7 pecados capitais que acontecem no hortifruti


7 pecados capitais que acontecem no hortifruti

Todo negócio tem os seus pecados capitais não é? Os 7 pecados capitais que acontecem no hortifruti são como um câncer, sugando todos os recursos que foram aplicados, enfraquecendo o setor e trazendo inúmeros problemas que afeta diretamente os lucros.

Saber lidar com esses pecados capitais no hortifruti não é tarefa fácil, mais identifica-los afim de se tomar medidas e ações para reduzi-los, já é um bom começo para fugir deles. Vamos então conhece-los:

 

#1 – Escassez de mão de obra

Sabemos que hoje, um custo de pessoal encarece muito a folha de pagamento de um negócio,  além disso, essa mão de obra tem que produzir e render o suficiente pelo seus honorários, mas até onde vale a pena ter um quadro de colaboradores bem reduzido e enxuto? No hortifruti, isso precisa ser estudado minuciosamente, pois a manipulação do FLV é constante e o cuidado com os produtos é superior a qualquer outro do varejo.

Os modelos de negócios  de um HF que possuem uma operação enxuta e pouca produtividade, tem grande dificuldade de crescimento e excelência operacional, podendo causar perdas de qualidade, podridões antecipadas, aceleração de fungos e o aumento da quebra operacional.

É claro que todo quadro de pessoal é analisada pela produtividade da equipe, muita das vezes, uma equipe menor tem uma qualidade técnica mais desenvolvida do que uma equipe maior.

 

#2 – Falta de treinamento e especialização técnica

Se não bastasse a falta de mão de obra, ela não especializada é pior ainda. Engana-se quem pensa que trabalhar com FLV não precisa de treinamento, muito pelo contrário, é um setor muito técnico e quanto mais os colaboradores e gestores ficarem qualificados, maior a excelência operacional do FLV.

O que mais acontece hoje no varejo brasileiro principalmente neste ramo, é a falta de qualificação e treinamentos tanto na base, quando na liderança. Simplesmente contratam e nem sequer realizam treinamentos para valorizar a mão de obra.

 

#3 – Má qualidade dos produtos

Uma das principais perguntas que sempre faço para os que trabalham com hortifruti é:

Você levaria esse produto para sua casa?

Se a resposta for não, então não tem o porquê ficar exposto na área de venda, não é verdade? O cliente não pensa diferente de você, pelo contrário, você precisa sair do “olhar de dono” e ser o próprio cliente, avaliando se a mercadoria vendida é de qualidade.

O produto exposto precisa ter 4 características fundamentais:

  • Frescor (olfato)
  • Viçosidade (visão)
  • Consistência ( tato)
  • Sabor (paladar)

Se o produto de FLV perder uma ou mais dessas características, com certeza será rejeitado pelo cliente.

A qualidade dos produtos de FLV começa na roça, quanto mais o varejista acompanhar ou rastrear o processo de compra, maior é a chance de ter um produto de boa qualidade.

 

#4 – Deficiência na logística

Um dos maiores problemas enfrentados pelos  HFs no Brasil é a deficiência na logística de FLV. Após o produto ser colhido na roça, começa a contar o seu “tempo de vida” e quanto mais rápido ele chega ao consumidor, maior a sua qualidade.

Em alguns casos, os produtos ficam muito tempo estocados, principalmente se na cadeia de logística existir atravessadores ou distribuidores que ganham no repasse dos produtos em busca de melhores negociações.

7 pecados capitais que acontecem no hortifruti

Logística frequente hoje de um hortifruti

Outro agravante na logística de FLV, é a distância do setor produtor em relação ao ponto de venda, a mercadoria pode viajar a quilômetros encarecendo também os custos. Dentro disso, é importante que os produtos sejam acomodados em caixas apropriadas, de preferência caminhões baú para enfrentar o clima e principalmente tempo hábil para a chegada no local de destino evitando enfrentar calor excessivo.

 

#5 – Resistências a novas mudanças

O setor de FLV é um dos que mais sofrem mudanças internas e externas. Podemos tratar de mudanças internas as quais o próprio negócio pode alterar a qualquer momento principalmente por motivos estratégicos ou de crises. Já as mudanças externas, são aquelas em que a organização não tem o total controle dessas mudanças e são determinadas por fatores econômicos, climáticos, comerciais e comportamental.

Saber compreender esses fatores e aplica-los na prática nem sempre é aceitável para muitos. Por exemplo, a 5 anos atrás, muitos produtos de FLV chegavam a ser vendidos no varejo por até R$ 0,79 e as exposições dessas ofertas eram exposições “agressivas” e robustas. Hoje, alguns fatores como – a realidade econômica no país, as estratégias de agricultores no cultivo de produtos rentáveis e o clima, contribuem para que as mudanças no ambiente de venda sejam modificados de acordo com a cadeia de preços obrigando o varejo a sempre mudar suas estratégias.

flv exposição

Exposição agressiva de um hortifruti. Modelo de exposição a 8 anos atrás.

#6 – Má gestão de compra e estoques

Esse é um dos principais pecados dos 7 pecados capitais que acontecem no hortifruti, a má administração de compras e estoque. Trabalhar com a unidade comercial de Kg, é ainda muito complicado com relação a questão do gerenciamento e precisa ser bem controlada por inventários rotativos, sistemas gerenciadores bem desenvolvidos e noções e parâmetros de venda diárias. 

Ainda no ramo de hortifruti há muito que evoluir em termos de desperdício. As vezes, é melhor vender um produto pelo preço de custo quando este já está em fase de maturação, do que joga-lo fora.

 

#7 – Falta de preços competitivos

Não basta comprar, tem que saber fazer uma boa negociação. Hoje, o consumidor tem exigido em um só lugar encontrar, qualidade e menor preço. Muitos supermercados tem esquecido de seus HFs, principalmente a ausência de preços competitivos e obrigando aos seus clientes fazer suas feiras em outro lugar. 

5 Comentários para 7 pecados capitais que acontecem no hortifruti

  • Avatar adriana camarota costa  Diz:

    boa tarde, estou começando no segmento de flv em condominios ( MINI FEIRAS) tem algum curso ou materia que possa me ajudar

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Adriana tudo bem?
      Ainda não tenho um material especifico para este nicho, porém tenho uma apostila didática com as principais práticas de FLV de um curso que dou em minhas consultorias. Caso se interesse entre em contato no email: contato@hortifrutivarejo.net
      Abraços.

  • Avatar Francisco  Diz:

    Bom Dia Sr.Rogerio, tudo joia! Obrigado pela sua resposta. Continuo acompanhando o seu blog com as otimas dicas! Abs

  • Avatar Francisco  Diz:

    Boa Tarde Sr. Rogerio!
    Primeiramente, Parabens pelo Site, possuem otimas informacoes para quem deseja ingressar no ramo.Como eh o meu caso. O Sr Pode me informar qual a forma de realizar a precificação dos produtos de FLV, qual a margem de lucro liquido que devo trabalhar? Estou tendo dificuldade em encontrar estas informações. Desde ja agradeço pela atenção.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Francisco tudo bem?
      Que bom espero que esteja gostando do blog para clarear suas ideias do negócio. Você não está encontrando nada referente a margens de lucro na internet s específicas do FLV, pois elas são dinâmicas e não existe uma margem pré-definida. No início do negócio, é muito importante, você calcular as margens, produto, por produto, pois, nos primeiros 24 meses serão para cobrir os gastos de investimento. No geral, pode conseguir margens no FLV de 80% a 120% na média isso falando de margem de produto.
      Abraços

Comentário