Como escolher melancia?
Sem sombras de dúvida, escolher uma melancia ainda é um enigma na hora da compra.
Há diversas técnicas e observações que são seguidas a risca por alguns clientes dentro dos supermercados e hortifrutigranjeiros.
Mas será que elas funcionam?
Depois de muito conversar com os que mais entendem da fruta, os agricultores de melancia, chegamos a alguns levantamentos que acho importante na hora de escolher uma boa melancia, tanto para o consumo quanto para a venda no varejo.
Conhecendo Melhor A Melancia
As melancias são fontes de vitamina A e C, potássio e outros minerais. Fornecem mais de 55% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para este nutriente antioxidante.
A melancia contém licopeno, um carotenóide que parece reduzir o risco de câncer de próstata.
Muitas variedades de melancia tem alto teor de bioflavonóides, carotenóides e outros pigmentos vegetais que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças.
A melancia é um fruto típico de países tropicais e desenvolvem melhor em temperaturas entre 20 Cº a 27 Cº.
Gosta muito do sol, mas quando muito forte, pode queimar o fruto quando este está em desenvolvimento.
Por isso, que os agricultores usam métodos para evitar a queima do fruto, colando uma folha de papel em cima da melancia em amadurecimento.
A supervisão constante na roça é necessária, pois o desenvolvimento da melancia desde o plantio até a colheita vai em torno de 65 dias.
Tapurah é hoje no Brasil o maior produtor de melancia do Mato Grosso.
A região do Mato Grosso é uma das melhores regiões para o cultivo de melancias no país, devido ao seu clima quente, solo areno-argiloso, não muito úmido e pouco frio durante o ano.
Apesar da região de Goiás ser uma das mais premiadas por cultivar bons frutos, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de melancia do país.
Como Saber Se A Melancia Está Madura E Doce
Em primeiro lugar, não existe um método 100% que garante como escolher melancia doce, porém, seguir algumas dicas vão ajudar a encontrar um fruto maduro e colhido no momento exato.
A garantia de que uma melancia chegará ao consumidor doce, vai depender da inspeção que o agricultor deu aos frutos no cultivo.
Controle de pragas, irrigações necessárias e adequadas, proteção do sol excessivo e o colhimento do fruto no momento certo.
Todavia, partindo desses princípios, vamos acompanhar algumas dicas que vão aproximar de como escolher melancia madura e doce.
Principais Dicas Para Escolher Uma Melancia
- #1 – Prefira as melancias que estiverem com a “barriga amarela”: (É a parte da fruta que ficou no solo e vai indicar que amadureceu adequadamente). Essa opção é a principal a ser escolhida.
Se estiver com a parte da “barriga” branca, indica que a fruta foi colhida antes do tempo e não está tão doce, podendo também estar esbranquiçada por dentro.
- #2 – Ao escolher melancia com essa característica, veja se está pesada: Uma melancia de tamanho médio é ideal. Geralmente elas pesam cerca de 12 a 22 kg. Algumas são até maiores.
Isso indica que ela está suculenta com bastante concentração de água.
- #3 – Prefira o talo seco: Indica que ele secou e o fruto amadureceu, porém, esse fator não predomina como primeiro passo, pois em alguns casos, as pragas podem sugar o talo, deixando-os seco.
Mas se os passos acima foram seguidos, a tendência de acertar no ponto de amadurecimento é maior.
- #4 – Peça para cortar ou “calar” a melancia: Se estiver comprando a melancia, nada melhor como pedir uma degustação no local da compra, ou corta-la pela metade, mesmo que vendida a unidade.
Assim evitará de comprar uma melancia esbranquiçada ou muito passada, com vermelhidão excessivo.
Bom pessoal,
Em conclusão, como já dissemos, o que vai garantir a boa qualidade de uma melancia é se em toda a cadeia produtiva houve cuidados e supervisões necessárias para um bom desenvolvimento até a colheita.
As dicas vão ajudar como escolher melancia que atendeu esses requisitos na roça.
Espero ter ajudado.
Abraços.