Como vender mais hortifruti

Como vender mais hortifruti

 

Como vender mais hortifruti? Claro que não é um passe de mágica mas proporcionar crescimento de venda em seu hortifruti não é tão difícil a partir do momento em que você se aprofunda em técnicas e está disposto a mudanças no seu modo de pensar. Não é apenas o preço que vai garantir a venda no hortifruti, e sim vários fatores que compõem boas práticas. Claro que praticar promoções de hortifruti é fundamental mas não é o suficiente pra se manter com boas vendas. Por isso, vou deixar aqui algumas dicas neste blog de hortifruti que são fundamentais para o crescimento de suas vendas.

 

Estratégias de venda para o hortifruti

Dia de promoção

 Crie um dia de promoção no hortifruti e o batize com algum nome bem sugestivo e criativo para que fique memorizado na cabeça da sua clientela. Tipo: Terça verde, Quinta da roça, Quarta fresca, Sexta do sacolão etc. Assim o empreendedor poderá fidelizar o fluxo de cliente para este dia. Mas não faça propaganda enganosa, o cliente sabe muito bem o que é promoção e o que não é. Ao fazer o dia da promoção no FLV, certifique-se que terá pelo menos 40% dos produtos em oferta. Para os supermercados que possuem FLV, isso ajuda muito nas vendas de outros produtos, explore bem os pontos do hortifruti com produtos de mercearia aproveitando o fluxo de clientes neste dia.

 

Merchandising e anúncios

 Não pense pequeno, invista em propaganda e merchandising visual dentro do seu hortifruti. Não é porque você tem uma quitanda ou sacolão que você não pode fazer propagandas. Hoje existe inúmeros meios para veicular um bom anúncio e fazer com que ele chegue ao cliente. Em breve vou tratar aqui de meios de propaganda que alcançam rapidamente o seu cliente em potencial.

A “pegada” é a mesma:

Impressos, internet, carro de som, anúncios em rádios, locução, faixas etc. Dentro do FLV, use cartazes atrativos para os produtos em promoção. Existe vários cartazes de oferta prontos que pode ser encontrado em lojas de embalagens e impressos.

Outra alternativa simples e barato é a criação de uma página no Facebook para divulgação da loja e das promoções do FLV. Há várias ferramentas dentro do site que pode ajudar a promover as postagens.

Modifique a exposição do hortifruti

Dias de promoções no hortifruti tem que ser diferente de dias normais de venda. Então o ideal é fazer pontos de ofertas com os produtos que estão em promoção. Faça exposições mais “agressivas”( maior volume de produtos e tamanho de exposição) escolhendo pontos estratégicos onde passam o maior fluxo de cliente. Não é interessante gastar com anúncios, negociar um bom preço e o produto ficar escondido embaixo de uma banca ou atrás de uma outra gôndola. Outra dica de sucesso é intercalar as ofertas entre produtos, tente intercalar e espalha-los por todo o hortifruti, assim criando um fluxo de circulação interno e fazendo com que venda também outros produtos.

Exemplo: A batata está em promoção e é montada em uma ilha promocional na entrada do hortifruti, então, para impulsionar melhor sua venda explore outro legume junto com a batata, um tomate ou cebola que estão com preços normais.

 

Manter bem abastecido o hortifruti

 Já ouviu falar na frase “final de feira“? Pois é, o seu hortifruti não pode parecer com final de feira nos dias de oferta. Caso aconteça, é uma imagem ruim que certamente irá arruinar todas as etapas anteriores. Nos dias de promoção tente manter um hortifruti bem abastecido não deixando os produtos anunciados em falta, a fim de que seus clientes volte nos dias que não são dias de oferta.

 

Escolher um bom produto para degustação

Faça degustação de um produto que está em evidência no FLV. Veja o clima do dia, e faça vender o produto que está sendo degustado. Um dia muito quente que tal degustar melancias e melões? Ou o dia está muito frio e moroso, que tal fazer degustação de um caldo de mandioquinha?

 Explore sempre a degustação como rotina de pelo menos dois dias na semana, o cliente sairá com referências que o local sempre promove degustações.

Se seguir essas simples dicas de como vender mais o hortifruti a chance de alcançar suas metas é grande, porém se o FLV não possui produtos frescos e de qualidade não “empurre” esses produtos aos clientes para vende-los. Lembre-se, o frescor é um dos pilares do hortifruti.

como vender mais hortifruti

Ilha promocional nos dias de oferta                                                              

Como vender mais! Clique aqui e descubra!
       Como vender mais!
    Clique aqui e descubra!

28 Comentários para Como vender mais hortifruti

  • Avatar Alex  Diz:

    Ola rogerio boa tarde to tentando organizar meu setor de horti e queria saber se o pimentao amarela estraga mais rapido estou pensando em por na geladeira ou proximo . e estou para mudar o a maneira do segmento nas geladeiras e queria colacar as fruta especias no comeco e no fim uvas e macas o que vc acha e obrigado pelas ajudas as todas pessoas

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Alex tudo bem?
      Obrigado eu que agradeço seu comentário.
      Sim, a maturação do pimentão amarelo é mais rápida do que a dos demais, pois o pimentão amarelo está no último estágio de maturação. O pimentão amarelo demora mais tempo para a colheita, seu tempo de vida de preservação é menor. No que você conseguir manter exposições de frutas especiais na geladeira, é ideal, pois você vai conservar um tempo maior de preservação desses produtos. Só cuidado para não perder venda.

      abraços.

  • Avatar PEDRO SAIKI  Diz:

    ola Rogerio beleza ?
    tenho um hortifruti mas as vendas anda caindo de mes em mes, não sei o que há de errado, meus produtos são de excelente qualidade, tenho controle de tudo que entra e tudo que sai, mas nunca obtive o lucro esperado. o que devo fazer com a perda excessiva de cliente ?

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Pedro tudo bem ?
      Bom Pedro, temos que separar as duas metas pra entender o que pode estar ocorrendo, Lucro e faturamento. Pelo que entendi, suas vendas vem caindo e aí então você passou a ter menor lucro. Acho que para primeira etapa, melhor opção e “correr atrás” de mais faturamento de venda. Antes de criar mais ferramentas para aumentar o faturamento, primeiro você precisa ter uma noção o que vem afastando seus clientes.

      Há diversos fatores agravantes os internos e os externos:
      1 – Você visita seus concorrentes? Sabe quem são eles? O que eles fazem? O preço deles são mais competitivos?
      2 – Qual o seu público-alvo? O preço que você pratica de venda está dentro do mercado?
      Você precisa analisar qual a causa para remediar com a ferramenta necessária.
      Caso queira conversar mais entre em contato: contato@hortifrutivarejo.net

      Abraços.

  • Avatar Waldemir Araújo  Diz:

    Olá Rogério boa noite, tudo bem?
    Bom sou sócio em um sacolao e o lucro anda caindo muito. …. aa compras na ceasa e com os fornecedores continuam ritmadas e não estamos entendendo onde está vo erro. Será que você poderia me auxiliar de onde devo começar minha contra partida, para saber o que está havendo com o sacolao? O nosso cortador aponta lucro mais não vemos em disponibilidades. Ressaltando que não temos controle de entrada, saida de estoques, também vendemos fiado. Poderia nos auxiliar? Por favor.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Waldemir tudo bem?
      Na minha opinião baseando com que você me disse, não tem como o contador chegar nos números finais se não tem controle de entrada e saída na empresa, impossível calcular lucratividade se não houver controle de custos em uma empresa. Acho que no modo geral, a gestão em um todo está errada. Acho que vocês tem que tomar como partida mudando o modo de operação que vocês administram o negócio. Começando por controlar tudo que entra, registrar e pesar as perdas e registrar vendas. Acho que a respeito do fiado, o comerciante fica escravo desse método imaginando que se cortar o fiado ele vai deixar perder o cliente. No blog existe outros artigos que vai poder ajudar nas questões de gestão ou caso fique com mais dúvidas, me envie um email para que possamos conversar mais : contato@hortifrutivarejo.net
      Abraços.

  • Avatar Francisca Brandão  Diz:

    Parabéns pelo site MARAVILHOSO!!!

  • Avatar Fernando  Diz:

    Boa tarde, tenho um pequeno hortifruti, comprei uma balança Elgin, não consegui conecta o programa de automação, tem alguma sugestão?

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fernando tudo bem?
      Qual o modelo da balança e como é o nome do sistema?
      Abraços.

  • Avatar Thiago Felberg Berger  Diz:

    Rogerio, Boa tarde!
    Possuo 3 hortifrúti, e queria ideias para melhorar o gerenciamento dos mesmos,principalmente um controle maior de entrada e saída de mercadorias.

    Att,

  • Avatar claudio  Diz:

    oi, boa tarde,muito interessante hortifrutivarejo,gostei muito, quero saber se vcs tem algum curso sobre o assunto ou pode me recomendar algum?? tipo cursos q incluem videos para maiores entendimentos, desde ja agradeço pela atençao!!!!!

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Claudio tudo bem?
      O site é um curso, aliás, gratuito. A internet é escassa de conteúdo para hortifruti, esse é o intuito do site, trazer conteúdo gratuito de hortifruti para todos que procuram. Boa sorte na sua procura.
      Abraços.

  • Avatar luiz carlos  Diz:

    Parabens pelo site…. Otimas dicas estou entrando no ramo FLV….

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Luiz tudo bem?
      Obrigado que bom que te ajude e boa sorte no seu novo desafio, visite sempre o site.

      Abraços.

  • Avatar Claudiane  Diz:

    Bom dia estou querendo dicas pra vender hortifrutis,pois estou entrando pra uma empresa pra ser vendedora de produtos hortifrutis.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Claudiane tudo bem?
      Que bom que está entrando para este ramo. Acompanhe o blog, está repleto de dicas e sempre terá. Caso queira de algo mais aprofundado, entre em contato pela ferramenta Tire dúvidas.
      Abraços.

  • Avatar Anísio Sousa  Diz:

    boa noite, Rogerio Prado.
    estou mudando de area profissional e procurando abrir um pequenino comércio de Hortifrutti lhe pergunto verduras em pequenas quantidades podem durar por semana estogadas ao ar livre ao não é conveniente este tipo de estoque. deste já agradeço.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Anísio tudo bem?
      Quando pensamos em hortifruti, em último caso temos que pensar em estoque. O FLV é muito perecível e só trabalhamos com estoque de segurança, ou seja, estoques do produto que você vai vender até a próxima compra para que não fique de banca vazia. Sugiro para quem está começando, comprar em pequenas quantidades apenas para exposições e vendas do dia. Caso se interesse leia os artigos do blog. Como montar um hortifruti sacolão e outros demais, vai ajudar a ter uma direção.
      Qualquer coisa estou a disposição Tire dúvidas
      Abraços.

  • Avatar Lucimara Paixão Lopes  Diz:

    ola boa noite, tenho um pequeno hortifruti, e ultimamente tenho tido muitas perca, utilizo um arcondicionado, mas não tenho um local para fazer uma cámara fria, como posso proceder para diminuir um pouco as minha percas.Desde já agradeço e adorei seu brog.

  • Avatar Nilva de Azevedo  Diz:

    Amigos, aproveitando o espaço, momentaneamente não colocarei um ar cond específico nescessário.
    Possível colocar algo como ex: tomate, cenoura,uvas… a noite na geladeira para conservação e de dia expô-las em local da loja arejado.
    Até pq não precisamos comp muito, até pq o ceasa não é tão distante q demorasse 1 dia de viagem e sim algumas horas.
    Grata pela compreensão e aguardando resposta Nilva de Azevedo

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nilva tudo bem?
      Pelo que entendi você já tem um hortifruti e quer acondicionar os produtos. Sim poderá mante-los de um dia para o outro em balcão refrigerado (cuidado com a temperatura). Outra coisa, evite trabalhar com muitas sobras. Analise suas frequências de compra no CEASA para que o produto dure até no máximo três dias a sua nova compra.
      Dê preferência em trabalhar com uvas embaladas no balcão refrigerado e não em bancas em lugares arejados.
      abraços.

  • Avatar Nilva de Azevedo  Diz:

    Olá amigos, venho pelo intermédio desta agradecer-lhes pelas dicas. Parabéns e muito Sucessããããoooooooo!
    Mesmo sendo criada no comércio vivo aprendendo.
    Sempre posto em minhas msg : O ESPERTO NÃO ADERE A CRISES INOVANDO EM SUAS EXPERIÊNCIAS! e procuro anexar algo para o incentivo.
    Resolvi mudar de ramo e estudando o ponto ,estou projetando um Sacolao/ Hortfruti. Buscando mais idéias os encontrei.
    Estou feliz por isso.

    Parabéns amigos, Que Papai do Céu, os abençoe cada dia mais e mais. ♥♥♥♥♥

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nilva Tudo bem?
      Que ótimo que o conteúdo aqui agradou e tem ajudado. Muito obrigado pelo comentário e espero termos muitos contatos.
      Abraços.

  • Avatar Liliane  Diz:

    Boa tarde!

    Por gentileza,

    Como conservar pimentão verde?

    Outra pergunta, compramos uma caixa de cenoura e dentro de poucos dias todas mofaram.

    Tiramos da caixa de papel e colocamos na caixa agrícola.

    Muito obrigada,
    Fique com Deus
    Liliane

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Liliane tudo bem?
      A melhor maneira de conservar o pimentão verde é em câmara fria mantendo de 04 C° a 8 C°, para estocagem. Na área de venda, é importante antes da colocação na banca, limpar bem o legume com pano úmido para a retirada de terra e possíveis fungos que acelera a maturação.
      No caso da cenoura, procure compra-la em caixas de polietileno. O papelão é muito quente e não serve para transportar legumes, com isso, a cenoura cozinha e mofa. Sem contar que a qualidade dela hoje está muito prejudicada pelo clima descontrolado.
      abraços.

Comentário