Como comprar bananas

Como comprar bananas

Quem não sabe como comprar bananas, tão fácil?

Quem nunca chegou a comprar a fruta, e quando chegou em casa estava marrenta ou levou muito madura e não conseguiu consumir todas as bananas

Comprar frutas, requer alguns cuidados, por mais simples que seja, é importante verificar alguns detalhes para que ela venha amadurecer de forma correta e no tempo ideal, seja para o comércio ou para o consumo. Vamos conhecer um pouco dessa fruta tropical mais consumida no Brasil.

 

Conhecendo a banana

A banana é rica em potássio, folato e vitamina C e B6, muito saudáveis e nutritivas, são os melhores lanches naturais. Para pacientes que usam medicamentos diuréticos para combater a pressão alta, geralmente são aconselhados a comer duas ou três bananas por dia, para ajudar a combater o potássio eliminado na urina.

A banana fornece também  2 g de fibra solúvel , que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Cada banana praticamente contém 100 calorias e como o corpo os transforma rapidamente em energia, é a fruta preferida dos atletas.

A fruta que cresce na maior das áreas tropicais do mundo é colhida ainda verde.

 

Tipos de banana

Há uma grande variedade de bananas hoje no mundo, porém, aqui comentaremos as mais populares e consumidas pelo gosto do brasileiro.

  • Banana nanica: Um das bananas mais consumidas pelo seu gosto adocicado e fácil de encontra-la.
  • Banana prata: Menos doce que a nanina, é ótima opção para fritura, pois sua polpa e mais consistente.
  • Banana terra: A banana terra é diferenciada principalmente pelo seu tamanho, uma das maiores entre as variedades. Ideal para frituras ou assados, sua polpa é um pouco escura.
  • Banana maça: Seu aroma lembra o de uma maça, por isso, é chamada de banana maça. Sua polpa é branca e macia, de tamanho pequeno ideal para ser consumida com aveia ou farinhas.
  • Banana Ouro: É a menor banana de todas, com um sabor bem adocicado ela tem a casca fina e polpa amarelada.


Como escolher banana

A escolha da banana para o consumo, vai depender de qual tempo você vai consumir a fruta. Para um consumo imediato, procure pela fruta com casca bem amarela e com alguns sinais de pintas marrons, que indicam que a banana está madura. Quando a banana está se soltando da penca, é sinal que está pronta para consumir ou até mesmo passando do ponto. Evite as que estiverem batidas, moles ou rachadas.

Se preferir consumir bananas para 3 a 4 dias, procure as bananas “coloridas” (bananas verde clara abrindo a cor para um amarelo com tonalidade suave).

Caso deseje acelerar a maturação da banana, enrole com papel ou saco plástico em uma fruteira com uma maça ou laranja.

Há exceções das dicas acima  para escolha de algumas bananas como:

  • Banana maça:  As rachadas são as mais maduras, amarelas e boas para o consumo imediato. Caso queira para consumo de 3 a 4 dias, procure as bem firmes fechadas.
  • Banana terra: Procure as que estiverem bem pintadas de preto. Essas, estão maduras e prontas para consumir. Observe que existem pratos que exige que a banana terra esteja mais verde. 

 

Como comprar bananas para vender

como comprar bananas

                     Quadro de coloração das bananas

O comprador de bananas precisa observar várias técnicas que a fruta pode vir apresentar com o tempo após a sua colheita. Aqui alguma dicas importantes para evitar a quebra e ter uma boa venda em seu comércio.

 

Prefira comprar banana “coloridas” mais verde do que amarela,  assim evitará perdas desnecessárias caso a banana não venda como previsto. Nada impede também que venha a comprar algumas que estejam amarelas, pois existe aqueles consumidores que preferem a banana para consumo imediato.  Mas cuidado, não exceda nessa coloração na hora da compra.

Evite a compra de bananas que estão muito verdes, ou seja, verde escuro demais, elas podem encruar no seu amadurecimento, ficando todas pretas por fora empedrando a polpa.

 

 

Defeitos da banana

encruada

Banana encruada

As bananas assim como outras frutas devido a sua sensibilidade, podem sofrer alguns defeitos que classificados como leves e graves. Os defeitos leves geralmente são toleráveis no consumo mais depreciam o valor, já os graves, precisam ser evitados pois impedem o consumo.

  • Defeitos graves: Ponta de charuto, podridão, amassado, passado, dano profundo, traça.
  • Defeitos leves: Ausências de “dedos”, desenvolvimento diferenciado, geminado, restos florais, abelhas arapuás, dano mecânico superficial.

Para detalhes mais técnicos sobre como comprar bananas no varejo, acesse a página normas de classificação e baixe o arquivo Bananas.

Comentário