Novas regras de hortifruti já estão em vigor

regra

Novas regras de hortifruti já estão em vigor

Novas regras de hortifruti já estão em vigor no Paraná neste mês de julho. A nova  regra de rotulagem para venda do produtos de hortifruti no estado do Paraná. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde 10 produtos de hortifruti já precisam seguir as novas regras de rotulagem entre eles: Banana, cebola, couve-flor, repolho, tomate, laranja, uva, maça, morango e cenoura. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a exigir em lei a rotulagem de produtos em hortifruti in natura.

A rotulagem desses produtos serão identificados na origem do produtor que precisará entregar os produtos aos varejistas rotulados em caixas. O varejista por sua vez também precisará indicar ao cliente final também as mesmas informações do produtor. 

Alguns supermercados do Paraná já criaram placas de identificação fixas para facilitar ao cliente a visualização das informações do produtor.

Em outros estados brasileiros, muitos produtores já adotam esse tipo de rotulagem que permite a grandes redes principalmente as que trabalham de forma centralizada rastrear os produtos. Esse tipo de rótulo ajuda muito o varejista a identificar seus produtores tanto na qualidade como na venda pois muita das vezes há vários produtores para cada produto diferente.

A Secretaria Estadual de Saúde também informou que esse tipo de rotulagem irá ajudar a Vigilância Sanitária nas fiscalizações em supermercados. Com isso, será possível responsabilizar o produtor ou a unidade consolidadora do alimento de forma mais ágil, suspendendo imediatamente a distribuição e venda de produtos que possam ser prejudiciais ao consumidor. Bom na teoria isso é tudo bonito, mais sabemos que na prática isso é difícil de se resolver. Na minha opinião a contenção de produtos que possuem níveis elevados de agrotóxicos tem que ser fiscalizado e acompanhado na roça e não dentro do estabelecimento do varejista, claro que se isso acontecer quem “vai pagar o

etiqueta de rótulo de hortifruti

etiqueta de rótulo de hortifruti

pato” é o varejista que perderá o produto e o direito de vende-lo.  A maioria dos varejistas hoje infelizmente não tem conhecimento da origem e procedência de seu hortifruti para saber os níveis de agrotóxicos usados.

E se preparem que a partir de 17 de Dezembro de 2015 outro 11 produtos estarão na lista da rotulagem: Abacaxi, abobrinha, mandioca, alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia, pepino e pimentão. Os demais serão incorporados a partir de 09 de junho de 2016.

No meu ponto de vista com relação a rotulagem, é que os varejistas poderão criar cadastros de rastreamento de seus fornecedores, assim poderão monitorar a qualidade do hortifruti vendida e assim cobrar o fornecedor. 

Comentar com o Facebook

Comentário