Como fazer exposição de hortifruti

Como fazer exposição de hortifruti

 

Tenho uma opinião própria e pessoal sobre as exposições de hortifruti hoje dentro do varejo no Brasil. Mais como fazer exposição de hortifruti? Pode ser que alguns venham a discordar do ponto de vista que apresento aqui, mais a realidade hoje da economia e as vendas que oscilam vai ditar as regras de exposição do seu FLV.  Mais uma coisa não muda, é obedecer o jogo de cores dos produtos. O contraste das cores não podem ser idênticos, precisam ser variados. Portanto, vou deixar os dois lados de como fazer exposição de hortifruti e a qual vai mais se adequar a sua realidade.

 

Exposição de arrumação no hortifruti

 São aquelas exposições em que as frutas e legumes são arrumados um a um obedecendo o desenho do formato da banca. As bancas de hortifruti contam muito para o tipo de exposição onde são bem aceitas para varejões, sacolões e hortifrutigranjeiros, que optam por trazer uma arrumação mais detalhada e decorativa sendo o foco do negócio. Trabalhar com esse tipo de exposição não exige tanto ao preço em promoção, seus clientes irão comprar primeiramente pela qualidade e segundo pelos “olhos”.

como fazer exposição de hortifruti

Banca redonda produtos agrupados em circulo

Todos os produtos de FLV são passíveis de serem arrumados. Agora, se você possui mão-de-obra suficiente para arrumar a batata, tomate, e a cebola, empilhar laranjas e limões, parabéns! Você tem uma boa estrutura em manter esses produtos arrumados. Eu particularmente tenho algumas restrições em manter esses produtos empilhados por dois motivos: Primeiro, são produtos de alto giro e requer uma pessoa constante para mante-los arrumados durante a operação diária, segundo, são produtos que empilhados ou não vendem por si só, porém, vale a pena tentar.Classificar os produtos de FLV por famílias também ajuda na exposição. Por isso, segue abaixo a ordem dos produtos que necessitam de maior cuidado na hora da exposição começando com as frutas:

1) Frutas nobres ou exóticas: O nome já diz, são as mais nobres e caras dentro do HF. Elas geralmente são importadas e precisam ser acomodadas em bancas rasas,  cestos macios ou em embalagens adequadas que acomodem o fruto para que o mesmo não venha a ser machucado antes de chegar ao consumidor. São os pêssegos, ameixas, peras, nectarinas, atemoias, fruta do conde caquis, maças etc. É indispensável que você mantenha-os bem arrumados e sem excesso de empilhamento.

Expositor de bananas

2) Frutas tropicais: As frutas tropicais são mais firmes e resistentes, porém, precisam de cuidado com a exposição. A banana por exemplo, em alguns locais contam com expositor próprio que permite que o fruto fique pendurado. As principais frutas tropicais são: Bananas, mangas, mamões, abacate, melões etc.

3) Frutas cítricas: As frutas cítricas quando bem expostas e com jogo de cores ficam muito atrativas. Elas aguentam um empilhamento maior e mais agressivo. De preferência, não agrupe as frutas cítricas com as demais. As frutas cítricas emitem mais rapido o gás etileno e acelera a maturação de outras frutas. As principais são: Laranjas, limões, tangerinas, abacaxis etc.

4) Frutas de cascas mais firmes: Uma boa ideia é agrupar as frutas de cascos mais firmes e resistentes, para que não esmague as outras frutas. Cocos, melões, melancias etc.

Os legumes também pode ser classificados para uma boa arrumação.

5) Legumes frutos: Os legumes frutos são chamados assim pois dão em ramas ou como se fosse em árvores, são bem fáceis para boa arrumação. Os pimentões, pepinos, abóboras etc.

6) Tubérculos: Aqueles que dão em baixo da terra. São mais trabalhosos para uma boa arrumação pois muitas das vezes estão sujos de terra e depende de uma  lavagem, retirar os talos etc. São eles : Mandiocas, batatas, alhos, inhame, cará etc.

7)  Folhagens: Acho que as hortaliças folhagens é umas das principais à serem expostas com uma boa arrumação e com cuidado para não serem colocadas de qualquer forma. As cores verdes escuras podem ser intercaladas com as cores verdes claros. Dependendo do seu fornecedor, as folhagens são avulsas ou com embalagens. Para quem possui balcões refrigerados, o ideal é deixa-las expostas neles, mais caso fique expostas em bancas, tenha sempre em mãos um borrifador de água para que as folhas não murchem.

 

Exposição sem manuseio

Exposição sem manuseio
Exposição sem manuseio

A exposição sem manuseio é usada normalmente em bancas ou expositores que não requer o manuseio diretamente do produto para arrumação e expõe o produto diretamente em sua caixa de origem. Esse tipo de exposição ajuda muito o varejista a reduzir as perdas, diminuindo o manuseio do produto. O que precisa ser trabalhado neste tipo de exposição é justamente o visual do hortifruti. As caixas não podem sobrepor o produto, ou seja, você vende o produto e não a caixa. Portanto, os produtos precisam ser abastecidos constantemente para que as caixas não fiquem vazias. O ideal, é ter os contentores (caixas) de polietileno rasos. Assim ficam melhores expostos.

 

Erros de exposição no Hortifruti

Os erros de exposição no hortifruti são os mais variados. Vou citar aqui os principais erros que são mais vistos no varejo e que mais comprometem toda cadeia de venda.

  • Empilhamento excessivo: O empilhamento de hortifruti tem relação com o volume de mercadoria que o seu FLV possui. O ideal é não trabalhar com estoques, por isso, é importante ter um controle nas compras, tudo é interligado dentro do setor de HF. Quando for empilhar os produtos e arruma-los, certifique-se do volume de venda e padronize as alturas.
  • Misturar os produtos ou jogar os produtos: É um erro grave não dividir e separar o FLV. Classifica-lo para uma boa arrumação, além de deixar o seu HF mais organizado, ajuda o cliente na hora da compra. Outra coisa, é a forma de abastecer, virar as caixas sobre as bancas, bater as caixas, além de danifica-los, ficarão com aparência de “final de feira”.
  • Esquecer do abastecimento e manutenção: Esse tipo de erro é muito comum principalmente em supermercados que não tem uma supervisão contínua do setor e não possuem  funcionários fixos para o hortifruti. Colocam qualquer pessoa despreparada e sem nenhum treinamento técnico para o abastecimento de hortifruti. Sem contar no ato do recebimento que os produtos são levados de qualquer forma para o abastecimento e não há uma manutenção contínua durante o dia, apenas terão atenção no próximo recebimento.
  • Jogo de cores: Explore bem as cores do hortifruti. Jogos de cores significa alternar as cores para que não se repita uma ao lado da outra. Assim terá um visual mais bonito e colorido.

Avalie bem qual será o melhor formato de exposição para o seu hortifruti e não o deixe com uma aparência de abandonado ou de qualquer jeito. O FLV é um setor que não pode ser tratado aos “trancos e barrancos”, colocando os produtos de qualquer forma, sendo jogados nas bancas. Uma lata de ervilha abastecida em uma mercearia é a mesma lata de ervilha em qualquer outro lugar, não tem o que inventar. Portanto, no FLV, tudo conta como diferencial para uma boa venda. No link abaixo, você pode conferir algumas fotos e modelos de exposições para um bom hortifruti limpo e organizado. http://hortifrutivarejo.net/fotos/

Creio que hoje no Brasil, principalmente os supermercados não dão devida atenção para o setor de hortifruti. Consequentemente encontramos são erros e desleixos, completamente abandonados não tomando conta de que o FLV é um nicho de mercado muito poderoso no Brasil, produzimos a maior quantia de produtos para o nosso sustento. O que precisamos é melhorar o auto-serviço.

Gostou das dicas?

Precisa de alguma consultoria?

Entre em contato conosco ou no link Tire dúvidas.

 

Comentar com o Facebook

26 Comentários para Como fazer exposição de hortifruti

  • Denise Stormovski  Diz:

    Boa tarde, gostaria de saber se sabe me indicar uma empresa do norte do Brasil especializada em terceirização? Desde já, Obrigado

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Denise tudo bem?
      Em questão de indicação de terceirização no momento não posso te ajudar.
      Abraços.

  • Douglas  Diz:

    No link acima referente as fotos de exposição, foi realizado desenho nas frutas, gostaria de saber se é o trabalho terceirizado?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Douglas tudo bem?
      Sim, é um profissional parceiro terceirizado que faz esse tipo de serviço.
      Abraços.

  • SILVANA ROCHA  Diz:

    OLÁ ROGERIO ADOREI AS DICAS PARA MANTER AS BANCAS DE SACOLÃO
    ESTOU A FIM DE ENTRAR NESSE RAMO PORÉM,ME OFERECERAM UM SACOLÃO POR DEZ MIL REAIS,JÁ MONTADO COM ALGUNS EQUIPAMENTOS E O PONTO JÁ FUNCIONANDO, E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE ISSO, SE O VALOR ESTÁ MUITO ALTO EU SE VALE A PENA ENCARAR E TOCAR PRA FRENTE.POR FAVOR DÊ SUA OPINIÃO. OBRIGADA

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Silvana tudo bem?
      Um pouco complicado eu falar por você em um negócio em que não conheço o ponto comercial, fluxo de clientes, vendas e estado físico do negócio, dependendo desses fatores, pode ser que o investimento seja caro, ou muito barato. O que posso te orientar sobre isso, é que você investigue o local, qual é o faturamento de venda, converse com clientes, visite várias vezes na semana e algumas horas do dia e verifique o fluxo, se tem movimento ou não etc. Entre outras coisas. Qualquer coisa estou a disposição na ferramente Tire dúvidas.
      Abraços

  • Pedro Newton  Diz:

    Bom dia Rogerio, você teria algum contato para que eu possa falar com você? Obrigado!!

  • Silvane  Diz:

    Gostaria que me enviasse novas dicas de exposição, de como reduzir percas. Li as dicas dadas e estou pondo em pratica.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Silvane tudo bem ?
      Que bom que está colocando em prática, sinal que os resultados vão surgir. Claro que sim estou pronto a enviar novas dicas. Entre em contato no link Tire dúvidas.

  • Markus Vinicios  Diz:

    Ola Rogério, Boa Noite!!!

    Na sua opinião. Na atualidade, qual a empresa que se destaca atuando no Setor de FLV. Pois vejo que diversos super mercados estão optando em disponibilizar o setor do FLV para uma empresa terceirizada . E também gostaria de saber sua opinião a respeito das terceirização e qual empresa que você acredita que está mas preparada e que apresenta um melhor resultado.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Markus tudo bem?
      Ótima observação. Acho que em termos de qualidade, idealização, operação e mão de obra, quem se destaca hoje no Brasil em FLV é a empresa Hortifruti que em 2015 vendeu cerca de 60% do negócio para um Fundo Suíço e vem crescendo nesse nicho de boutique de hortifruti de luxo. A terceirização do setor de hortifruti hoje nos supermercados pode ser uma solução desde que a empresa cumpra com o que é definido em contrato, principalmente se a própria terceirizada é a qual fornece os produtos. Uma empresa bem premiada e com referência em terceirização no sudeste do Brasil é a Benassi.
      Abraços.

  • Markus Vinicios  Diz:

    Ola Rogerio, Boa Noite!!!

    Parabéns pelo trabalho…

  • Fabiano  Diz:

    Gostei das dicas e orientações sou Líder no setor de hortfrut de uma grande empresa e volume de venda e grande mas tenho buscado alternativas para redução da quebra pois a venda estamos indo muito bem se tiver algum material me envie …Já faço o inventário rotativo no meu caso todos os dias e tem sido uma ótima alternativa obgdo

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Fabiano tudo bem?
      Grande prazer em poder de alguma forma ajudar, com certeza um dos patamares do FLV é a redução da quebra, e com os rotativos você vai identificar onde estão os gargalos e sumiços. Fico a disposição quando precisar de algo ou entre em contato através do email do site na páginas de contato. Futuramente estou preparando um material com vídeo-aula.
      abraços.

  • CRISTINA KELLY  Diz:

    Estou estudando muito para abrir um hortifruti em Piçarra-PA, lá não tem nenhum local que vende esses produtos mais estou com um frio na barriga e o medo sempre vem, pois o recurso financeiro é pouco e vou investir as poucas economias que tenho, o seu blog está me ajudando muito, espero receber dicas no meu email.

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Cristina tudo bem?
      Que bom que tem ajudado, o receio e medo de abrir um negócio é comum, mais siga em frente. Futuramente estaremos implantando cursos e vídeos-aulas.
      abraços.

  • Alex  Diz:

    se eu climatizar meu horti fruti durante a noite, será que consigo manter uma pouco mais a maturidade das frutas e hortaliças? é correto isso?

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Alessandro tudo bem?
      É bom você climatizar o seu hortifruti, para evitar a maturação acelerada, ou seja, seus produtos duração por mais tempo.
      Só tome cuidado com os produtos secos que não podem ficar em ambientes frios e úmidos como : as batatas, os tubérculos, inhame, abóboras, alhos, cebolas etc.
      Abraços.

  • Helton  Diz:

    Amigo estou querendo abrir um hortifruit pode mim passar algumas dicas

  • Jose Rabelo Lacerda  Diz:

    Boa tarde, estou adorando seu blog,gostaria de saber sua opniao sobre o segmento de sacolao,para 2016

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá José tudo bem ?
      O ramo alimentício é o último setor a sofrer com a crise, principalmente o FLV. Claro que nos últimos anos o consumo do ticket mensal do brasileiro caiu, porém, ´é um ramo promissor e que precisa ter empenho e dedicação. Para 2016, tirando a alta de preços de alguns produtos do setor, o cenário se mostra bem firme para quem quer investir nesta área, as áreas produtoras em alguns lugares tem aumentado e o afastamento da seca, vai melhorar para este ano as safras e colheitas.
      Abraços.

  • Douglas Rucinato  Diz:

    Boa noite cara seu site e top trabalho no flv do savegnago em ribeirao preto e busco conhecimentos. E dicas para melhorar cada dia mais tanto em perda quanto nas vendas tmb pois nao estamos em tempo bom o clima nao ajuda e muito produto chegando ja passado para a venda. Me mande sempre dicas e ideias agradeço desde de ja

    • Rogerio Prado  Diz:

      Olá Douglas tudo bem??
      Obrigado pela seu comentário, é importante saber em que podemos compartilhar algo com as pessoas que estão também trabalhando neste ramo. Claro que enviarei dicas e técnicas, preencha o campo Newsletter e receba notificações por email de novos artigos.
      Abraços.

Comentário