Canais de divulgação no Hortifruti
Os meios de divulgação hoje estão cada vez mais evoluídos e mais acessíveis que até podemos fazer uso sem nenhum investimento na área de marketing.
As vezes, me deparo com algumas situações no comércio, em geral, onde as lojas físicas não investem nos meios de divulgação e marketing, entretanto, vivem reclamando que as vendas não vão bem.
Querem que em um passe de mágica, os clientes entrem em suas lojas como se estivessem caindo de paraquedas.
Com certeza, a quantidade de comércios concorrentes espalhados por aí são cada vez maiores e a população consumidora se divide cada vez mais, gastando assim uma porcentagem de seus rendimentos em cada um deles.
Aquela compra mensal de carrinho cheio em apenas um só lugar, está cada vez mais desaparecendo.
E o que isso tem haver com canais de divulgação no hortifruti?
Tudo haver meus caros!
É nessa “pegada” que entra o bom marketeiro.
Ele tem que conhecer o seu cliente e seus hábitos para compor as ações direcionadas no marketing de negócio.
Veremos a seguir:
clique para ampliar
Cinco Principais Canais De Divulgação No Hortifruti
Em primeiro lugar, acho muito importante o empreendedor saber qual o melhor canal de divulgação traz melhores resultados em seu hortifruti.
Concentrar ações direcionadas, vai de certa forma, poupar investimentos e atingir um público-alvo.
Antes de mais nada, é interessante o empreendedor criar promoções, como por exemplo, o dia do OFERTÃO, entre outras oportunidades que vão ser as propagandas.
Comentei isso em um outro post : Como vender mais hortifruti.
Continuando,
comece a explorar os melhores canais de divulgação para o negócio.
É preciso dizer de alguma forma para seus clientes que o hortifruti possui oportunidades.
Veja a seguir, alguns canais que podem ser escolhidos:
#1 – Folhetos e Guerrilhas
Um dos mais usados canais de divulgação ainda hoje para o comércio alimentício, são os folhetos e guerrilhas promocionais.
Eles apontam as principais ofertas que o estabelecimento está praticando por um determinado tempo.
Dessa forma, o empreendedor fecha pacotes de promoção com as gráficas e pode fazer guerrilhas quinzenais ou semanais, dependendo do poder do investimento.
#2 – Site ou página institucional
Posso dizer com segurança que, as empresas que estão de fora da internet estão perdendo espaço e faturamento para as empresas que estão usando esse canal como meio de divulgação.
Engana-se que o fato da empresa ser ainda uma micro empresa, ela não precisa ter sua página institucional.
Muito pelo contrário, essa página é um meio a mais de divulgação e aparecimento do seu negócio no mundo virtual.
E uma vez aparecendo no mundo virtual, hoje pode ser reconhecida no mundo físico.
Sempre indico que os empreendedores pelo menos criem uma página institucional para adentrar no mundo virtual.
As principais informações do seu negócio como: Principais atividades, endereço, fotos e serviços estarão mais disponíveis e apresentadas de forma clara, facilitando assim, as escolhas dos clientes potenciais.
Para os que estão mais avançados nesta ideia, deixo uma dica bem legal, que hoje chamo de um novo nicho no mercado hortifrutigranjeiro.
Confira no post: Como montar um site de hortifruti.
#3 – Google Business e Google Maps
O Google oferece diversas ferramentas para usuários e empresas que querem expandir a divulgação de seus negócios tornando um canal a mais de comunicação.
Entre todas as ferramentas do Google, as mais usadas são ferramentas, Google Business e Google Maps.
Hoje, essas duas ferramentas trabalham integradas e quando o empreendedor cadastra no Google Business, já é automaticamente imputada todos os dados da sua empresa, inclusive fotos.
Estes dados, ficam na rede de busca do Google, oferecendo aos usuários a opção de uma gama maior de informações, em um raio de distância do seu estabelecimento. Isso tudo, na integração do Google Maps.
Essa ferramenta é totalmente gratuita e funciona muito bem.
Só necessita de uma aprovação do próprio Google que dura no máximo de 15 a 30 dias.
Este é mais um canal de divulgação no hortifruti dando aos usuários a possibilidade de conhecer e obter ainda mais informações da empresa.
#4 – Redes Sociais
O número de pessoas hoje na internet tem crescido a cada ano no Brasil.
Estudos já apontam que o brasileiro é um dos que mais gastam seu tempo navegando na rede.
Sem dúvida, que o segundo site mais visitado no Brasil é o Facebook. Só perde para a página de busca do Google. Mas falando de tempo de navegação, o Facebook ganha disparado.
É impressionante quando estou em uma consultoria e pergunto ao empreendedor se ele já vez a página da sua loja no Facebook e a resposta é Não!
A resposta é que não me sobra tempo, ou que os clientes dele, não estão lá.
Criar uma página de hortifruti no Facebook é o meio de de divulgação mais barato para o negócio.
Certamente com algum tempo disponível, captando as curtidas que interessam à loja, é possível fazer diversas propagandas, sorteios, descontos e outras ações diariamente, dependendo da necessidade do negócio.
O Facebook hoje, também começa a oferecer algumas ferramentas e plugins que promovem as páginas, incentivando cada vez mais curtidas.
#5 – Rádio e televisão
Todos os meios de comunicação são válidos desde que você identifique qual é o público-alvo que pretende atingir.
O rádio e a televisão, apesar de ser um dos meios mais caros de divulgação, quando bem aplicados, tem um grande retorno de prosperação do negócio.
A veiculação de propagandas nas rádios,tem cada vez mais deixados de acontecer pela abrangência da internet.
Em algumas regiões do Brasil, algumas emissoras de rádio abaixaram seus valores de propagandas de “30 em suas programações.
Outra estratégia bem usadas no meio da televisão, são as publicidades feitas nas programações de jornais ou programas específicos, por exemplo:
A matéria do jornal local fala da importância de se fazer uma revisão no automóvel e as consequências que o motorista corre quando não faz esta revisão.
Imediatamente, o repórter está dentro de uma oficina automotiva que está pagando por esta publicidade subliminar, pois todo logotipo da empresa é visivelmente.
Em um outro post, comentei de algumas estratégias e ações que completam a publicidade no hortifruti.
Vale a pena dar uma olhadinha: Como fazer propaganda no hortifruti.
Espero ter ajudado.
Abraços.
3 Comments
Boa Tarde Rogerio,
Em pesquisa de campo realizado semanalmente identifiquei que alguns supermercado (meu principal concorrente) tem preços de FLV cerca de 40% menor que o preço que eu pago no Atacado, o que faz com que os meus FLV, mesmo com margem baixa de lucro, se tornem muito caros perante os concorrentes, a situação se agrava quando renovo o estoque de FLV e alguns produtos tem grandes altas no atacado (Caso do Tomate e Alho). Acredito que este fato esteja afastando os meus clientes. Qual a sua orientação para contornar esta situação? Parabéns pelo excelente artigo.
Olá Francisco tudo bem?
Este é um problema bem comum para quem concorre com supermercado que abrange um nicho maior de mercadorias. Eu escrevi sobre isso em um post no blog, dê uma olhadinha:
Porque o hortifruti é mais barato em alguns supermercados?.
Como o seu carro-chefe é o próprio FLV, não tem como você ficar brigando com os preços, a não ser se você conseguir produtos com o produtor.
A dica que dou para tal situação, inclusive que escrevi neste artigo que te falei acima, é que você crie campanhas de fidelidade dentro do seu hortifruti, nenhum supermercado consegue manter campanhas de fidelidade, seria uma saída bem próspera. Dê uma olhadinha:
Programa de fidelidade no Varejo.
Qualquer coisa estou a disposição por e-mail.
Abraços.