A importância da comunicação visual

                            A importância da comunicação visual

 

A comunicação visual no FLV é um tema muito importante para a concretização do negócio próprio. Ele não só deixa a aparência do hortifruti mais bonito, como também ajuda a manter o local agradável, aumenta as vendas por impulso e direciona o cliente melhor dentro do estabelecimento. Falando assim, parece difícil entender essa etapa do negócio, mais qual a importância da comunicação visual? É disso que quero tratar aqui, vamos lá !

 

O que é comunicação visual no varejo

Segundo o Wikipedia, comunicação visual é todo meio expresso com a utilização de meios visuais como: fotografias, gráficos, desenhos, símbolos e outros. Partindo desse princípio, a comunicação visual no varejo utiliza de meios visuais para promover melhor uma marca, influenciar a decisão de compra,  melhorar uma venda e promover exposições de produtos.

No varejo a comunicação visual pode ser chamada de vários nomes : Visual Merchandising, Sinalização, Comunicação de Loja, Comunicação Aérea e Propaganda Visual etc. Cada uma pode efetuar uma função diferente, mais todas tem o mesmo objetivo, impactar o cliente na sua forma de comprar e ver o negócio.

Os materiais usados para a comunicação visual no varejo, vai de faixas, letreiros, banners, faixadas personalizadas, placas e muitos outros, tudo depende da criatividade de dois setores integrados que desempenham papel muito importante: O Merchandising e o Marketing.

 

Comunicação Visual no Hortifruti

Quem não gosta de entrar em um local onde tudo é colorido , bem sinalizado e precificado? Pois é, assim deve ser o hortifruti ideal. Não pense que precisa de muito para se ter os elementos principais do Visual Merchandising, basta apenas saber o que cada um representa no seu hortifruti. Vou comentar alguns que julgo ser de grande importância cabendo em qualquer negócio:

  • Comunicação interna ou aérea: É a comunicação feita através de cores, desenhos e ilustrações, feita para orientar, impressionar e decorar o ambiente do negócio.

É a identidade visual de como deve ser um hortifruti. Contrate empresas especializadas neste tipo de pintura, grafiteiros, ou até mesmo um pintor “de mão cheia”. Capriche na faixada do seu negócio, e se o FLV é um departamento, sinalize o local com letreiros e faixas buscando dar vida ao espaço.

visual

Comunicação aérea, pintura na parede

  •  Sinalização de Preços:  Os letreiros de preços do FLV são bem originais, a maioria segue utilizando placas e lousas, mantendo a tradição das feiras livres, com isso, as empresas vem personalizando esse tipo de material criando expositores com placas encadernadas, que permitem a troca do preço manual, muito práticas e com visual bonito. Um material 
    cartaz hortifruti 2

    Splash Hortifruti

    importante  e muito utilizado no varejo, são as placas de ofertas que sinalizam os dias de feirão, ou sacolão. Os chamados splash,  promovem os produtos em oferta e destaca a promoção chamando o olhar curioso e atendo do cliente em busca de ofertas.

  • Decoração: A decoração de FLV é muito abrangente e pode partir desde decorar objetos, materiais e bancas como pode também a própria exposição permite decorar o hortifruti.
qual a importância da comunicação visual

Qual a importância da comunicação visual

Saiba aproveitar as datas comemorativas do calendário para decorar o hortifruti. Por exemplo: Festas juninas, Páscoa e Natal poderão promover produtos típicos da sazonalidade e a decoração conforme o tema.

Investir no marketing é um retorno a longo prazo e requer paciência em todo negócio. Por isso, aposte na ideia da propaganda visual.

2 Comentários para A importância da comunicação visual

  • Avatar Ivo Luiz de Souza  Diz:

    Muito boa a matéria, vou estar sempre de olho em novas oportunidade postadas. Com isso pude perceber que a comunicação visual, tem um retorno surpreendente, em relação ao marketing.
    Parabéns pela matéria.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ivo tudo bem?
      Obrigado pelo elogio, e que bom que o blog poderá lhe ajudar, visite sempre.
      Abraços.

Comentário