.
Abraços.
OLÁ ROGERIO ADOREI AS DICAS PARA MANTER AS BANCAS DE SACOLÃO
ESTOU A FIM DE ENTRAR NESSE RAMO PORÉM,ME OFERECERAM UM SACOLÃO POR DEZ MIL REAIS,JÁ MONTADO COM ALGUNS EQUIPAMENTOS E O PONTO JÁ FUNCIONANDO, E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE ISSO, SE O VALOR ESTÁ MUITO ALTO EU SE VALE A PENA ENCARAR E TOCAR PRA FRENTE.POR FAVOR DÊ SUA OPINIÃO. OBRIGADA
Olá Silvana tudo bem?
Um pouco complicado eu falar por você em um negócio em que não conheço o ponto comercial, fluxo de clientes, vendas e estado físico do negócio, dependendo desses fatores, pode ser que o investimento seja caro, ou muito barato. O que posso te orientar sobre isso, é que você investigue o local, qual é o faturamento de venda, converse com clientes, visite várias vezes na semana e algumas horas do dia e verifique o fluxo, se tem movimento ou não etc. Entre outras coisas. Qualquer coisa estou a disposição na ferramente Tire dúvidas.
Abraços
Bom dia Rogerio, você teria algum contato para que eu possa falar com você? Obrigado!!
Olá Pedro tudo bem?
Tenho sim: contato@hortifrutivarejo.net
abraços.
Gostaria que me enviasse novas dicas de exposição, de como reduzir percas. Li as dicas dadas e estou pondo em pratica.
Olá Silvane tudo bem ?
Que bom que está colocando em prática, sinal que os resultados vão surgir. Claro que sim estou pronto a enviar novas dicas. Entre em contato no link Tire dúvidas.
Ola Rogério, Boa Noite!!!
Na sua opinião. Na atualidade, qual a empresa que se destaca atuando no Setor de FLV. Pois vejo que diversos super mercados estão optando em disponibilizar o setor do FLV para uma empresa terceirizada . E também gostaria de saber sua opinião a respeito das terceirização e qual empresa que você acredita que está mas preparada e que apresenta um melhor resultado.
Olá Markus tudo bem?
Ótima observação. Acho que em termos de qualidade, idealização, operação e mão de obra, quem se destaca hoje no Brasil em FLV é a empresa Hortifruti que em 2015 vendeu cerca de 60% do negócio para um Fundo Suíço e vem crescendo nesse nicho de boutique de hortifruti de luxo. A terceirização do setor de hortifruti hoje nos supermercados pode ser uma solução desde que a empresa cumpra com o que é definido em contrato, principalmente se a própria terceirizada é a qual fornece os produtos. Uma empresa bem premiada e com referência em terceirização no sudeste do Brasil é a Benassi.
Abraços.
Ola Rogerio, Boa Noite!!!
Parabéns pelo trabalho…
Olá Markus tudo bem?
Obrigado grande abraço.
Gostei das dicas e orientações sou Líder no setor de hortfrut de uma grande empresa e volume de venda e grande mas tenho buscado alternativas para redução da quebra pois a venda estamos indo muito bem se tiver algum material me envie …Já faço o inventário rotativo no meu caso todos os dias e tem sido uma ótima alternativa obgdo
Olá Fabiano tudo bem?
Grande prazer em poder de alguma forma ajudar, com certeza um dos patamares do FLV é a redução da quebra, e com os rotativos você vai identificar onde estão os gargalos e sumiços. Fico a disposição quando precisar de algo ou entre em contato através do email do site na páginas de contato. Futuramente estou preparando um material com vídeo-aula.
abraços.
Estou estudando muito para abrir um hortifruti em Piçarra-PA, lá não tem nenhum local que vende esses produtos mais estou com um frio na barriga e o medo sempre vem, pois o recurso financeiro é pouco e vou investir as poucas economias que tenho, o seu blog está me ajudando muito, espero receber dicas no meu email.
Olá Cristina tudo bem?
Que bom que tem ajudado, o receio e medo de abrir um negócio é comum, mais siga em frente. Futuramente estaremos implantando cursos e vídeos-aulas.
abraços.
se eu climatizar meu horti fruti durante a noite, será que consigo manter uma pouco mais a maturidade das frutas e hortaliças? é correto isso?
Olá Alessandro tudo bem?
É bom você climatizar o seu hortifruti, para evitar a maturação acelerada, ou seja, seus produtos duração por mais tempo.
Só tome cuidado com os produtos secos que não podem ficar em ambientes frios e úmidos como : as batatas, os tubérculos, inhame, abóboras, alhos, cebolas etc.
Abraços.
Amigo estou querendo abrir um hortifruit pode mim passar algumas dicas
Olá Helton tudo bem?
Ótimo que quer abrir um hortifruti, o blog tem artigos e dicas muito boas, Leia:http://hortifrutivarejo.net/posts/como-montar-um-hortifruti-sacolao/
abraços.
Boa tarde, estou adorando seu blog,gostaria de saber sua opniao sobre o segmento de sacolao,para 2016
Olá José tudo bem ?
O ramo alimentício é o último setor a sofrer com a crise, principalmente o FLV. Claro que nos últimos anos o consumo do ticket mensal do brasileiro caiu, porém, ´é um ramo promissor e que precisa ter empenho e dedicação. Para 2016, tirando a alta de preços de alguns produtos do setor, o cenário se mostra bem firme para quem quer investir nesta área, as áreas produtoras em alguns lugares tem aumentado e o afastamento da seca, vai melhorar para este ano as safras e colheitas.
Abraços.
Boa noite cara seu site e top trabalho no flv do savegnago em ribeirao preto e busco conhecimentos. E dicas para melhorar cada dia mais tanto em perda quanto nas vendas tmb pois nao estamos em tempo bom o clima nao ajuda e muito produto chegando ja passado para a venda. Me mande sempre dicas e ideias agradeço desde de ja
Olá Douglas tudo bem??
Obrigado pela seu comentário, é importante saber em que podemos compartilhar algo com as pessoas que estão também trabalhando neste ramo. Claro que enviarei dicas e técnicas, preencha o campo Newsletter e receba notificações por email de novos artigos.
Abraços.