Como Escolher Melancia

Como escolher melancia?

Sem sombras de dúvida, escolher uma melancia ainda é um enigma na hora da compra.

Há diversas técnicas e observações que são seguidas a risca por alguns clientes dentro dos supermercados e hortifrutigranjeiros.

Mas será que elas funcionam?

Depois de muito conversar com os que mais entendem da fruta, os agricultores de melancia, chegamos a alguns levantamentos que acho importante na hora de escolher uma boa melancia, tanto para o consumo quanto para a venda no varejo.

 

Conhecendo Melhor A Melancia

 

As melancias são fontes de vitamina A e C, potássio e outros minerais. Fornecem mais de 55% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para este nutriente antioxidante.

A melancia contém licopeno, um carotenóide que parece reduzir o risco de câncer de próstata.

Muitas variedades de melancia tem alto teor de bioflavonóides, carotenóides e outros pigmentos vegetais que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças.

A melancia é um fruto típico de países tropicais e desenvolvem melhor em temperaturas entre 20 Cº a 27 Cº.

Gosta muito do sol, mas quando muito forte, pode queimar o fruto quando este está em desenvolvimento.

Por isso, que os agricultores usam métodos para evitar a queima do fruto, colando uma folha de papel em cima da melancia em amadurecimento.

A supervisão constante na roça é necessária, pois o desenvolvimento da melancia desde o plantio até a colheita vai em torno de 65 dias.

Tapurah é hoje no Brasil o maior produtor de melancia do Mato Grosso.

A região do Mato Grosso é uma das melhores regiões para o cultivo de melancias no país, devido ao seu clima quente, solo areno-argiloso, não muito úmido e pouco frio durante o ano.

Apesar da região de Goiás ser uma das mais premiadas por cultivar bons frutos, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de melancia do país.

como escolher melancia

Família de Melancias

 

Como Saber Se A Melancia Está Madura E Doce

 

Em primeiro lugar, não existe um método 100% que garante como escolher melancia doce, porém, seguir algumas dicas vão ajudar a encontrar um fruto maduro e colhido no momento exato.

A garantia de que uma melancia chegará ao consumidor doce, vai depender da inspeção que o agricultor deu aos frutos no cultivo.

Controle de pragas, irrigações necessárias e adequadas, proteção do sol excessivo e o colhimento do fruto no momento certo.

Todavia, partindo desses princípios, vamos acompanhar algumas dicas que vão aproximar de como escolher melancia madura e doce.

 

Principais Dicas Para Escolher Uma Melancia

 

como escolher uma melancia

  • #1  – Prefira as melancias que estiverem com a “barriga amarela”: (É a parte da fruta que ficou no solo e vai indicar que amadureceu adequadamente). Essa opção é a principal a ser escolhida.

Se estiver com a parte da “barriga” branca, indica que a fruta foi colhida antes do tempo e não está tão doce, podendo também estar esbranquiçada por dentro.

 

  • #2 – Ao escolher melancia com essa característica, veja se está pesada: Uma melancia de tamanho médio é ideal. Geralmente elas pesam cerca de 12 a 22 kg. Algumas são até maiores.

Isso indica que ela está suculenta com bastante concentração de água.

  • #3 – Prefira o talo seco: Indica que ele secou e o fruto amadureceu, porém, esse fator não predomina como primeiro passo, pois em alguns casos, as pragas podem sugar o talo, deixando-os seco.

Mas se os passos acima foram seguidos, a tendência de acertar no ponto de amadurecimento é maior.

  • #4 – Peça para cortar ou “calar” a melancia: Se estiver comprando a melancia, nada melhor como pedir uma degustação no local da compra, ou corta-la pela metade, mesmo que vendida a unidade.

Assim evitará de comprar uma melancia esbranquiçada ou muito passada, com vermelhidão excessivo.

Bom pessoal,  

Em conclusão, como já dissemos, o que vai garantir a boa qualidade de uma melancia é se em toda a cadeia produtiva houve cuidados e supervisões necessárias para um bom desenvolvimento até a colheita.

As dicas vão ajudar como escolher melancia que atendeu esses requisitos na roça.   

Espero ter ajudado.

Abraços.

 

Comentário