Como ganhar dinheiro com hortifruti

ganhando dinheiro

Como ganhar dinheiro com hortifruti

 

Quando se fala em ganhar dinheiro, opa!ficamos muito atentos e interessados, porém apreensivos no que diz respeito a iniciar o próprio negócio. As dúvidas pairam muito sobre as pessoas e as deixam com muito medo de apostar em algo que possa não dar certo.  O negócio é pesquisar bastante e fazer o que gosta. Sei como é difícil largar o certo pelo duvidoso, mais o duvidoso pode ser a opção certa. Então, aqui neste artigo deixo algumas ideias de como ganhar dinheiro com hortifruti tanto para quem já está no ramo de HFs ou para quem quer iniciar. Em todo o artigo, há palavras escritas de verde que te levará a outros do blog que estão relacionados a como montar um negócio na área de hortifruti, ganhando dinheiro com baixo investimento.

Aproveite, espero que goste.  

 

Estratégias e idéias para quem já está no ramo

  • Segmentação de produtos: Uma boa alternativa para elevar os resultados esperados de como ganhar dinheiro com hortifruti é aumentar as opções da gama de produtos oferecidos no seu hortifruti. Comece aumentando o mix de produtos do próprio seguimento como: Sucos de frutas orgânicos, ovos orgânicos, frutas secas, legumes pré-cozidos, farináceos, fécula de mandioca (massa para tapioca), sucos naturais como de milho por exemplo. Claro, comece aos poucos para familiarizar seus clientes e assim verifique qual será o tempo de aceitação.
  • Fracionados como fast-food: Como comentado anteriormente nos artigos: fracionados no hortifruti e verduras e legumes processados, a grande e alta tendência de compra do consumidor brasileiro é a praticidade na hora da compra e também do consumo. Há muitas pessoas que preferem ir ao trabalho com suas sobremesa preparada em um “potinho” ou então, já compram o abacaxi descascado em rodelas pronto para comer. Partindo desse princípio, então porque não explorar esse nicho de mercado e investir em produtos cada vez mais práticos com alta rentabilidade? Além disso, você pode também produzi-los. Há uma diversidade como: saladas de frutas, morangos cortados,  melões e melancias em cubos etc. Só não se esqueça das condições sanitárias para a manipulação desses produtos, identificação nutricional e local adequado são cuidados básicos.Calma! não desanime, você pode conseguir rótulos nutricionais por profissionais da área ou até mesmo pela internet. Aliás, esse é tema de outro artigo no site como: como ganhar dinheiro vendendo frutas  que conta com mais detalhes o mundo das frutas e seus serviços.

como ganhar dinheiro com hortifrutiBalcão de sucos orgânicos e frutas fracionadas

 

  • Diversificação de produtos e serviços: Atualmente no mercado brasileiro há um recente nicho de mercado intermediário entre as feiras livres  e as redes de supermercados. É um público muito exigente que prefere atendimento diferenciado e muita qualidade com produtos segmentados e muita rapidez. Uma boa alternativa é migrar para atender esse tipo de cliente, porém, isso vai precisar de um bom investimento para agregar valor na diversificação dos produtos. Comece a vender por exemplo, produtos de consumos diários como: iogurtes, sorvetes, carnes e congelados, criando assim um pequeno empório dentro do seu hortifruti.  Antes de começar a diversificar, certifique-se que o seu hortifruti é o foco de negócio com excelência ou não irá conseguir transformar sua quitanda em um hortifruti varejo para ganhar mais dinheiro.

Grandes redes focadas em vender hortifruti no Brasil que hoje são bem conhecidas, partiram para esse nicho, se destacando no mercado e tomando espaço até mesmo das grandes redes de supermercados, como é o caso por exemplo, do Grupo Hortifruti e OBa Hortifruti.

  • Lanchonete integrada: Quando você vai na feira livre, logo já reserva um dinheirinho para o pastel não é verdade? Pois é,  mais qual a diferença do seu hortifruti para a feira livre? Nenhuma. A não ser a barraca de pastel. Uma boa ideia para quem disponibiliza de um espaço físico é a criação de uma pequena lanchonete dentro do hortifruti.  O local não precisa ser grande, mais a variedades de lanches, salgados, pasteis e sucos podem ser bem caprichas para que se ganhe dinheiro.  Antigamente, as grandes redes como Carrefour e Extra, tinham dentro do setor de FLV as barracas de pasteis fritos na hora, que na minha opinião, é uma grande sacada, porém, devido a visão de alguns gestores dentro do formato hiper, forçou a ser extinta. Essas e outras ideias são comentadas também no artigo: Como vender mais hortifruti

 

barraca pastel ganhando dinheiro com hortifruti

Lanchonete no centro do FLV. Uma tática para aumentar os ganhos no hortifruti.

 

  • Serviço Delivery: Outra forma de aumentar os ganhos no hortifruti é oferecer serviços online onde o cliente faz o pedido por meios virtuais ou até mesmo através do telefone. Crie uma página na internet de hortifruti tipo catálogo virtual e estruture pessoas e veículos para o serviço, fazendo a entrega direto na casa do cliente. Essa metodologia, ainda precisa muito ser amadurecida no Brasil, principalmente de produtos perecíveis. Já existe uma parcela de consumidores que estão optando por não sair de suas casas escolhendo comprar pela internet. Confira mais especificamente sobre esse assunto no artigo: Como ganhar dinheiro com frutas

 

Estratégias e idéias para quem quer entrar no ramo

Para quem quer entrar de cabeça ou mesmo que devagar neste ramo promissor está indo pelo caminho certo. Basta apenas dedicação, esforço e estudar bem as técnicas de perecíveis.  Em outro artigo, falei de dicas básicas de como montar um sacolão e com certeza vai dar uma boa clareada pra você que pretende abrir o próprio negócio.

Como qualquer outro ramo de atividade, este também tem os seus riscos, porém, o que precisamos fazer, é diminuir o impacto desses riscos pois eles nunca serão eliminados.

Separei aqui algumas dicas bem legais para você que está com um pequeno capital e pretende investir e saber como ganhar dinheiro com hortifruti:

  • Montando um sacolão: Como mencionei acima, há um artigo bem completo de como montar um sacolão que vai esclarecer dúvidas sobre esse negócio, sugiro que confira as dicas. Claro, que também estou aberto a qualquer dúvida e ficarei feliz em responde-los.

Bom, voltando ao assunto, precisamente não vou falar de um valor pré-definido de investimento para se começar um hortifruti. Há diferentes maneiras de se começar um negócio. Então, supondo que você tenha um salão comercial próprio e vai iniciar o seu sacolão com duas bancas e uma balança. Por isso, não vamos conseguir falar de valores, sem fazer o plano de negócio e levantar todos os dados necessários do empreendedor. Sugiro dar uma olhadinha no artigo: investimento inicial para montar um hortifruti. onde detalho passo-a-passo do investimento inicial. Digamos que ganhar dinheiro com hortifruti vai partir da criatividade de cada um e determinação seguindo as prioridades fundamentais do negócio.

  • Montar uma pequena distribuidora de hortifruti: Para quem pretende investir em algo mais ousado, é apostar em uma distribuidora de produtos de hortifruti. Basicamente é como ter qualquer outra pequena distribuidora, você será o ponto de canal entre o produtor e as redes de quitandas, supermercados, mercados, sacolões etc. O negócio é muito rentável, pois dependendo da localização, você não terá concorrentes diretos, pois existem cidades muito distantes dos CEASAS  e consequentemente são prejudicadas pela logística desse ramo. Pretendo em breve comentar em um só artigo como montar uma distribuidora de hortifruti.
  • Freelancer de compras para hortifruti: Talvez o nome não soa conhecido, mais a profissão já é bem antiga.  Ser um comprador freelancer nada mais é do que a pessoa que faz as compras de hortifruti dentro dos CEASAS e revendem ou distribuem para supermercados, mercados, restaurantes SPAs Etc. Basicamente, para iniciar neste ramo você vai precisar de duas coisas bem fundamentais: Uma boa experiencia dentro dos centros de abastecimentos e um veículo para o transporte. O investimento é baixo, entrará com sua própria mão de obra inicial e caso necessário um ajudante, em seguida, basta desenvolver os clientes em potenciais que desejam terceirizar este tipo de serviço. 

 

  • Vendas online entregas Delivery:  Um negócio muito novo no Brasil mais que promete ainda um crescimento expansivo devido ao crescimento do e-commerce, é trabalhar com uma loja virtual de hortifruti.  A estrutura é mais diferenciada e delicada e o investimento não é tão baixo. A sacada deste negócio é justamente o acompanhamento do  crescimento do mercado digital, uma vez que sairá na frente com um tipo de serviço inédito talvez em sua cidade ou região. Esse tipo de negócio pode ser trabalhado com quase zero de estoque, por permitir que trabalhe sob encomendas.

 Gostou das dicas? A cada semana temos novos tópicos de diferentes temas.

Precisam de consultoria empresarial ?

Entre em CONTATO conosco, ou na ferramenta Tire dúvidas.

Comentar com o Facebook

104 Comentários para Como ganhar dinheiro com hortifruti

  • Rita Bispo  Diz:

    Olá Rogério Prado, gostei muito de suas dicas e preciso de sua ajuda, tenho grupo de amigos que planta (agricultura familiar) já participam de uma cooperativa mas é bem simples e não consegue suprir as necessidades dos cooperados e devido a esta situação eles querem vender em outras cidades maiores que a deles pois toda população vive da agricultura. Onde posso oferecer esses produtos para que eles tenha uma rentabilidade maior sem ter atravessadores?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Rita tudo bem?
      Obrigado pelo seu comentário. Dependendo da região que os seus amigos estão, isso pode ser de grande interesse diretamente para o varejo, ou seja, à sacolões, hortifruti e supermercados que poderão ter preços melhores. Passe a localização por inbox CONTATO (contato@hortifrutivarejo.net) que poderei verificar se tenho contatos de empreendedores próximos a esta região.
      Abraços.

  • Nágila souza  Diz:

    Olá tudo bem? Adorei as dicas tenho uma academia de musculação e gostaria de abrir um hortifruti ao lado já tem um ponto e não vou paga aluguel vc acha que seria legal ? Nesse bairro onde moro já tem um hortifruti o que eu poderia fazer pra me diferenciar?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nágila tudo bem?
      Um grande diferencial já começa em ter a academia sua do lado do seu hortifruti. Agregue o marketing para uma alimentação saudável rica em FLV, incentivando os alunos da academia à consumir o hortifruti, crie promoções de fidelidadeve descontos aos alunos. Visite o concorrente e veja o que ele tem dificuldade de oferecer. Caso necessite de ajuda técnica entre em contato conosco no link Tire dúvidas.
      Abraços.

  • leandro  Diz:

    Bom dia Rogério suas dicas são fantásticas, adorei, então trabalho no ramos de flv a 15 anos já vendi atacado cerca de 10 anos como gerente geral de uma multinacional no Ceasa, em 2013 abri a minha própria loja dentro do Ceasa 1º negocio meu, caminhei bem nos 2 anos ate fechar por pegar grise econômica e muitos clientes fechar e assim eu tb, logo depois abri um hortifrúti em um ótimo local que não tinha nenhum ponto de comercio em cerca de 10 quarteiroes, mais como sempre abriu uns 5 concorrentes fazendo minhas vendas despesarem cerca de 50% vendo o cenário decidi vender o hortifrúti e desde então estou estudando montar uma distribuidora e agregar produtos orgânicos tb pois a minha experiencia em flv tive bastante procuras pelos produtos por serem vendido só online como disse em outros comentários e os clientes gostam de estar escolhendo.
    vendo isto e sabendo o publico especifico deles gostaria um comentário sobre feiras dentro de condomínios pois tenho umas propostas sobre isso e gostaria de saber como funciona para dar certo pois adoro esse ramo, e não pretendo sair dele abço e parabéns pelo post

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Leandro tudo bem?
      Obrigado, e espero que o blog lhe ajude com muitas ideias e dicas. Como você mesmo tem dito, as dificuldades para quem é o dono do próprio negócio sempre aparece, cabe o empreendedor agir e tomar as devidas ações necessárias para driblar os fatores externos. O que não entendi é o seu novo projeto, pois você me disse no início em montar uma distribuidora e logo acrescentou trabalhar com feiras em condomínios. O meu comentário a respeito das feiras dentro de condomínios é muito favorável. É um nicho de mercado bem centrado e excelente. Os moradores de condomínios é um público que desde a opção de uma moradia busca tudo dentro do condomínio, como lazer, esportes e porquê também não buscar alimentação? Se Você pensa e tem a oportunidade de atuar nisso, aprimore a ideia e vai ter com certeza muito sucesso.
      Abraços.

  • Suelen Siqueira  Diz:

    Olá boa noite. Eu e meu esposo fomos demitidos, trabalhávamos na aérea da saúde e buscamos uma mudança radical em nossas vidas profissionais. Estamos com a ideia de fazer um delivery de frutas e verduras. Minha mãe tem um espaço bom nos fundos de sua casa, é muito burocrático em questão de alvará? Queremos montar kits de frtuas e verduras e levar até a pessoa. É necessário quanto mais ou menos de investimento inicial?
    Obrigada.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Oi Suelen tudo bem ?
      Lamento o fato da demissão. Momento delicado, mas que pode ser o ponto inicial para novos horizontes. Essa tendência de delivery é alta, pra você ter uma ideia, estou abrindo esse negócio e creio que em breve já está funcionando. Não é burocrático, sugiro que inicie com a abertura de empresa MEI que é tudo mais simplificado. O investimento não é tão alto, levante as necessidades desses gastos:
      1 – Qual será o canal de venda? loja virtual (site );
      2- Equipamentos : Embaladora filmes PVC – Máquina vácuo e sacolas, balança;
      3 – Veículos: Transporte e entrega;
      4 – agregação do produto a marca; ( etiquetas, sacos personalizados)
      Dê uma olhadinha no post : Como montar uma loja virtual de hortifruti
      Abraços.

  • wanderson  Diz:

    ola meu hortifruti caiu as vendas 40 por cento cera que minha margem de lucro ta muito alta coloco 80 por cento como posso melhora?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Wanderson tudo bem?
      Primeiro, você já analisou e viu se o motivo da venda cair 40% foi em relação ao alto preço do FLV? Se esse for o motivo principal, pratique margens mais flexíveis, ou seja, mexa em todas as margens, algumas maiores outras menores. Outra coisa, é conseguir melhores preços com os fornecedores, pra que você também possa trabalhar melhor as margens. Pratique outras ações para conquistar novamente as vendas. Dê uma olhadinha neste artigo: Como vender mais o hortifruti
      Abraços.

  • Giovanni santos  Diz:

    Boa tarde, estou muito empolgado com esse segmento, tendo em vista que ainda e um mercado que se pode explorar muita coisa, e também oferecer muitos serviços diferenciados dos concorrentes, assim como a ideia da venda online, a chance de isso dar certo e realmente muito grande, mas tenho uma dúvida, eu sou de são paulo capital, no meu bairro não existe muitos htf, acho que existe um ou dois, mas todos distantes uns dos outros, qual seria o investimento inicial de um negocio como esse?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Giovanni tudo bem ?
      Que bacana que esteja empolgado, isso é muito importante. Um investimento inicial é nuito complexo, temos que saber qual a proporção do seu hortifruti, ponto comercial, etc… Faça uma coisa, levante o dados necessários para iniciar o investimento. Dê uma olhadinha neste post. Qual o investimento inicial no hortifruti.
      abraços.

  • Ana  Diz:

    olá Boa noite a uns três meses abri um hortifruti em meu bairro… onde antes havia somente uma mercearia que tem somente o básico em legumes e frutas no começo primeiras semanas tudo como esperado faturamento bom etc…só que agora por momento está muito fraco ganho no dia entre 100 há 150$ estou muito p reoucupada com o que está acontencedo pouco movimento poucos clientes pouco faturamento nem pra cobrir as despesas está dando fora que tem dias que saem mais perdas do que venda…. clientes querendo comprar somente no F… fico me perguntando o que tem de errado muito desanimador o que estou passando não sei mais onde buscar forças e ideias… achei o seu blog e adorei muito bom gostaria de saber se vc pode me ajudar ou caso vc presta consultoria….. ficarei muito grata obrigada pela atenção!!!!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ana tudo bem?
      Ana, um empreendimento as vezes sofre momentos de altos e baixos e de acordo com o seu comentário, você abriu o negócio faz 3 meses, é muito recente pra você estar desanimada, é preocupante não só o fato dos negócios não está indo de acordo com seu objetivo, mas sim, se você quer realmente empreender. Eu sei que é difícil o dinheiro não aparecer, mas o sucesso do negócio também depende da sua disposição e ânimo para seguir. Há determinados negócios que dependendo do valor do investimento levam mais de 1 ano e meio para recuperar os investimentos. Por isso, é importante programar um capital de giro para os primeiros meses do negócio.
      Caso queira, presto sim consultorias, fico a disposição. Tire dúvidas.
      Abraços.

  • Leonardo Faria  Diz:

    olar suas dicas sao muito valioza tem dicas sobre legumes minimamente processados.

    obrigado

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Leonardo tudo bem?
      Obrigado, que bom que tenha gostado, tem um post que fala de minimamente processados, veja algumas dicas em: Minimamente processados.
      Abraços.

  • joão batista dos anjos  Diz:

    Bom dia Rogerio, gostei muito de suas orientações.
    Estou estudando a implantação de vendas hortifrúti em ônibus varejão em condomínios fechados. Tem alguma orientação nesse seguimento.
    Obrigado! João batista..

  • Paulo Berdian  Diz:

    Boa Tarde,
    Gostaria de uma dica de como iniciar no ramo de produção de hortifruti, em estufas!!
    Disponho de um espaço de 2 hectares, e gostaria de iniciar meu negocio proprio!!
    abarço

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Paulo tudo bem ?
      Infelizmente não sou da área agrícola e produção, não posso te dar uma orientação.
      Abraços.

  • Cristian Bourscheit  Diz:

    Bom dia! Estou pensando em revender FLV compradas no Seasa de porta em porta, pois moro no interior onde a população idosa é grande e o comércio um pouco distante. Facilitando a dona de casa ao não ter que sair. O que acha da idéia? Obrigado pela atenção.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Cristian tudo bem?
      É uma ótima ideia vender a PAP, só aprimore sua ideia. Você pensa em abrir uma empresa? vai investir? qual o canal de venda?
      Leia os artigos no blog que vai te ajudar.
      Abraços.

  • Betânia  Diz:

    Olá Rogério , tenho muita vontade de montar um sacolão no meu bairro , pois moro á duas quadras do centro da minha cidade e no bairro não tem nada , e é uma região de pessoas idosas, mas tenho medo de fazer o investimento.Emfim , gostaria de suas orientações refente valores para abrir esse tipo de negócio e conseguir manter aberto .

    Grata !

    Betânia

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Betânia tudo bem?
      O medo de um investimento é perigoso para o investidor. Na minha opinião, antes de montar qualquer coisa, é preciso acreditar e confiar no que faz em si mesmo, depois entra a parte de valores e gastos. Dê uma olhadinha no post. Investimento inicial para montar um hortifruti.
      Abraços.

  • sandra  Diz:

    Estou pensanto em abrir uma quitanda em minha garagem ,o meu bairro tem poucos mercados e muitas casas qual seria o investimento? O ramo de hortifrutis ainda e rentável?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Sandra tudo bem?
      Tome muito cuidado com o ponto comercial escolhido. Ele precisa ter fluxo de pessoas, carros, e de fácil acesso e percepção. O ramo alimentício, é último a entrar em crise, então trabalhar nele é rentável.
      Dê uma olhadinha no post. Investimento inicial para montar um hortifruti.
      Abraços.

  • Rafael  Diz:

    Boa Noite. Quero lhe parabenizar por este serviço de orientação inicial tão essencial e escasso na internet para este ramo!
    Estou apurando informações sobre a abertura no primeiro momento de um sacolão ou um pequeno hortifruti na minha cidade? aliás, há de fato alguma diferença entre as duas atividades? Na sua experiência é possível mesmo não tendo ponto próprio (sim, locado), e com pouco capital, onde neste negócio terei que comprar toda a estrutura, e ainda realizar o primeiro pedido sem contar o capital de giro que é necessário para manter a empresa, esta sobreviver e prosperar? Tem alguns sites para assistirmos vídeos ou baixarmos apostilas sobre o assunto?
    Muito me agradei na sua resposta para o silvano onde você diz:
    “Mandarei no seu email uma listagem de materiais básicos, e valor médio deles.”
    É possível você também enviar este material para mim? Desde já te agradeço.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Rafael tudo bem?
      Obrigado e espero estar ajudando de alguma forma. Os nomes hoje, hortifruti e sacolão se igualaram, mas da década de 80 e 90 um sacolão era classificado por produtos promocionais por preços todos iguais. Hoje esse formato não é rentável, devido a variação dos preços, mais o nome permaneceu. O ramo de hortifruti é rentável, e exige muita estratégia, por isso que venho esboçando a cada dia no site, ideias, temas que são muito escasso na internet pra esclarecer da melhor forma e objetiva na realidade do dia-dia. Dê uma olhadinha no post: Investimento inicial para montar um hortifruti. Estou a disposição.

      Abraços.

  • ronaldo alves  Diz:

    oi rogerio gostaria que me desse umas ideias, tenho uma kombi parada e gostaria de montar um sacolao sobre rodas , com produtos na bandeja mais hijienico, penso que em horarios de almoco e fim de espediente tenho que ter ponto fixo , e entre os horarios andar nos bairros, o que vc pensa sobre o assunto , pois sou leigo no assunto sem mais obrigado

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ronaldo tudo bem?
      Uma das grandes tendências da vida moderna é a praticidade e rapidez, isso está incluído fazer as compras ou a feira. Hoje em dia, as famílias são menores e ficam pouco tempo em casa, então sair rodar pelas ruas acho um pouco inviável, mais depende muito da região que você vai atuar. Uma grande sacada, seria promover a venda com sua kombi em condomínios fechados. Você fica fixo dentro de condomínios e trás aos clientes do condomínio mercadoria fresca e na porta de suas casas.
      Qualquer coisa estou a disposição no link tire dúvidas
      Abraços.

  • Paulo Gomes  Diz:

    Bom dia Rogério Prado, tudo bem?

    Estou pensando em investir no ramo de Hortifruti, arrumei um ponto muito bom e uma loja muito boa, porém o aluguel de assusta de R$ 2500,00. Você acha arriscado com um aluguel neste valor entrar para o ramo?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Paulo tudo bem?
      O aluguel em qualquer negócio, entra na coluna de despesas “fixas” de uma empresa. Se a receita for alta, e você controlar as despesas variáveis, o custo do aluguel não atrapalha o negócio. Caso ocorrer ao contrário, você terá dificuldades. Agora, pelo que entendi a loja está pronta, certo? Então é mais fácil dar andamento no negócio.
      Abraços.

  • Renata Pereira Amorim  Diz:

    Nossa, nunca havia pensado dessa maneira. Muito bom mesmo! Parabéns

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Renata tudo bem?
      Que bom que tenha gostado. Abraços.

  • wanderson carlos sabadini  Diz:

    Olá Rogerio! Estou saindo de uma gerência de um CD de Insumos agrícolas e atuo no campo com vendas, para implantar o projeto de colocar um CD e varejo de hortifrútis, tenho o ponto disponível próprio, caminhões, algumas frutas já produzimos, coco, mamão, maracujá, tomate você teria material disponível para treinamentos?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Wanderson tudo bem?
      Muito bacana o seu projeto já com o negócio promissor, e com grande vantagem pois também produz. Como o blog é bem recente, ainda estou em trabalho elaborando um E-book com todo material de treinamentos para hortifruti, ainda não tenho previsão para disponibilição do material, pois demanda tempo e investimento digital. Quando tiver em mãos disponível, entrarei em contato.

      Abraços.

  • Thiago  Diz:

    Boa tarde,iniciei um delivery por assinatura,a ideia Inicial era montar kits e os clientes pagarem por mês,mas o pessoal não aderiu a ideia,muitos queriam escolher o que deveria compor os kits,e meu negócio ta muito fraco,eu não queria trabalhar com estoque igual a um sacolão ou quitanda justamente para evitar perdas,mas infelizmente está acontecendo isso,aluguei um espaço para montar os kits que por sinal acabou virando uma quitanda e agora estou perdendo as coisas pq o local é um pouco escondido e não tem muitos clientes! O que me restou foi os inúmeros pensamentos de fracasso e desistência,não sei o que fazer. Uma última ideia ainda paira na mente;seria passar de casa em casa para anotar pedidos por encomenda e entregar e receber no ato da entrega. O q faço?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Thiago tudo bem?
      A ideia de delivery de produtos perecíveis no Brasil ainda está engatinhando, o brasileiro não consegue perder o hábito de olhar, pôr a mão e comprar, e isso vem mudando aos poucos gradativamente. Eu até comentei em um de meus artigos sobre esse tema até sugiro que dê uma olhada: Como montar uma site de hortifruti. No meu ponto de vista, vendo o resumo do seu negócio, você tem a intenção de fidelizar clientes com kits mensais montados por você para que eles recebam em sua casa. Há muitas limitações para você crescer nesta questão:
      1- Falta o canal de venda;
      2- Opções de escolha de produtos do cliente;
      3- Limitação regional ( entregas não muito distantes)
      4- Compra muito antecipada dos produtos, criando estoques;
      Acho que o principal a acertar é que você crie um canal de venda entre você e o cliente. Já pensou em um website bem posicionado no Google no qual ele pode ser divulgado em outros canais como guias comerciais da sua cidade?
      As páginas do Facebook são ótimos canais para se alcançar um publico, mais passa longe de ser um canal exclusivo para impulsionar as vendas, e ainda é necessário promove-la R$.
      Estou a disposição se caso necessitar de mais ajuda: Tire dúvidas
      Abraços.

  • luciano ventura  Diz:

    amigo muito obrigado mesmo pelas suas dicas…

  • gilberto de fatima celestino de almeida  Diz:

    Boa tarde! Gostaria de umas dicas de voce, pois estou parado e comecei a montar uma banca na frente da minha casa, e esta indo bem porem estou vendendo so o básico como: alface, rúcula, rabanete, couve,cheiro verde, tomates. estou começando a fazer visitas em restaurantes também oferecendo meus produtos

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Gilberto tudo bem?
      Me escreva um email ou entre clique no link para tirar dúvidas, de qual dicas você deseja.
      abraços.

  • LEO DE PAULA  Diz:

    ola, Rogério, b, dia, ja tenho uma loja propria, , no rj muito quente , a loja é de bairro sem muito fluxo, de carro ou pedestres, ou seja cliente do bairro mesmo, do dia a dia, pois vamos lá, uma caixa de horti no geral tem 20 kg, há produtos que vendem bem outros vendem menos. Então , como vc sabe luz no Brasil é um absurdo, ja vi sacolões em que o estrago de produtos é muito grande devido ao calo. Seria melhor climatizar a loja com uns dois ar condicionado/ ou comprar balcões refrigerado/ vc tem algum conhecimento sobre isto? Acho que a luz é que quebra a maioria dos comércios neste ramo de horti. Eu queria comprar mercadoria e vende-la toda, ja percebi que alguns produtos levam atá 5 dias para serem vendidos nente local ok? verduras então a tarde ja estão ruins. Investir em refrigeração compensa? Obrigado e fico no aguardo de uma opnião.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Leo tudo bem?
      Todo investimento é válido, balcão refrigerado, acondicionamento e camaras frias são comprovado de que ajudam a diminui a quebra, mais não é o único fator, investigue a causa maior. Um exemplo: Quanto você vende em kg por mês? Qual o percentual de perda que você tem sobre essa venda? Há vários fatores que contribuem para a aceleração da quebra identifique-os e faça o combate. Percebendo que você me contou, os produtos ficam muito tempo na banca, isso não é bom. pois você perde a qualidade e o frescor. Leia outros artigos para verificar se há alguma necessidade para nova estratégia para se vender mais.
      Quebra1
      Quebra2
      Quebra3
      Tire dúvidas
      abraços.

  • Lidiane barnabe dos santos  Diz:

    Bom dia eu quero colocar um sacolão mais estou com receio pois o bairro onde moro é pequeno mais nao tem nenhum sacolao so supermercado mesmo, o ponto comercial é meu não pego aluguel queria saber se dá lucro se perde muitas frutas quero colocar também outras coisas para ajudar nas vendas como farinha,ração,tapioca essas coisas e com quanto de dinheiro da pra iniciar esse tipo de comércio? Obrigado!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Lidiane tudo bem?
      Antes de iniciar o investimento, pesquise sua região, visite este supermercado e veja como é o FLV dele. Faça uma análise como cliente. É uma grande vantagem você já possuir o ponto comercial, agora é só percorrer as etapas do plano de negócio. Leia os artigos que poderão te dar uma noção:
      Como montar um hortifruti sacolão
      Abraços.

  • Reinaldo Silva  Diz:

    Olá Rogério, estou estudando montar o Comércio de FLV. Gostaria de Saber se tem uma lista com os equipamentos iniciais. ( Bancas, Balanças etc..)
    Outra pergunta é em relação o local onde montar, pois estou buscando um local próximo de casa, mais a 300 metros já tem um Comércio de FLV. Será viável montar próximo ou seria melhor verificar outro local???

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Reinaldo tudo bem ?
      Quando pensamos em iniciar um negócio próprio, devemos pensar nas necessidades dos clientes com relação ao negócio que quer abrir. Qual a razão de ser do negócio, e qual a necessidade da existência do seu hortifruti, próximo da sua casa e de um concorrente. Se o local que você pensa em abrir, comporta dois hortifrutis, ótimo, analise o seu concorrente e verifique o que você fará melhor do que ele e quais motivos terão os clientes para comprar no seu hortifruti, caso contrário, se quiser iniciar um pouco mais confortável, procure um local onde as necessidades daquela região apela por um FLV.
      Enquando a listagem, me envie um email.
      Abraços.

  • DANILO GUERMANDI RIBEIRO  Diz:

    Bom Dia

    Estou querendo abrir meu próprio negocio no comercio de venda de hortifrúti só que com entrega programada (primeiramente começar com venda de verduras e legumes), mas não tenho muita pratica nesse ramo pois hoje trabalho em um escritório de contabilidade, gostaria de algumas dicas, pois meu pensamento inicial seria vender para consumidor final e tbm poder fornecer para restaurantes mercearias conforme a demanda do serviço.
    Peço ajuda para me auxiliar como devo agir quais decisões devo tomar e o que devo pesquisar antes de abrir o negocio como conquistar o cliente e se possivel outras dicas.

    Aguardo Retorno
    Obrigado
    E tenha uma boa semana

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Danilo tudo bem?
      Alguns artigos aqui no blog complementa e dá uma pequena noção de como trabalhar com entrega programada do jeito que você quer .Exemplo:
      1 – Consumidor final – Artigo: Como montar um site de hortifruti ( você tem que chegar a ele através de um canal e ele em você)
      2- Fornecer para restaurantes, mercearias – Artigo: Como ser um comprador freelancer do hortifruti
      Para iniciar, acho que os dois casos por serem um pouco distintos, você precisa decidir primeiro como começar, se para consumidor, ou para empresas. Vamos se falando.

      abraços.

  • Luciana  Diz:

    Boa tarde Rogerio, estou pretendendo abrir um hortifruti. Vou comecar com poucas coisas, pretendo vender temperos, fazer sucos naturais, para nao ter perder frutas, vou colocar um pouco de cada coisa, ate mesmo porque tenho pouco dinheiro para investir. No local, mora pessoas de baixa renda, vou comprar no ceasa para ter um bom preco, pretendo colocar sorvetes, acai…Preciso que mim ajude com uma lista do que devo colocar de produtos(nao tenho nocao)., Aguardo seu retorno.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Luciana tudo bem ?
      Entendo a sua preocupação no que vender no início, mais preste atenção nos itens que você quer começar, você citou: Temperos, sucos naturais, sorvetes, açai etc, e o hortifrui? ficou para segundo plano?
      Antes do seu investimento, decida qual o foco do seu negócio, prepare seu hortifruti com produtos básicos vendendo o essencial, quando você se consolidar, aí implante as idéias de segmentação de mercado.

      abraços.

  • Silvio Mello  Diz:

    Olá boa tarde, queria saber o seguinte, achei um local pra montar um sacolão, 40m2, aluguel de 800 reais, mas na minha localidade, é classe baixa, estava pensando colocar só frutas e verduras de primeira qualidade, sendo assim os preços mais elevados, será que devo proceder dessa maneira. outra coisa tenho só 3.000 pra iniciar, irei eu mesmo fabricar os expositores, será que consigo com esse valor, a margem de lucro de hortifruti é de até 25%? queria colocar uma margem maior de 40%

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Silvio tudo bem ?

      Olha,não pode esquecer que além dos expositores temos alguns equipamentos básicos como balança sacolas balcões etc. Mais você consegue iniciar sim, tudo poderá ser feito de força gradativa. Verifique também seus fornecedores, de onde irá comprar, e pesquise os preços das caixas dos produtos, assim você já pode ir estudando a margem de lucro.
      Tenho uma sugestão para seu negócio:
      Não inicie com preços altos ou margens altas, conquiste seu cliente mostrando a ele que seus produtos são de primeira qualidade com um preço justo e até de ofertas. Depois da consolidação da clientela, aí sim você pode incrementar suas margens e seu hortifruti.

      abraços.

  • ricardo alves da silva  Diz:

    ola… gosto muito das suas ideias eu gostaria de saber se com 15 mil reais eu gonsig0 começaar o meu propio negocio hortfruti … abraços grato!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ricardo tudo bem?
      Que bom que tem gostado. Opa, sim com certeza, isso contando com o local já em vista.

      Abraços.

  • Leandro  Diz:

    Eu disponho de R$ 3.000,00. Será que consigo montar uma pequena Quintana com este valor?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Leandro tudo bem?
      Você já dispõe do ponto comercial?
      já tem equipamentos como balcão, balança etc
      Qual é o capital de giro para as compras dos produtos?
      Lembre-se o investimento inicial pode ser gradativo, aos poucos.

  • Alessandro  Diz:

    Gostaria da sua opinião sobre venda de frutas e verduras itinerante seria em uma van

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Alessandro tudo bem?

      Não sei se a região que pretende atuar ainda existe vans e kombis caminhões vendendo hortiruti. Aqui em SP, esse método de emprededorismo está sendo deixado para trás. Na minha opinião, a mudança dos hábitos familiares conta muito m com essa mudança, as famílias estão deixando de comprar produtos na porta de suas casas, além dos muitos apartamentos e condomínios, sem contar que as famílias trabalham fora. Porém, todo negócio não se mede por tendências e sim no acreditar do empreendedor em que vai dar certo. Talvez, imagine em inovar o tipo de venda, por vendas on line onde você entrega para o cliente.
      Como montar um site de hortifruti.

      abraços.

  • Paulo Silas  Diz:

    Boa tarde,

    Muito bom esse site parabéns

  • Rozangela  Diz:

    Suas dicas sao fantasticas , gostaria de saber quais os documentos necessarios para abrir hortifrut , tipo alvara, vigilancia sanitatria e necessario? Muito obrigada.

  • Paulo Henrique  Diz:

    Olá Rogério, parabéns pelas orientações.
    Tenho umas dúvidas! Disponho de 30 mil para investir no ramo de hortifruti, encontrei um ponto que me custará 1800reais mensal, ele tem 6×22 de tamanho. Gostaria saber se existe um cálculo matemático para definir quantos funcionários irei precisar e se existe um pedido padrão de VLF para quem tá iniciando nesse ramo.
    Obrigado pela ajuda!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Paulo tudo bem?
      Pelo que percebi você já está com as pesquisas adiantadas, isso é bom. O espaço é tamanho bom e pelo valor de aluguel o ponto também. No início do negócio, não existe um cálculo matemático para estipular a quantidade de funcionário pois isso dependerá da sua venda mensal, quanto mais vender, mais precisará adequar horários e o quadro de seus funcionários. Se você também vai trabalhar no local, pode ter um ou dois ajudantes no período da manhã contando com você e um de tarde pra começar. O valor de 30.000,00 é um valor muito bom para se começar. Para o primeiro pedido, não exagere na compra e nos sortimentos.Haverá fornecedores que irão querer te vender volumes e variedades de mercadorias, mais de início não é isso que você vai precisar e sim apenas montar o layout. Por exemplo, não há necessidade de iniciar com 3, 4, 5, variedades de mangas, pode começar com apenas uma e depois vai comprando aos poucos. Há um espaço físico em Kg para determinadas bancas. Caso compre as bancas, posso futuramente te informar a quantidade de kg que cada banca irá comportar e assim você pode fazer a primeira compra.

      Fico a disposição abraços.

      • Paulo  Diz:

        Bom dia Rogério, a cada dia que passa para montagem do Hortifruti vão surgindo muitas dúvidas. Gostaria da sua orientação.
        Como faço para determinar minha a quantidade da primeira compra?
        Normalmente qual a % de lucro que devo ter?
        Como determino o meu salário que sou dono do negócio?
        Como faço para estimar meu faturamento mensal?
        Quero trabalhar como fornecedor para empresas de alimentação e hospitais, vc tem alguma dica?

        Obrigado pelas orientaçõesuas! !!

        • Rogerio Prado  Diz:

          Olá Paulo tudo bem?
          As dúvidas são normais e sempre vai surgir não se preocupe. Bom, vamos lá à suas dúvidas:
          Como faço para determinar minha a quantidade da primeira compra?
          R: A quantidade da sua primeira compra vai determinar o tamanho do seu hortifruti , tal como a quantidade de banca que você terá. Mais minha sugestão é que você compre o suficiente para monta-lo, pois são mercadorias muito sensíveis. Se a banca caber 1 cx de cada produto, comece assim, comprando 1 caixa para sentir o fluxo de venda.
          Normalmente qual a % de lucro que devo ter?
          R: O lucro é muito relativo e vai depender muito da sua negociação na hora da compra. Mais no geral a margem de lucro líquido dentro do setor de FLV pode variar de 10% a 15%.Tudo depende da boa gestão e claro que você tem que acompanhar o mercado da sua região, para manter bons preços e ofertas atrativas.
          Como determino o meu salário que sou dono do negócio?
          R: Esse é um tipo de escolha é você terá que fazer. Uma administração de salários dentro do negócio entra na linha de despesas, então, se você assim fazer, terá que estipular uma linha de despesas como seu salário e no final tirar o lucro da sua empresa. Isso se o lucro for para investimento, ou dependendo do empresário o lucro será o salário do patrão.
          Como faço para estimar meu faturamento mensal?
          R: Faturamento mensal é relativo. Pois como disse acima, seu faturamento mensal será = =faturamento – custos – despesas – perdas.
          Quero trabalhar como fornecedor para empresas de alimentação e hospitais?
          R: Paulo, é um pouco complicado fornecer para para empresas e hospitais para quem está iniciando o negócio. Hospitais tem licitações contratuais muito exigentes que requer bastante estrutura para atende-los, sem contar que eles já possuem fornecedores cadastrados. Acho que não é uma boa ideia para quem está começando.

          Abraços.

  • Leonardo Figueira  Diz:

    Olá admin, parabéns pelo post!

    Eu estou interessado em entrar no ramo e tenho um primo que trabalha em feira a mais de 20 anos, além de ser mecânico a diesel. Minha ideia inicial era adquirir um caminhão, algumas licenças para trabalhar na semana cheia (ter a dom). Mas depois deste artigo estou em dúvida se vale mais a pena eu investir em feira ou no hortifruti. Estou sondando também algumas franquias aqui da região.

    Se possível, me dá luz aí de qual negócio eu conseguiria recuperar meu investimento mais rápido para poder reinvestir ou adquirir novos negócios…

    Obrigado!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Leonardo tudo bem?
      É um pouco complexo a ideia de recuperar investimentos. Todo negócio é promissor desde de que haja um bom estudo força de vontade e de início, fazer um plano de negócio. Você quer entrar no ramo de hortifruti? a dúvida seria se quer trabalhar em feira livre ou abrir seu próprio hortifruti? Pegue algumas dicas com seu primo em relação de como é trabalhar em feiras, é muito difícil você iniciar na feira livre trabalhando sozinho, irá precisar de mais pessoas. Estude bem os pontos comerciais de onde está sondando, faça um pequeno levantamento de custos e verifique qual a melhor opção.
      abraços.

  • Raquel  Diz:

    Olá Boa noite eu e meu marido estamos pensando muito em abrir uma distribuidora de frutas e verduras do que queria mais informações sobre o ramo e como investir …

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Raquel tudo bem?
      Em breve estarei postando um artigo de como entrar no negócio como distribuidor. Acompanhe no blo em breve, será um prazer.

      abraços.

  • Joyce  Diz:

    Adorei!Simplesmente tudo que eu precisava saber.
    Seua materia é riquissima. Parabéns!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Joyce
      Que bom que o conteúdo tem ajudado.
      Abraços.

  • Liliane  Diz:

    Boa tarde Rogério
    Quero agradecer por ter respondido e dizer mais uma vez que seu site ajuda muito.
    Eu posso continuar a enviar perguntas rs?

    Muito obrigada.
    Fica com Deus
    Liliane

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Liliane

      Pode sim, fique a vontade.

      abraços.

  • cardoso  Diz:

    Ótimas dicas, estou estudando a possibilidade de abrir um Hortifruti aqui no RJ.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Cardoso
      Que bom que gostou, espero te ajudar com o conteúdo aqui
      abraços.

  • silvano  Diz:

    ola como vai ? meu nome é selvano moro num bairro de classe media alta,mas eu pago aluguel e achei uma loja pa alugar aqui na regiao por 1 mil reais ,gostaria de saber quantos mil gasta pra começar comprando tudo pelo menos no basico se uns 2 ou 3 mil tem como começar e como devo fazer pra comprar

    • silvano  Diz:

      desculpa os erros de ortografia …enfim eu pretendo fazer um contrato de 6 meses mas tem como me manda uma lista das coisas que tem que ter num sacolao …inclusive como faço pa adquirir. obrigado otimo artigo. vo visita sempre aqui

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá silvano tudo bem?

      Na minha opinião antes de você fechar o contrato e comprar equipamentos, precisa realmente levantar a pesquisa de mercado. Faça um levantamento de tudo que puder, quantidades de clientes da região, fluxos de clientes, quanto você pretende vender por mês, investimento inicial , quem são seu fornecedores, enfim, os gastos com equipamentos do hortifruti fica por última instância, pois dependerá do tipo e tamanho do seu sacolão.
      Chutando por baixo, 2 ou 3 mil conseguirá comprar alguns equipamentos, mais não todos.Reúna todas as informações necessárias que se você pretende apostar neste salão, precisa entrar pra ganhar.
      Mandarei no seu email uma listagem de materiais básicos, e valor médio deles.

      abraços.

      • Tatyana  Diz:

        Boa noite. Estou adorando tudo. E gostaria de saber também p básico para abrir um hortifruti. Materiais básicos e preços. Quais os primeiros e principais produtos em um hortifruti? Quais são mais rentáveis? Quais são mais perecíveis? Onde encontro fornecedores fora do Ceasa? No Ceasa, qual os melhores fornecedores???? Contatos de pessoas que forneçam os produtos etc…. Moro em um condomínio de classe média alta no Recreio, com 400 casas…. Como posso contatar parceiros???? Obrigada

        • Rogerio Prado  Diz:

          Olá Tatyana tudo bem?
          Suas perguntas são um pouco relativas, mais resumidamente :
          1- materiais básicos acesse o post: Montar um hortifruti sacolão
          2- Quais os principais produtos: Vamos dizer que todos são principais, mas os produtos “carro chefes”, que comandam e trás rentabilidade são: Batata, cebola, tomate, alho, banana, laranja.
          3 – Produtos mais perecíveis do FLV: Folhagem, Morango, uvas.
          4 – Onde encontrar fornecedores e parceiros: Depende da sua região de atuação, seu comércio, e se esses distribuidores atendem para entrega.
          Caso queira mais esclarecimentos acesso Tire dúvidas
          Abraços.

  • Liliane  Diz:

    Boa-noite!!

    Ótimo site!! Estou muito feliz por ter encontrado esse site.
    Vou com a graça de Deus nos próximos dias abrir um sacolao.
    Preciso de ajuda, pode me orientar em como colocar preços nas frutas, legumes e verduras?
    E não tenho no momento como comprar expositor refrigerado aberto. Como posso fazer para a conservação das folhas e frutas?
    E só mais uma ajuda, por favor, conhece algum sistema (que aparece no computador o peso e valor pra pessoa pagar), estoque, bom com preço pequeno para eu poder colocar?

    Muito obrigada mesmo pela grande ajuda.
    Um ótimo ano
    Liliane

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Liliane Tudo bem?

      Que ótimo que gostou do blog, há muito conteúdo ainda para ser acrescentado. Na primeira pergunta, você diz em como colocar preços no FLV?
      Se for no sentido de margem de lucro, estipule a margem a trabalhar para cada produto, conheça quanto você paga por quilo e acrescente a margem % de lucro, faça pesquisas nos concorrentes para não fugir do preço de mercado.
      As frutas não precisam necessariamente ser vendidas em balcões refrigerados, elas aguentam bem em bancas convencionais, já as folhas, o ideal seria, porém, até você comprar o balcão, compre as folhagens para a venda do dia e de acordo com a sua venda, borrifando ( com borrifador de pressão esses que vendem em casas agrícolas) sempre com água gelada para que elas não murchem.
      No início do negócio, o ideal é você cotar com um programador em sua cidade para desenvolver um software simples de contagem de entrada de caixa, acho que ficará bem mais em conta do que você comprar um software, mais você poderá cotar http://www.manchester-automacao.com.br/ pela própria internet.
      Lembre-se que o programa não pesa os produtos. Esse tipo de programa que aparece o Kg e preço a pagar, a balança é imbutida no próprio caixa pesando o produto na hora integrada com o sistema. No seu caso será preciso pesar os itens em uma balança eletronica que emite a etiqueta de preço com o valor para registro no caixa.
      Fico a disposição
      abraços.

  • marcos kiyoshi aizawa  Diz:

    Bom dia Rogerio gostei da suas dicas tenho um utilitario medio onde transporto somente legumes dentro do ceasa sp pretendo abrir uma distribuidora de legumes e frutas pois nao tenho muito conhecimento de frutas so de legumes um pouco ja tenho um mini mercado que atendo onde entrego quase que diariamente pois tenho algumas duvidas a respeito de qual a margem de lucro que devo colocar em um produto para revenda exemplo mercados sacoloes desde ja agradeço seu contato e suaus dicas obrigado

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Marcos tudo bem??

      Eu já trabalhei dentro de uma distribuidora de hortifruti e distribuia para várias cidades. Essa distribuidora, tinha um box dentro do CEASA e fazia a operação de carga e descarga dentro do próprio CEASA. Para se ter um bom negócio na distribuidora, o ideal é comprar da roça, ou seja, direto do produtor, sendo assim o seu lucro poderá ser maior, pois a distribuidora faz o papel do atravessador. Tente dentro do CEASA de SP conhecer os produtores que entregam lá, pesquise preços, pois o pacote de preços é determinado pelo volume de Kg em compras. Outra coisa, é buscar os futuros compradores da sua distribuidora. Tire um tempo e visite os supermercados, mercados, sacolões que poderiam estar interessados para que você tenha um horizonte de quantos clientes poderão comprar neste início de negócio.
      Abraços.

  • Gerson Castro  Diz:

    Boa noite
    Sou morador de Porto Seguro/Bahia, e sou proprietário de uma loja comercial, localizada em bairro residencial e comercial (frente a uma BR bastante movimentada,eestou pensando em abrir uma Pastelaria com Caldo de Cana,e uma loja de Hortifruti explorando todos os seus segmentos. Gostaria de conseguir algumas dicas sobre fornecedores,assim como outros produtos que possam ser explorados.
    Hoje eu tenho uma loja pronta com 100 m2, e com disponibilidade de mais 150m2, bastando para isso, somente a troca de piso e pintura para aqumentar e acrescentar esse espaço.
    Essa loja esta de frente a uma BR, a 50 m,etros de uma faculdade com 1500 alunos, a 150 metros de uma escolamunicipal commais 1500 alunos, a menos de 100 metros de 2 igrejas evangelicas com mais de 1000 membros, entre dois bairros residenciais e bom poder aquisitivo. Gostaria de receber ajuda de voces. Agradeço atençao
    Atenciosamente Gerson

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Gerson tudo bem ?

      Obrigado pelo seu contato e claro o que pudermos te dar de orientação será um prazer. Como você já disse no comentário, o ponto sem dúvida é excelente não tem como errar com relação a este aspecto. O que você precisa decidir para iniciar o investimento é qual será o ramo do negócio. A pastelaria ou o hortifruti??? Os dois são independentes, uma lanchonete com pasteis dentro de um hortifruti é uma agregação e diversificação, mais um hortifruti dentro de uma pastelaria já não tem nexo, você não conseguirá focar qual será a razão do seu negócio.
      Você já tem o queijo e a faca na mão que é o ponto comercial, basta decidir em que negócio pretende investir.
      Um grande abraço e sempre que quiser estou a disposição.

      • Gerson  Diz:

        Rogerio, bom dia.
        Quero agradecer pela sua resposta e orientação.
        Na sua sábia análise, pude realmente analisar e decidir que o ramo de Pastelaria e Lanchonete para mim, que já as tenho quase que na sua totalidade, instalada e equipada, será mais interessante que o ramo de hortifrúti, que terei que começar do zero.
        Quero parabeniza-lo pela importância do seu Blog que comprovadamente tem ajudado a muitos indecisos.
        Que DEUS te abencoe

        • Rogerio Prado  Diz:

          Olá Gerson tudo bem?

          Puxa que bacana que seu negócio está quase lá. Espero que você venha ter grande sucesso com a pastelaria e muitos lucros. Quando quiser é só escrever . Grande abraço fica com Deus.

          • Rafael  Diz:

            Boa noite Rogério ,fico feliz em poder contar com suas dicas tão valiosas pois a um ano atrás ,minha esposa perdeu emprego ,e ai surgiu a ideia de investir o dinheiro da rescisão em um hortifruti ,a principio fiquei com medo pois no meu bairro ja existe alguns sacolao ,mas fomos com a cara e a coragem alugamos um ponto comprei as bancas montei uma loja totalmente diferente do que tem no bairro com geladeira espositoras pra sucos e refrigerantes e também com geladeira freezer onde quardo folhagem e frutas que sao delicadas aí vou repondo sempre fresca ao longo do dia garanto que diminuí muito a perda do produto quando armazenada em geladeira ,bom a loja ficou linda , tenho bons clientes e também vendo frango assado aos domingos e feriados tem sido um sucesso, a quatro meses comprei um outro ponto onde ja era um sacoloa a mais de 6 anos ,e vou implantar o frango assado também,so que nessa outra loja o antigo dono vendia banana na duzia ,e acabei mudando pra venda no kilo visto que ja vendia assim na minha noutra loja assustou um pouco o cliente gostaria de saber sua opinião sobre venda de

          • Rogerio Prado  Diz:

            Olá Rafael tudo bem?
            Que bacana que gostou do blog. É satisfatório que as dicas aqui tem ajudado em seu negócio e que ele vai indo com muito sucesso. Ser quiser enviar fotos do seu hortifruti para e-mail do site, fique a vontade. Sobre a questão da implantação de agregação de produtos no hortifruti como frango assado, é uma boa! Parabéns.!
            A venda por duzias já não é praticada a muito tempo, uma porque a maioria dos produtores e fornecedores agora vendem por KG e caixa fechada. Fora que trabalhar em Kg é muito mais fácil em contabilização.
            Abraços.

  • Mauricio Dolci  Diz:

    Boa tarde.
    Estou realizando pesquisas para abrir um hortifruti especializado em alimentos e produtos orgânicos. Devido as certificações estes produtos são mais caros… vc teria alguma dica específica para este tipo de comercio?
    Obrigado.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Mauricio tudo bem?

      O mercado orgânico atende um público mais diferenciado e exigente. É importante você fazer um estudo muito criterioso desse mercado e não só ter produtos orgânicos como os naturais, farináceos, grãos, alimentos secos e desidratados. Para encontrar esses fornecedores de produtos industrializados é mais comum e fácil, pois já existem regulamentação e certificação dos produtos. Nos CEASAS também já existem distribuidores focados nessa linha de produtos.
      Caso você tenha um bom capital para se investir, o interessante são as franquias:
      * Franquia Nação Verde
      * Franquia Via Verde
      * Franquia DNA Natural
      * Franquia Ponto Natural
      * Franquia DNA Empório
      A maior atenção para esse negócio na minha opinião é o ponto comercial e quem vai ser esse público. Centros comerciais, shoppings, galerias são ideais.

      Abraços.

      • Mauricio Dolci  Diz:

        Rogério,

        Muito obrigado pelas informações.

  • Monique  Diz:

    Adorei as dicas, estou pensando em abrir um sacolão com dois amigos, estamos em fase de montar o plano de negócios e sua página me incentivou ainda mais. Obrigada!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Monique tudo bem?
      Que ótimo, fico feliz. O blog é bem novo e ainda te muito conteúdo para agregar na rede e de alguma forma poder ajudar um pouco as pessoas que trabalham ou querem trabalhar nessa área. Digo uma coisa, tem que gostar desse negócio.
      Abraços e seja bem vinda!

  • Fabiano  Diz:

    Pretendo abrir meu hortifruti até o meado de 2016, e suas dicas me ajudaram muito tenho idéias que identificam com suas dicas; de além do FLV improvisar também uma pastelaria vender produtos também de fabricação caseira como sabão,detergente,cloro.E eu sou marinheiro de primeira viagem.Pela suas dias acho que meu pensamento está certo!

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fabiano tudo bem?
      Ótimo, se pretende abrir vai fundo com o projeto é um ramo promissor.
      Como você deve ter percebido, o importante é pensar como o cliente pensa na hora da compra. Se você pretende ter um hortifruti bem montado, agregar os produtos do dia-dia para o consumidor é a grande sacada. Só não deixe de focar o negócio principal que será o FLV, e lembre-se que se você vender produtos químicos como de limpeza, precisa ser vendido em um espaço diferente do restante do seu FLV (perecível) por questões sanitárias.

      Espero ter ajudado e volte sempre ao blog.

      abraços.

  • Alex Silva  Diz:

    Boa noite!

    Gostei dessas dicas, elas são muito boas. Eu tenho um Hortifrúti sendo que, estou com dificuldades para administrar meus ganhos… Não sei qual o valor cobra em porcentagem.

    Ex.: Comprei uma caixa de banana, ela vem com aproximadamente 15 dúzias, e o valor dela é de R$ 35,00 reais. não sei como devo vender para ganhar dinheiro…

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Alex tudo bem ?

      Seja bem vindo, que bom que gostou das dicas.
      Bom, se permite uma opinião para melhor administrar seus ganhos, o importante é você vender do mesmo modo que compra, por exemplo, se está comprando no quilo, vende-se no quilo, se compra na unidade, vende na unidade. Pois se você comprar uma caixa de banana de banana por 35,00 R$, é importante saber o quanto realmente está pagando no quilo dessa caixa.
      Não sei se você vende elas por dúzia, mais o ideal e vender no quilo, por exemplo um calculo básico:
      Caixa Banana nanica de 18 kg por R$ 17,82
      Custo do quilo: R$ 0,99
      Porcentagem de lucro de produto: 126%
      cálculo: 0,99 x 126 = 124,74 /100 = 1,26 +0,99 = R$2,25
      Preço de venda: R$ 2,25
      Quando você compra ou vende na dúzia, como nos antigos sacolões, a tendência de você ganhar menos e perder mais é maior, devido ao calibre e as dimensões dos produtos.

      Espero ter ajudado, grande abraço.

  • Fabio  Diz:

    Ótimas dicas. Tenho interesse em abrir um hortifrúti. Existe alguma forma de estimar o faturamento?

  • Manoel  Diz:

    Muito bom as dicas.

    • admin  Diz:

      Olá Manoel tudo bem?
      Obrigado, espero ter te ajudado.

Comentário