Como comprar ou escolher abacate

Como comprar ou escolher abacate

 

Como comprar ou escolher abacate? Primeiro vamos conhecer um pouco essa deliciosa fruta que temos em nossos quintais em abundância.

 

Conhecendo o abacate

O abacate é rico em fonte de folato, vitamina A e potássio. Possui quantidade úteis de proteínas, ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6.  Geralmente é consumido in natura na forma de creme ou batido em sucos com leite e outras frutas. Em outras partes do mundo é mais consumido em saladas e legumes ou até mesmo acompanhando carnes. Apesar de sua variedade nutritiva, é bom ser consumido com moderação pelo seu alto teor de calorias. Cada 10 gramas de abacate, contém cerca de 200 calorias, porém essa gordura do abacate é monoinsaturadas e não há tendência para elevação do nível de colesterol no sangue.

O abacate deve ser consumido cru, pois o cozimento da fruta torna-o amargo, mais nada impede de adiciona-los separadamente na preparação de pratos quentes.

 

Variedades de abacate

Há no mundo mais de 500 tipos de abacates, porém vamos tratar aqui dos mais conhecidos e consumidos em nosso pais.

  • Breda: Leva o nome de um funcionário do Instituto Agrônomo de Campinas Antônio Breda, que na década de 30 semeou a planta no seu quintal. Depois de vários anos, seu filho propagou suas mudas à vários produtores do país sendo bem aceita no mercado. O abacate Breda é do tipo A e por ser um tipo híbrido da raça Antilhana. O formato é periforme e sem a formação do “pescoço”.A safra é concentrada nos meses de setembro, outubro e novembro.
  • Fortuna: O abacate fortuna são muitos grandes, cerca de 600 a 1000 g, são piriformes sem formação de “pescoços”, casca lisa e verde escuro, também é uma raça híbrida entre Antilhana e Guatemalense, possuindo polpa amarelada e caroço solto. O conteúdo do óleo é cerca de 8% e sua safra ocorre entre março e junho.
  • Geada: Pertence a raça Antilhana e ao grupo floral B. O fruto é oval e piriforme, com casca verde mais clara do que o fortuna, a polpa é amarela com o caroço mais firme ao fruto e sua maturação é muito precoce. Sua safra ocorre entre janeiro até abril
  • Margarida: Esse cultivar se originou em Aporanga no norte do Paraná e apresenta várias características da raça Guatemalense, frutos redondos de casca rugosas com polpa verde clara e caroço pequeno. Sua maturação é mais demorada e os meses com maiores safras ocorrem entre: setembro, outubro, novembro e dezembro.
  • Quintal: Outro híbrido das raças Antilhanas e Guatemalense. Os frutos são grandes e pesam entre 500 a 900 g a casca é verde clara e lisa sendo a polpa amarela e o caroço firme ao fruto. O formato é periforme e com “pescoço”, e sua safra está entre março a agosto.
como comprar ou escolher abacate

Qualidades de abacates

Defeitos do abacate

Os abacates podem apresentar alguns defeitos que podem ser prejudiciais para a venda no varejo:

  • Defeitos nas cascas: Cascas enferrujadas e com buracos;
  • Defeito no fruto: Defeito passado (mancha marrom na casca) e defeito de formação ou preparação do fruto
  • Defeito externos: defeito na polpa  (queimada do sol), podridão, dano mecânico, ataque de broca.

hortifruti

 

 

 

O abacate é uma fruta originária da América central, sendo o México o maior produtor. Tem mais proteína do que qualquer outra fruta, cerca de 2g para cada porção de 110g. O abacate  só começa a amadurecer depois de colhidos. A fruta desenvolvida pode ser deixada na árvore por 6 meses sem que apodreça.


 

Como escolher abacate?

Os melhores para o consumo são os mais pesados e firmes, porém, se estiver muito duro ainda não está bom para consumo. Nos supermercados ou em hortifruti, procure escolher abacates mais firmes, pois terminarão de amadurecer em alguns dias. Para evitar a maturação é só guarda-lo na geladeira.

Encontre a Ficha técnica da norma de classificação desse produto na nossa página http://hortifrutivarejo.net/normas-de-classificacao/ . Gostou do conteúdo desse blog? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais ajudando outras pessoas.

 

Comentar com o Facebook