Alface e outras verduras

Alface e outras verduras

 

Alguns tipos de alfaces e outras verduras contêm grande quantidades betacaroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio, mas as quantidades variam de acordo com o tipo de folhagem. Alguns tipos de verduras como rúcula, chicória, escarola e agrião são mais nutritivas que a alface.

 

Conhecendo as folhagens

  • Acelga – Nome comum a diversas variedades dessa espécie, como acelga crespa, acelga de cardo, acelga japonesa etc. Suas folhas e talos são consumidos em saladas e refogados.
  • Agrião – O agrião vegetal crucífero, cresce em leitos de córregos durante o final do inverno e início de primavera. Tem uma sabor aguçado e é utilizado também como guarnições e sopas, enquadrando entre os vegetais mais nutritivos.
  • Alface americana – Alface crespa de cabeça compacta. Apesar de crocante e saborosa, seu valor nutritivo é inferior as demais alfaces e folhas.
  • Aface de folhas soltas – Inclui as alfaces de ramos, folhas verdes ou roxas assim como os demais que não formam cabeças. (Alface crespa e alface mimosa)
  • Alface lisa – A maioria consumida com folhas soltas, macias e de sabor suave.
  • Alface romana – Tem folhas verdes escuras, longas e crespas que formam uma cabeça de folhas soltas.
  • Aipo ou Salsão –  O aipo está entre os vegetais com menor número de calorias e possui alto teor de fibras. Boa fonte de potássio, contribui também com pequenas quantidades de vitamina C folato e vitamina A. Apesar de levar receita em vários pratos como saladas, sopas guisados e recheios de aves, as suas folhas são pouco aproveitadas. O aipo ou salsão verde pode auxiliar e reduzir o risco de certos tipos de câncer. O poliacetileno do aipo destrói o benzopireno, poderosa substância causadora do câncer.
  • Alho poró – O alho poró, também chamado de alho porro, é parente próximo da cebola como mostra a semelhança no sabor e é primo distante do aspargo. O alho poró fornece grandes quantidades de sais minerais e fibras, além de muita vitamina C. Os vegetais da família da cebola têm um efeito protetor contra o câncer de estômago e como a cebola, o alho poró pode ajudar a reduzir o colesterol.
  • Chicória e escarola – Verduras semelhantes com sabor ligeiramente amargas. São muito nutritivas mais não muito utilizadas pelo sabor intenso.
  • Couve – Membro da família dos repolhos a couve tem folhas arredondadas e é um vegetal que cresce melhor em clima frio. Na verdade, a exposição na geada até melhora o seu sabor. A couve é excelente fonte de vitamina C e beta caroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A, além disso, ela possui  mais ferro e cálcio do que qualquer outra verdura. Servir couve com molho de limão e outras frutas cítricas, acelera a absorção de ferro e cálcio.
  • Couve-flor – A couve-flor é rica em nutrientes, especialmente vitamina C e folato. Contém , ainda, bioflavonoides, indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer. Rica em fibras e pobre em calorias, a couve-flor é uma refeição ideal para quem se preocupa com o peso. Ao comprar a couve-flor, prefira as que estiverem mais firmes e compacta.
  • Espinafre – O espinafre possui folhas verdes escuras contendo muitos nutrientes valiosos antioxidantes e bioflavonoides que ajudam a bloquear as substâncias causadoras do câncer. Rico em carotenóides, pigmentos das plantas pela sua cor escura, entre eles o beta-caroteno, fonte de vitamina A e luteína, ambos, ajudam a prevenir o câncer de próstata e pulmão.
  • Funcho ou erva doce –  O funcho é um alimento ideal para as pessoas que desejam perder peso. Tem a aparência muito parecida com o aipo e ambos são ricos em fibra a pobres em calorias, entretanto o funcho é muito mais nutritivo que o aipo. O sabor doce do funcho é muito parecido com o alcaçuz. A semente do funcho aromático (erva doce) é um dos condimentos mais antigos, também usados em chás para aliviar a distensão intestinal. 
  • Rúcula – Membro da família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos tem um sabor picante e apimentado, assemelha-se ao dente-de-leão, tem um sabor forte e é mais saborosa quando cultivadas em baixas temperaturas. Quando cultivado durante os meses de frios da primavera e outono seu sabor é mais forte, parecido com o da mostarda se colhido durante o verão. A rúcula é uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas em saladas.
  • Nabo – O nabo é muito saudável e de muito fácil cultivo (mesmo em solos pobres). É uma boa fonte de de fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Apesar de pouco consumidas, as folhas do nabo também são muito nutritivas, mais do que a raiz.
alface e outras verduras

Alface e outras verduras

Comentar com o Facebook

Comentário