Como diminuir a quebra de folhagem

Como diminuir a quebra de folhagem

 

Trabalhar com folhagem não é fácil, isso por ser um dos itens mais perecíveis do hortifruti. Sua sensibilidade é muito alta e precisa de cuidados para que a sua perda não seja grande, e como diminuir a quebra de folhagem?

A compra de folhagem dentro do hortiftuti precisa ser calculada minuciosamente para venda do dia e não pode haver sobras para o outro dia, a não ser se estiver armazenada em local adequado em uma temperatura adequada e se aquela hortaliça foi colhida recentemente.

Reservei aqui no blog hortifuti algumas dicas que poderá levar a diminuição da perda excessiva dessa hortaliça. Lembre-se, não deixe que ocorra rupturas constantes, vender menos não irá diminuir suas perdas.

 

 

#10 boas práticas para diminuir a quebra de folhagem 

 

#1- Conferência total

Conferir a folhagem no momento da entrada: A grande dificuldade hoje nos supermercados é a mão de obra especializada. Economizar nesta etapa do processo em conferentes competentes é um “tiro no pé.” Tenha uma boa operação de conferentes que saibam avaliar a folhagem, em alguns meses do verão, a qualidade das verduras são bem prejudicadas pelas chuvas excessivas em algumas regiões. Aponte junto ao fornecedor, os produtos que estiverem fora de padrão de consumo, exigindo uma troca imediata. 

 

#2- Frequências nas entregas

Negocie entregas mais frequentes com o fornecedor: A negociação de compras no setor de hortifuti é muito importante para trazer mais qualidade e diminuição da sua perda. Se reúna com os fornecedores e veja se é possível a realização de entregas diárias, exija que as entregas sejam feitas o mais cedo possível. A colheita da folhagem geralmente é feita de madrugada, justamente para mante-la viçosa e fresca, quanto mais cedo ela chega no seu comércio, melhor. Esse ponto, já é um grande avanço para o controle das compras de HF.

 

#3- Bonificações e brindes

Negocie bonificações com o fornecedor: Caso não consiga negociar maior frequência de entrega com seu fornecedor, tente negociar bonificação de sua perda diária, assim, o montante mensal ou quinzenal  poderá ser enviado como carga extra bonificada em relação a sua quebra.

 

#4- Promotores de venda 

Negocie um promotor: Dependendo do volume de vendas do seu hortifruti, negocie um promotor para abastecer a folhagem na hora do recebimento ou manutenção durante o dia.
É importante fazer a reposição aos poucos de acordo com a necessidade e venda, utilizando também borrifadores de água para manter o frescor das folhas.

 

#5- Exposição adequada

Exposição em local fresco: A exposição na área de venda conta muito. O ideal é mante-las em balcões refrigerados, caso a exposição seja feita em bancas, monte em locais próximos a pontas de gôndolas refrigeradas ou próximo do laticínios. Se seu sacolão ou quitanda não possui balcões refrigerados, deixe as folhagens expostas em locais frescos, evitando deixa-las onde pegue sol.

 

#6- Armazenamento da folhagem

Armazenamento apropriado: O ideal é não trabalhar com estoques se tratando de folhagem. Mas de acordo com a entrega e volume de venda, irá precisar no mínimo de um estoque de segurança, não tem jeito. A armazenagem da folhagem precisa acontecer de forma correta em caixa de plástico vazada, como as de polietileno por exemplo, isso faz com que a ventilação ocorra normalmente não abafando as folhas.

As câmeras frias também ajudam muito na estocagem da folhagem, porém, a temperatura deverá estar entre 10 a 15 Cº. Se a temperatura for muito baixa as folhas ficarão queimadas. Em câmeras de laticínios poderão ser armazenadas tranquilamente, mais suas caixas terão que ser tapadas para não queimar as folhas.

 

#7- Estoque e compra

Controle de estoque: Assim como os demais itens do hortiftuti, a categoria de folhagem é a mais importante para o controle de estoque e venda. Ter parâmetros de venda de cada item e gerar relatórios gerenciais de entrada e saída vai auxiliar na diminuição da quebra. Caso o seu negócio não disponha de um sistema, não se preocupe, use planilhas para controlar as vendas. Em cima desses dados, comece a efetuar suas compras e estipule um percentual de segurança de estoque.

 

#8- Preços de venda

Pratique preços flexíveis: Pratique sempre no hortifruti os itens que mais precisam de flexibilidade nos preços. A folhagem é um deles, e precisa ser constante na prática da demarcação de preço. Um exemplo disso, são as chamadas “queima de preços” feita em um determinado horário de pico ou próximo ao fechamento da loja. Agir rápido nas ofertas relâmpago é fundamental para não perder a oportunidade de vender.

Se você tem a opção de bonificação do fornecedor, não irá precisar necessariamente fazer demarcações constantes nas verduras. Claro que tudo há exceções, porém, deverão ser avaliadas cuidadosamente.

 

#9- Inventários Rotativos

Crie um hábito operacional em fazer inventários rotativos nas verduras, principalmente para controlar a entrada e saída das verduras. Na minha opinião, o inventário rotativo é uma das melhores ferramentas para controlar estoque e compra, assim controlando as perdas. Comentei mais detalhes desse assunto no post a importância do inventário rotativo.

 

#10- Boas práticas individuais de como diminuir a quebra de folhagem

Fazer boas práticas com alguns produtos de FLV é importante para a diminuição da quebra de folhagem. Seja abaixo:

  • Não borrifar água nas folhas grossas como : Espinafre, couve brócolis, couve flor, brócolis ninja e temperos frescos;
  • Cuidado com excesso de abastecimento de couve manteiga, cheiro verde, cebolinhas e coentro podem ficar amareladas rapidamente;
  • Embalar com filme resinite os repolhos após retirar as folhas mais grossas.
  • Retirar os talos marrons das alfaces com uma faca ou folhas murchas.
  • Manter sempre limpo os locais de exposição das verduras;
  • Manter os preços sempre visíveis.
como diminuir a quebra de folhagem

Como diminuir a quebra de folhagem

14 Comentários para Como diminuir a quebra de folhagem

  • Avatar Daiane  Diz:

    Ola Rogério, comecei no ramo de Hortifruti a pouco tempo e estou com problemas com as minhas verduras.
    Qual a melhor forma de manter-las sempre fresquinha e com boa aparência.
    Compro pouca quantidade e mesmo assim estou perdendo muita mercadoria.
    Pode me ajudar com algumas dicas para manter meus produtos sempre com qualidade?

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Daiane tudo bem?
      Infelizmente as folhagens são muito sensível a temperaturas altas. É difícil eu te dar dicas, pois você não me deixou informações de como estão expostas essas mercadorias, se a sua loja tem ar condicionado etc. Importante seguir as dicas que dei no final desse artigo aplicar as boas práticas para diminuir as perda e mante-las mais saudáveis. Faça experiências, se você expoem em bancas fora da refrigeração, procure por expositores refrigerados a uma temperatura superior a 6 Cº até 14 Cº.
      Abraços.

  • Avatar Joanilson  Diz:

    Olá Rogério eu trabalho em uma HF e ai queria saber se c sabe de algum sistema de vendas pra Computador gratuito e melhor pra eu ter os relatórios de vendas e mais fácil no atendimento

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Joanilson tudo bem?
      Infelizmente não conheço de nenhum sistema de gerenciamento que seja gratuito. É difícil os desenvolvedores de sistemas e TI, disponibilizarem acesso gratuito de algo que de repente exigiu tempo e trabalho. O ideal é o proprietário desse hortifruti implantar algo nesse sentido para que os funcionários possam ter ferramentas de gestão. Dê essa sugestão à ele.
      Abraços.

  • Avatar Anderson  Diz:

    Acompanho seu blogs e já esclarecimentos muitas dúvidas em seus posts. Estou abrindo uma verdureira, porém não tenho como contar inicialmente com um expositor refrigerado de hortaliças.
    Mas terei um ambiente todo climatizado, para que os clientes se sintam mais a vontade.Se eu expor essas hortaliças mais próximas do ar condicionado ajuda a mantelas frescas?

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Anderson tudo bem?
      Obrigado por acompanhar o blog.
      Em relação a exposição de verdura, para as folhagens a granel, não é uma regra expor nas geladeira. Há geladeiras também que não é ideal expô-las, pois essas trabalha de forma reversa ou em temperaturas muito baixa e acaba murchando as folhas. No seu caso, a loja já conta com uma climatização e pode expô -las fora da geladeira, se você tiver uma bandeja de inox, será melhor ainda, pela higienização e temperatura das verduras. Use também borrifadores de água.
      Abraços.

  • Avatar william  Diz:

    Boa noite Rogério!

    As verduras tem validade de 1 dia?

    Posso aproveita la algumas no outro dia ou todas ficam avariadas?
    O balcao refrigerado é sempre melhor opçao?

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá william tudo bem?
      As verduras não tem validade de um dia. Tanto é que em alguns casos no varejo, não sabemos quando foi que aquela determinada folhagem foi colhida. Na prática operacional, as verduras são as primeiras que precisam ser vendidas no dia comercial. É como ser um feirante, e você tem que pensar qual mercadoria não poderá sobrar para o dia seguinte. Caso sobre, você pode ser problemas vende-las, desde que esteja com condições de venda. Avaria é avaria. Dependendo dos dias que você tem entrega de folhagem, ou que você faz as novas compras, terá obrigatoriamente trabalhar com um estoque de hortaliças. Altas temperaturas murcham rápido as folhas, principalmente em lugares com clima muito quentes. Dependendo da região sim, o balcão refrigerado torna-se uma das melhores soluções para exposição de folhas.
      Abraços.

  • Avatar Ana Paula  Diz:

    Olá Boa noite a tempos venho lendo seus posts muito interessantes parabéns!!!! Gostaria de tirar uma dúvida que venho me perguntando…. eu tenho um. hortifruti em minha região bairro que recentemente começou não tem muitos comércios a não ser um mini mercadinho e uma padaria sendo assim analisei muito a questão e verifiquei a necessidade de uma quitanda com tudo fresquinho…. Só que nem. tudo está saindo como o esperado movimento muito fraco você teria alguma dica para me passar… pois preciso de uma renovação algo diferente que os clientes se sintam na n escessidade de comprar… Outra dúvida enorme é como os supermercados conseguem vender na área de hortifruti produtos tão baratos muitas vezes mais em conta do que pagamos para revender? você saberia me explicar? pois fico paralisada com isso um EX:a laranja pago 1,29 Kg e já vi mercado vendendo a 0.99$!!! ???? Obrigada pela sua atenção ficarei grata se me responder…

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Ana Paula tudo bem?
      Que ótimo que tem acompanhado o blog, espero estar ajudando de alguma forma. Como você disse ser um bairro que recentemente começou, creio que também não faz tempo que você montou seu negócio, e não é da noite para o dia que você vai fidelizar os clientes, mas, a dica para melhorar as vendas, é seguir algumas etapas, faça um questionário para identificar porque isso acontece e estudo o concorrente. Os clientes do bairro costumam comprar onde? Porque eles preferem comprar no concorrente? É preço? qualidade? é atendimento? Na questão dos supermercados, eles compram muita das vezes em quantidades maiores ou em conjuntos com outros supermercados o que baixam o custo do produto. Os supermercados precisam trabalhar assim, costumam até vender alguns itens abaixo do custo para atrair os clientes até à loja e embute o valor perdido em outros produtos de qualquer setor. Outra coisa a ser investigada, é quem fornece para o supermercado, quem sabe não é interessante você buscar esse mesmo fornecedor.
      Abraços.

  • Avatar Clebson  Diz:

    muito boa essas dicas, obrigado Rogerio prado.

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Clebson tudo bem ?
      Obrigado espero que sempre volte ao blog.
      Abraços.

  • Avatar nilza saturnino  Diz:

    adorei as dicas

    • Avatar Rogerio Prado  Diz:

      Olá Nilza tudo bem?
      Que bom que tenha gostado.
      Abraços.

Comentário