Legumes e verduras Processados

minimamente processados

Legumes e verduras Processados

 

A praticidade na cozinha hoje já faz parte do cotidiano das famílias brasileiras. Os afazeres do dia-dia o trabalho, estudo, academias etc… Tem levado as pessoas a procurarem os produtos e serviços cada vez mais práticos e buscarem os legumes e verduras processados.

Em alta no setor de hortifruti, os produtos minimamente processados ou Legumes e verduras processados popularmente ditos como ” verduras e legumes picadinhos” se destacam em todos os sentidos. A alta procura desses “picadinhos” estão relacionados ao comportamento do consumidor prático vapt-vupt.

É indispensável hoje o varejista ter uma linha de produtos minimamente processados em seu comércio, aumentando o mix de produtos e dando ao consumidor essa opção tão valiosa de compra.

Existem fornecedores especializados na linha de processados e oferecem produtos a vácuo, pré lavados e higienizados.

Os legumes e verduras são os mais vendidos, já as frutas não tem tanto essa procura mais também vem agradando o gosto do consumidor.

A exposição dos produtos processados podem ser bem exploradas com ações em bancas expostas fora da refrigeração no caso de promoções.

Em último caso, o próprio sacolão pode também produzir a sua linha de legumes processados. Já existem máquinas de pequeno porte no mercado para esse tipo de atividade. Porém, o ideal é ter um fornecedor que conta com uma linha mais completa e mão de obra especializada.

Os produtos mais procurados dentre os legumes e verduras são: couve manteiga fatiada, cebolinha, salsa picada, vagem picada, mix de cenoura, vagem, repolho, yakissoba, abóbora fatiada, acelga fatiada, quiabo fatiado, mandioquinha fatiada etc.

Dentro da linha de processados existe os agregados que compõem mais de um produto em um só. Exemplo disso são os produtos: Kit sopa, minestrone, jardineiras, salada primavera, sukiaki, yakissoba, tropicália, mix de legumes etc.

 

Porque não posso deixar faltar legumes e verduras processados no hortifruti?

O principal motivo de não deixar faltar a linha de produtos processados em seu comércio é a alta procura do consumidor para esses produtos. A tendência do mercado de consumo brasileiro é acompanhar o mercado externo como o dos Estados Unidos por exemplo, os chamados Grocery Store e para nós os hortifrutis. De acordo com pesquisas do Instituto de Pesquisa Agrícola, nos anos de 1970 a 1995  o consumo de vegetais passou de 64 para 140kg / hab./ano. No total de gastos com alimentos, o percentual de produtos frescos é em torno de 10% nos EUA, 13% na França, 11% na Alemanha, 25% na Itália e 20% na Holanda. No mercado Norte Americano em 2006 mesmo estando muito adiantado neste ramo do que no Brasil, apresentou crescimento 7,2% em saladas prontas, 11,5% em hortaliças e 18% em frutas. Os produtos minimamente processados tem valor agregado muito alto, tanto para o fornecedor quanto para o varejista.

 

 

A Mudança no fornecimento se torna mais rentável

Negócio para agricultura familiar

Negócio para agricultura familiar, clique e confira!

Uma boa alternativa para quem é produtor rural/urbano e que fornece para redes de supermercados, varejões, sacolões e hortifrutis, os produtos in naturas, é investir na distribuição dos produtos processados. O investimento inicial não é tão alto se começar com um maquinário de pequeno porte para produções pequenas. Serão necessários para iniciar o investimento:

 

  • a) Máquina fatiadora em torno de R$ 2.500,00
  • b) Seladora empacotadora 30cm em torno de R$ 400,00
  • c) Embaladora para bandejas em torno de 450,00
  • d) Máquina a Vácuo tipo Cryovac 4.000,00
  • e) Embalagens plásticas, filme resinite e bandejas.

A atividade poderão ser em paralelo, ou afunilar para só esse tipo de fornecimento, tudo dependerá da operação disponível.

Eu particularmente penso que o futuro do hortifruti são os produtos minimamente processados que logo substituirá  a grande venda em massa dos produtos in natura. Começou com as verduras e agora com o crescente espaço dos legumes e logo também as frutas.

Legumes e Verduras Processados dentro do hortifruti

Legumes e Verduras Processados dentro do hortifruti

Comentar com o Facebook

4 Comentários para Legumes e verduras Processados

  • Ana Paula Gustavo Marcondes  Diz:

    Boa tarde

    Vocês poderiam me indicar alguns fornecedores de legumes e verduras minimamente processados, do estado do Rio de Janeiro

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ana Paula tudo bem?
      Nenhuma instituição ou empresa mantém o site hortifrutivarejo.net, ele é mantido com renda pessoal, portanto, só poderia citar aqui empresas parceiras que patrocinam o site de alguma forma com qualquer propaganda. E infelizmente no momento, nenhuma empresa de Minimamente processados do Rio de janeiro tem mantido parcerias com nosso site. Seria anti-ético da minha parte indicar empresas que não tem vínculo com nosso trabalho e se beneficiariam do site para conseguir clientes.

      Abraços.

  • Nahor Rosa  Diz:

    Bom dia

    Os senhores teriam alguma empresa para me indicar sobre esses pré-preparo de legumes e verduras, pode ser em São Paulo-SP.

    Grato

    Nahor

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nahor tudo bem?
      Há dois fornecedores que atendem São Paulo que tem produtos de qualidade Hasegawa Legumes e Verduras e Cooperativa Agropecuária Caísp. Mais você pode verificar na região onde queira atuar e pesquise fornecedores locais, pois hoje já existe uma expansão muito grande desses produtos pré -lavados.

      Abraços.

Comentário