Frutas e legumes fracionados

Frutas e legumes fracionados

 

Devido as adaptações de compra e o comportamento de consumo das famílias brasileiras, o mercado varejista de hortifruti vem se adequando ao perfil de compra dos consumidores e um novo seguimento vem tomando espaço de venda, são as frutas e legumes fracionados. Seguir esse ritmo é importante para continuar vendendo e ultimamente o que mais está em alta no setor são as frutas e legumes fracionados. Hoje as famílias estão cada vez menores e compram o necessário para o consumo semanal, a procura por porções menores de produto aumentou . Por exemplo:

Um casal ao realizar a feira da semana, optam por comprar 1/4 de melancia, 1/2 melão amarelo, 1/2 abóbora seca, e 1/2 repolho verde, todos encontrados em um só lugar. Esse tipo de serviço cresceu muito e não te-lo no hortifruti  é um pecado capital. Frutas e legumes cortados parcelam o preço do kg pela metade trazendo a percepção de oferta.

O importante para o serviço de fracionados no hortifruti é não reaproveitar produtos que já foram retirados da área de venda. Ao fracionar os produtos deve-se observar os seguintes passos:

Higienização e corte dos produtos: Primeiramente escolha os melhores produtos  para o fracionamento. Grau de maturação, cor e frescor . Em seguida, lave a casca com água diluída em solução sanitária para FLV. Enxague retirando os resíduos e faça o corte com faca bem afiada. Os melões precisam ser cortados girando suas laterais  para não afetar as sementes e amargar o fruto. As melancias e abóboras podem ser cortados tradicionalmente partindo por inteiros ao meio.

A exposição dos fracionados precisam ser expostos em balcões refrigerados de 0 a 10Cº, uma vez que o produto não são mais 100% in natura e foram alterados na sua porção nutricional.

Padrão de rotulagem: Outro ponto que não pode passar despercebido é a rotulagem dos fracionados que precisam conter: data de embalagem, data de validade, tabela nutricional. A tabela nutricional pode ser adquirida na internet ou feita por uma nutricionista.

frutas e legumes fracionados

Exposição de frutas e legumes fracionados

Comentário