Como comprar ou escolher alho

Como comprar ou escolher alho

 

Cientistas começaram a estudar o alho mais intensamente nos últimos anos e sabe-se que possui substâncias químicas para prevenir gripes e resfriados como outras doenças infecciosas. Muito dessas pesquisas, enfocaram os efeitos do alho no colesterol e na pressão arterial, quando esmagados, libera uma substância chamada alicina que reduz os níveis de colesterol e baixa a pressão arterial. Pesquisas em andamento, indicam que o alho tem potencial anticancerígeno que podem diminuir o câncer de cólon, da mama, pele e do pulmão, além de prevenir o câncer de cólon do esôfago. E como comprar ou escolher alho?

A melhor época de oferta para o alho nacional é em dezembro e janeiro e em setembro e outubro, já o alho estrangeiro é de janeiro a julho. Os  melhores alhos que encontramos no mercado mundial são os  alhos roxos, muito encontrados na Argentina, Chile e Brasil.

 

#3 Dicas de como escolher um bom alho

Já li artigos de algumas blogueiras de culinária dizendo que não há diferença na hora de comprar alho, e estão totalmente enganadas, com certeza tem sim e vou dar algumas dicas :

 

# 1 – Comprar em poucas quantidades

 Ao escolher o alho para o consumo, compre somente o necessário, se possível, somente para a semana, em poucas quantidades, mantendo a sua qualidade e frescor. Isso porque alguns alhos já são armazenados a um bom tempo devido a sua logística.

 

#2 – Tenha cuidado na escolha

 Tenha preferência pelo alho roxo do que o alho branco (chinês). A qualidade do alho roxo é superior a do que ao chinês. Escolha as cabeças intactas redondas e firmes, evitando dentes murchos escuros com algum sinal de dano. Sua casca serve para protege-lo e preserva-lo por mais tempo, então, procure não descasca-lo muito no momento da compra.

 

#3 – As vantagens do alho roxo

 O alho roxo doura quando frito, já o alho branco chinês, queima e o alho roxo tem mais alicina do que o alho branco chinês.

A ANAPA (Associação Nacional de produtores de alhos) oferece um fôlder ilustrativo em sua página no site, vale a pena conferir e conhecer o site: http://www.anapa.com.br/simples/wp-content/uploads/2013/04/1.pdf

alho branco

Alho branco (chinês)

como comprar ou escolher alho

Alho roxo, mais superior em qualidade

Comentar com o Facebook

Comentário