Frutas que não podem faltar no verão de 2017

Frutas que não podem faltar no verão de 2017

 

 Falando de quais frutas que não podem faltar no verão de 2017 , até parece que o varejista anda deixando de comprar frutas no verão, não é verdade? Mas o que trago aqui é algumas dicas bem proveitosas para vender determinadas frutas neste verão de 2017, que a um bom tempo não entravam em ofertas abundantes, e que neste final de fevereiro vem apresentando ótimas ofertas no mercado brasileiro.

 

Quais frutas apostar no verão de 2017

 

Muitos gerentes e donos de hortifruti me escreveram neste início de ano de 2017, espantados com a alta de produtos, que geralmente, estão com os preços mais baixos no verão e tem boa disponibilidade no mercado. As dúvidas, eram bem parecidas e até unânimes com relação a este tema. Depois do dia que postei o artigo, onde dizia da alta de alguns produtos de hortifruti (seja no link), as dúvidas diminuíram. 

Com a saída de cena das frutas mais tradicionais e mais em contas no verão, como é o caso da melancia, manga tommy, laranjas e bananas, neste início de 2017, o jeito, é apostar nas frutas que estão em evidência e com boa oferta na praça. Isso vale para o consumidor, que poderá substituir as frutas mais caras, por outras mais em conta. Já o varejista, não é diferente. Ele pode equilibrar suas vendas e até mesmo melhorar o faturamento.

E quais são essas frutas ?

Vamos ver…

 

Goiaba Vermelha e Goiaba Branca

 

As goiabas estão com excelentes ofertas neste início de 2017. Diversos fatores contribuíram para que a fruta tivesse boa qualidade e boa oferta neste início de 2017. Um dos principais fatores, é que alguns produtores vem conseguindo cultivar a colheita quase que o ano todo, aumentando assim, a disponibilidade maior da fruta no mercado.

Quem vai ajudar o consumidor a comprar mais a goiaba vermelha ou branca, são os varejistas que precisam ter pré-disposição e estratégias voltadas para cada produto individual, suas sazonalidades, disponibilidades e safras.

Há diversas formas para se promover um produto e torna-lo em evidência em um hortifruti. Uma delas, é melhorar o volume de compras, aumentando a exposição do produto de forma adequada, fazendo propagandas e merchandising. Confira melhor sobre esse assunto em outros artigos : Como fazer exposição agressiva e exposição controlada, como vender mais hortifruti, como fazer uma propaganda no hortifruti.

 

Frutas que não podem faltar no verão de 2017

Produtores de goiaba. Foto: http://www.jornalregional.com.br

Uvas nacionais

 

As uvas nacionais estão com boas ofertas neste verão de 2017. Tudo porque houve grande entrada de uvas importadas do Chile, distribuindo assim, ofertas no mercado. 

Outro fator importante para a boa oferta das uvas nacionais em 2017,  foi a prolongação do frio no ano passado, contribuindo com maior tempo de colheita em algumas regiões de cultivares no sudeste.

Cabe assim ao varejista, repassar boas ofertas e explorar as uvas de maneiras mais “agressiva” em suas lojas.

 

Limão Tahiti

 

O limão é uma fruta de preferência nacional e tem boa venda em todos os lugares do Brasil. A fruta vem apresentando boas ofertas e disponibilidade no mercado, fazendo assim, os preços caírem neste fevereiro de 2017. 

É importante o varejista impulsionar a venda do limão nesta época do ano, onde o consumo é mais elevado.

 

Abacate Geada

 

abacate geada

Outra fruta que esteve a maioria dos meses em alta no ano passado é o abacate. Já este ano, algumas regiões vem apresentando boa oferta, em especial, o abacate geada, onde  altas concentrações da colheita, vem garantindo a oferta ao produto.

Mas essa boa disposição tende a encerrar um tanto rápido, pois a disponibilidade é parcial, ou seja, bem regionalizada.

Conheça melhor, as qualidades dos abacates no artigo: Como comprar ou escolher abacates.

 

Mamão Papaya e formosa

 

Os produtores de mamão, tem investido maciçamente para melhorar a produtividade e a expectativa para bons preços e maiores disponibilidades,não só no início de 2017, mas para todo o ano, é muito grande.

Na minha opinião, acho um tanto difícil que o preço do mamão se mantenha estável o ano todo. Isso porque, há grandes importações da fruta. Apesar de, o mamão ainda estar com ótimos preços neste finalzinho de fevereiro, acredito que em meados do inverno, a fruta tende a se valorizar e subir um pouco.

É importante o varejista se empenhar para promover grandes vendas da fruta e estabelecer melhor o faturamento para compensar a alta dos outros produtos.

 

 Espero ter ajudado

Um abraço. 

 

Comentar com o Facebook

2 Comentários para Frutas que não podem faltar no verão de 2017

  • Adriele Santos  Diz:

    Rogerio, parabéns pelo grande Gestor que vc é!!!
    Estou buscando informações sobre esse ramo de hortifruti para que futuramente abra meu próprio negocio, tenho experiencia na franquia de restaurantes Giraffas, e atualmente trabalho na Le biscuit vou fazer 4 anos, estou no 3 semestre de Gestão comercial, onde nas próprias atividades, me surgiu a ideia de empreender!
    Meu esposo ficou 10 anos na rede Wallmart(Bom Preço), atualmente tambem trabalha na Le biscuit, e juntando a experiencia dele e criatividade em fazer exposições com mercadorias maravilhosas me surgiu a ideia do hortifruti. espero que um dia volte aqui no seu blog como proprietária de minha própria empresa.
    Seu blog é 100% completo!! Parabéns mais uma vez, e Sucesso para todos nois..

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Adriele tudo bem?
      Obrigado pelo seu elogio, é muito gratificante saber que o blog tem ajudado milhares de brasileiros como você que tem dentro do coração um sonho a se realizar. Fico feliz e como tenho participado de sonhos e inaugurações de loja de vários empreendedores, espero que participe do seu projeto também.
      Grande abraço e sucessos.!!!

Comentário