Equipamentos para montar um hortifruti

FLV store HF Varejo

Equipamentos para montar um hortifruti

 

Uma das dúvidas mais frequentes dos futuros empreendedores que desejam ingressar no ramo de FLV é saber quais equipamentos fazem parte para a montagem de um hortifruti, principalmente para quem não está habituado dentro do ramo do varejo.

Mas se pararmos para analisar o mundo das frutas legumes e verduras, é só lembrarmos das feiras livres espalhadas pelo Brasil e veremos o que basicamente compõe toda sua estrutura, bancas e barracas.

 

Quais os principais equipamentos para montar hortifruti

 

Bancas

Quando falamos de equipamentos para a montagem de uma loja de hortifruti, me refiro aos principais equipamentos que compõem para um funcionamento básico do FLV.

Inicialmente, é importante priorizar as bancas e vascas para exposição das frutas legumes e verduras. São elas que vão dar o molde da exposição de produtos. Quanto mais otimizada e melhorada, melhor o aproveitamento de exposição, venda e diminuição de perdas.

As bancas e vascas estão totalmente ligadas com a estética da loja, mas também estão ligadas ao percentual de percas do negócio.

Existe bancas comercializadas hoje no mercado que já estão ultrapassadas e podem prejudicar o bom desenvolvimento de uma operação rentável. Elas podem apresentar alguns inconvenientes: 

  • Aceleram a maturação dos produtos;
  • Aumentam a contaminação dos produtos;
  • Empobrecem a exposição e dificultam as higienizações;
  • Seus tamanhos dificultam a apresentação em alguns locais;

 Tudo isso precisa ser evitado com a escolha de bons equipamentos que venham garantir a vida útil dos produtos por um período maior de tempo dentro da área de venda. Por outro lado, há também alguns modelos de bancas que otimizam todo o processo na cadeia operacional, melhorando os resultados no setor.

 

Balcões refrigerados

 

Outra classe de equipamentos importante dentro do segmento de hortifruti são os balcões refrigerados para exposição de folhagens, frutas e legumes embalados, produtos fracionados, verduras e legumes processados e frutas nobres sensíveis, que necessitam de locais de exposição com temperaturas mais baixas e amenas.

balcão refrigerado HF Varejo

Expositor refrigerado.

 

Há diversos tipos de balcões e geladeiras para hortifruti no mercado. Os mais comuns para o hortifruti, são os balcões abertos de auto-serviço facilitando a escolha dos clientes.

Um hortifruti que venha explorar segmentação de produtos, a escolha bem feita é com relação aos expositores congelados, servindo para produtos como: Polpa de fruta congelada, vegetais congelados, pratos prontos congelados, carnes entre outros produtos.

Existem diversos tipos e modelos de expositores refrigerados e congelados. Há modelos verticais, horizontais, ilhas, com portas ou sem portas etc. A escolha dos refrigeradores depende da necessidades do negócio, levando em consideração os espaços na área de venda e investimento.

 

Escolha de equipamentos

 

A escolha de equipamentos para um hortifruti depende de vários fatores iniciais que precisam ser levantados em consideração como:

  • Tipo de negócio dentro do segmento;
  • O público alvo do local;
  • O tamanho do local;
  • O tamanho do valor do investimento;

Partindo desses princípios podemos ter noções da escolha dos equipamentos para a instalação de uma loja de hortifruti. Claro que cada investidor sabe o montante do qual pode em um determinado momento investir. Há espaço para todos e equipamentos de todos os gostos.

É claro que assim como cada um pode construir um imóvel de acordo com suas condições, uma empresa também pode se medir de acordo com o tamanho do seu investimento inicial. O investimento inicial vai ser fator determinante para as escolhas dos móveis e expositores do FLV.

Alguns sacolões e supermercados já estão renovando seus equipamentos ultrapassados e reformando o HF. Outros, preferem continuar com expositores antigos da época em que inauguraram seus supermercados ou sacolões, sem darem importâncias com a modernização e customização do local.

Já vi muitos varejistas utilizarem mesas e bancos de madeira como expositores de hortifruti (Veja a foto). Não deixa de ser uma boa opção pra quem está com um investimento inicial relativamente baixo, mas tudo tem uma depreciação ou vida útil. Até mesmo porque precisamos pensar como empresa e crescer, expandindo os negócios. Então porque não reformar e trocar de equipamentos ?

as funções e cargos no hortifruti

Banca de FLV pré moldada de madeira.

Outro equipamento bem usado são as bancas pré-moldadas e revestidas de madeira. As mais modernas, já possuem tampões de plásticos polietilenos para evitar a contaminação dos produtos. O inconveniente dessas bancas é que já são produzidas para uma determinada quantia de produtos sem poder modificar o espaço desejado de exposição. Em alguns locais elas podem tomar muito espaço, pois são bancas centrais.

 

Outro tipo de banca e vasca para hortifruti que está em alta no mercado hoje, são as bancas sob medidas para qualquer estabelecimento. Fabricadas com material metálico e inox, otimizam a operação facilitando a exposição de produtos com divisórias que podem ser removidas, obedecem o empilhamento máximo de mercadorias, além do mais, o tampão sendo de inox, possui uma temperatura bem amena para que os produtos fiquem expostos sem abafa-los, contanto também com uma estética muito moderna.

Clique para ampliar

Equipamentos para montar um hortifruti

Gôndola metálica de inox. Geração Premium. Equipamentos para montar um hortifruti

 

Clique para ampliar

banca armário de hortifrtui

Bancas armários sob medida. Equipamentos para montar um hortifruti

 

As gôndolas por sua vez, são mais genéricas e basicamente as mais comuns atendem as necessidades do mercado. Na seção de hortifruti, elas são bem usadas para expor ovos, e outros tipos de produtos agregados ao setor, como a mercearia e empórios por exemplo.

Hoje em dia um modelo mais conceituado de loja de hortifruti é a pesagem direto no caixa, onde facilita a vida do cliente e também reduz custos com mão de obra no setor. Pensando nisso, aí entra a necessidade de se ter check-out na saída da loja.

Bom pessoal, espero te ajudado um pouco nesta questão de equipamentos para montar um hortifruti. Essas dicas serve também aos varejistas que desejam reformar suas lojas e escolher os melhores equipamentos que vão adequar as necessidades do empreendimento de hortifruti.

Mais dúvidas e ajudas, deixe os comentários.

Grande abraço!

Comentar com o Facebook

2 Comentários para Equipamentos para montar um hortifruti

  • elis regina fonseca  Diz:

    tem como vc manda foto e expositor de flv para mim

Comentário