Como comprar ou escolher abacaxi

Como comprar ou escolher abacaxi

 

Como comprar ou escolher abacaxi? Ao contrário de que todos dizem o abacaxi é uma fruta não climatérica, quer dizer, ele não amadurece depois que é colhido . Portanto essa ideia de deixar o abacaxi guardado amarelando é besteira, a melhor forma de escolher um abacaxi é pelo cheiro, esta com um cheiro agradável, pode levar. Antes, podemos ver quais os benefícios dessa fruta saborosa.

 

Conhecendo o abacaxi

O abacaxi é rico em vitamina C, vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco, tem cerca de 75 calorias e fornece 25mg de vitamina C (40% da necessidade diária de um adulto). Também fornece quantidades úteis de outros nutrientes, entre eles: 0,1mg de tiamina, 16 mcg (microgramas) de folato, 0,15 mg de magnésio. O abacaxi também é rico em fibras solúveis o que pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

O sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi uma ótima opção para sobremesas, lanches e sucos é muito usado também na culinária em saladas e grelhados. Com o cozimento, o abacaxi amolece devido a quebra da celulose, uma fibra que mantém sua estrutura.

 

Variedades de abacaxi

  • Abacaxi Hawaí ( Smooth Cayenne): É o mais plantado em todo o mundo. Para nós no Brasil, ele é conhecido popularmente como abacaxi Hawaí ou havaiano. Tem formato robusto e cilíndrico, suas folhas não contém espinhos. Pesa cerca de 1,5 a 2 quilos apresentando coroa relativamente pequena sendo a casca de cor amarelada e alaranjada com a polpa bem amarela e ácida.
  • Pérola: Também conhecido como Pernambucano ou Branca de Pernambuco. Tem o formato cônico com casca onde predomina mais a cor verde do que o amarelo. Sua polpa é branca e pouco ácida, suculenta, pesa cerca de 1 a 1,5 kg apresentando uma coroa grande com espinhos nas folhas.
  • Perolera: Pouco visto comercialmente no Brasil é um abacaxi de forma cilíndrica aparentemente como o Hawaí, porém, apresenta folhas verdes claras sem espinhos e uma faixa prateada bem visível. O fruto pesa cerca de 1,8 kg e sua polpa é amarela.
  • Primavera: O fruto tem características mediadas com folhas verde claras sem espinhos, casca amarela e coroa grande, polpa branca e pesa cerca de 1,5 kg.

 

Defeitos do abacaxi

O abacaxi pode apresentar alguns defeitos que afetam na comercialização da fruta no varejo:

  • Defeitos na casca: Exsudado, apresenta depósitos de gomose na casca ou casca mole sem firmeza.
  • Defeitos no fruto: Chocolate (com escurecimento da polpa), injúria do frio causando escurecimento da polpa, imaturo (colhido antes do tempo) e defeitos de formação como: Achatamento, coroa danificada, coroa torta e coroa múltipla.
  • Defeitos externos: Podridão, queimadora do sol, danos mecânicos, e sem coroa.

hortifruti

 

 

 

Você sabia que o abacaxi é uma fruta nativa da América do Sul, conhecido como ananás é cultivado em países tropicais inclusive o Brasil. Embora o abacaxi possa ser encontrado o ano inteiro, o pico de safra se dá em dezembro e janeiro.

O abacaxi fresco contém bromelina, enzima semelhante à papaína dos mamões que dissolve as proteínas, sendo, portanto um amaciador de carnes. 

O abacaxi in natura quando adicionado a gelatina anula o efeito da bromelina não deixando que a mesma endureça, sendo necessário o uso de abacaxi enlatado ou ferve-lo antes.

como comprar ou escolher abacaxi

Qualidades de abacaxi

Como escolher abacaxi?

Depois de colhido, o abacaxi não amadureci mais, portanto, na hora de comprar, procure os pesados e densos, verifique também se as folhas estão verdes arrancando a folha central com um leve puxão, caso a folha saia com facilidade, é sinal que a polpa da fruta está macia e madura.

Encontre a Ficha técnica da norma de classificação desse produto na nossa página http://hortifrutivarejo.net/normas-de-classificacao/ . Gostou do conteúdo desse blog? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais ajudando outras pessoas.

Comentar com o Facebook