Como comprar ou escolher abacate
Como comprar ou escolher abacate? Primeiro vamos conhecer um pouco essa deliciosa fruta que temos em nossos quintais em abundância.
Conhecendo o abacate
O abacate é rico em fonte de folato, vitamina A e potássio. Possui quantidade úteis de proteínas, ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. Geralmente é consumido in natura na forma de creme ou batido em sucos com leite e outras frutas. Em outras partes do mundo é mais consumido em saladas e legumes ou até mesmo acompanhando carnes. Apesar de sua variedade nutritiva, é bom ser consumido com moderação pelo seu alto teor de calorias. Cada 10 gramas de abacate, contém cerca de 200 calorias, porém essa gordura do abacate é monoinsaturadas e não há tendência para elevação do nível de colesterol no sangue.
O abacate deve ser consumido cru, pois o cozimento da fruta torna-o amargo, mais nada impede de adiciona-los separadamente na preparação de pratos quentes.
Variedades de abacate
Há no mundo mais de 500 tipos de abacates, porém vamos tratar aqui dos mais conhecidos e consumidos em nosso pais.
- Breda: Leva o nome de um funcionário do Instituto Agrônomo de Campinas Antônio Breda, que na década de 30 semeou a planta no seu quintal. Depois de vários anos, seu filho propagou suas mudas à vários produtores do país sendo bem aceita no mercado. O abacate Breda é do tipo A e por ser um tipo híbrido da raça Antilhana. O formato é periforme e sem a formação do “pescoço”.A safra é concentrada nos meses de setembro, outubro e novembro.
- Fortuna: O abacate fortuna são muitos grandes, cerca de 600 a 1000 g, são piriformes sem formação de “pescoços”, casca lisa e verde escuro, também é uma raça híbrida entre Antilhana e Guatemalense, possuindo polpa amarelada e caroço solto. O conteúdo do óleo é cerca de 8% e sua safra ocorre entre março e junho.
- Geada: Pertence a raça Antilhana e ao grupo floral B. O fruto é oval e piriforme, com casca verde mais clara do que o fortuna, a polpa é amarela com o caroço mais firme ao fruto e sua maturação é muito precoce. Sua safra ocorre entre janeiro até abril
- Margarida: Esse cultivar se originou em Aporanga no norte do Paraná e apresenta várias características da raça Guatemalense, frutos redondos de casca rugosas com polpa verde clara e caroço pequeno. Sua maturação é mais demorada e os meses com maiores safras ocorrem entre: setembro, outubro, novembro e dezembro.
- Quintal: Outro híbrido das raças Antilhanas e Guatemalense. Os frutos são grandes e pesam entre 500 a 900 g a casca é verde clara e lisa sendo a polpa amarela e o caroço firme ao fruto. O formato é periforme e com “pescoço”, e sua safra está entre março a agosto.
Defeitos do abacate
Os abacates podem apresentar alguns defeitos que podem ser prejudiciais para a venda no varejo:
- Defeitos nas cascas: Cascas enferrujadas e com buracos;
- Defeito no fruto: Defeito passado (mancha marrom na casca) e defeito de formação ou preparação do fruto
- Defeito externos: defeito na polpa (queimada do sol), podridão, dano mecânico, ataque de broca.
O abacate é uma fruta originária da América central, sendo o México o maior produtor. Tem mais proteína do que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. O abacate só começa a amadurecer depois de colhidos. A fruta desenvolvida pode ser deixada na árvore por 6 meses sem que apodreça.
Como escolher abacate?
Os melhores para o consumo são os mais pesados e firmes, porém, se estiver muito duro ainda não está bom para consumo. Nos supermercados ou em hortifruti, procure escolher abacates mais firmes, pois terminarão de amadurecer em alguns dias. Para evitar a maturação é só guarda-lo na geladeira.
Encontre a Ficha técnica da norma de classificação desse produto na nossa página http://hortifrutivarejo.net/normas-de-classificacao/ . Gostou do conteúdo desse blog? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais ajudando outras pessoas.